Celular

10/02/2017 05h00 - Atualizado em 14/02/2017 20h07

Conheça o Oppo R9, celular que atropelou o iPhone 6S na China

Karen Malek
por
Para o TechTudo

A cada iPhone lançado, a Apple bate recordes de vendas com o novo modelo. No entanto, em 2016, pela primeira vez em cinco anos, o iPhone não foi o líder na lista de celulares mais vendidos num mercado que se tornou prioridade do CEO Tim Cook: a China. No ano passado, o smartphone mais vendido no país foi o Oppo R9. O celular é fabricado pela Oppo Electronics, marca de smartphones que vem passando por um crescimento sem precedentes ao se tornar conhecida por fabricar dispositivos com ficha técnica poderosa e preço baixo.

Enquanto o iPhone 6S vendeu cerca de 12 milhões de unidades, o R9 alcançou a marca de 19 milhões, o que significa aproximadamente 4% de todos os smartphones vendidos no país asiático. O celular traz um design bem similar ao modelo da Apple, com uma tela de 5,5 polegadas, memória interna de 64 GB com expansão a até 128 GB por cartão microSD, câmeras de 16 MP e leitor de impressões digitais.

iPhone 7: a gente te explica cada detalhe da ficha técnica (e os preços)

O design do Oppo R9 é bem similar ao iPhone 6s da Apple. (Foto: Divulgação/Oppo)Oppo R9 foi o celular líder de vendas na China em 2016 (Foto: Divulgação/Oppo)










Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

E se não fosse o lançamento do iPhone 7 no final do ano, o resultado poderia ter sido pior para a Apple. Ao que tudo indica, os chineses estão cansados das faltas de novidade da empresa em relação ao design e às especificações, o que explica a redução de 21% na quantidade de celulares distribuídos às lojas. Assim como o iPhone 6S Plus, o Oppo R9 também está disponível em uma versão Plus. Ficou curioso para saber mais? Nas próximas linhas você fica sabendo tudo sobre o modelo menor, que atropelou o iPhone 6S na China

Design

Com um design bem similar ao do iPhone 6S, incluindo as linhas das antenas, o Oppo R9 é vendido nas cores rosa e dourado. Ele possui as mesmas bordas arredondadas e é fabricado "em metal", de acordo com a fabricante, sem entrar em detalhes. O iPhone 6S também é de metal, com corpo em alumínio série 7000, o mesmo usado pela indústria aero-espacial. O R9 traz os mesmos botões do rival: um Home em formato oval, um Ligar/Desligar do lado direito, e o controle de volume no lado esquerdo.

Oppo R9 (Foto: Divulgação/Oppo)Oppo R9 tem design semelhante ao do iPhone 6S (Foto: Divulgação/Oppo)

Na traseira, assim como no iPhone, estão as informações impressas sobre o aparelho na parte inferior e a câmera na superior. A câmera se parece mais com a do iPhone 7, embora o flash seja posicionado abaixo dela. No local da tradicional maçã nos iPhones, o Oppo traz impresso seu nome.

Tela 

O Oppo R9 vem com uma tela AMOLED de 5,5 polegadas e resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels, com vidro Gorila Glass 4, que promete resistência a quedas e arranhões. Já o iPhone 6S traz uma tela menor, com IPS de 4,7 polegadas e resolução de 1334 x 750 pixels. A Apple também promete um vidro resistente a quedas.

Câmera

O mais vendido da China registra fotos de 16 megapixels tanto com a câmera principal quanto com a câmera traseira, voltada para selfies. A câmera secundária ainda conta com flash, abertura de f/2,2, e como diferencial permite o controle do ISO e da velocidade do obturador. Os vídeos se limitam à qualidade HD e nas fotos também é possível usar a função HDR e capturar imagens panorâmicas.

Já o celular da Apple traz uma câmera frontal de 5 megapixels (inferior, ao menos em tese), câmera traseira de 12 MP (bem inferior, se for considerar somente as especificações) com flash duplo, abertura de f/2,2 e lentes de cristal de safira. O telefone permite gravar vídeos em 4K, faz timelapse e apresenta a função de câmera lenta. Nas fotos, também é possível ativar HDR e fazer panorâmicas. 

O telefone da Oppo promete um sensor exclusivo aumenta em até quatro vezes a entrada de luz, se comparado a câmeras de outros celulares, resultando em selfies mais claras independentemente da luz ambiente.

A câmera de 16 MP aliada ao sensores promete fotos claras mesmo em ambientes mais escuros (Foto: Divulgação/Oppo) (Foto: A câmera de 16 MP aliada ao sensores promete fotos claras mesmo em ambientes mais escuros (Foto: Divulgação/Oppo))A câmera de 16 MP aliada ao sensores promete fotos claras mesmo em ambientes mais escuros no Oppo R9 (Foto: Divulgação/Oppo)



Bateria

O Oppo R9 vem com uma bateria de 2.850 mAh, contra 1.715 mAh do iPhone 6S, uma grande diferença de capacidade. Além disso, o R9 tem a tecnologia VOOC da marca, que promete um carregamento mais rápido. Segundo a fabricante, cinco minutos de carga rendem bateria para falar por duas horas.

Sistema

O Oppo R9 roda o ColorOS 3.0, um sistema operacional baseado no já desatualizado Android 5.1 Lollipop . Ele promete rapidez e segurança com baixo consumo de bateria.

Além disso, quando o telefone está bloqueado, o sistema automaticamente monitora o consumo de energia e fecha apps que estão consumindo energia de maneira fora do comum. Quando o celular está em uso, os apps que estão em segundo plano também são paralisados para economizar bateria e internet. O ColorOS 3.0 ainda tem um anti-vírus com a mesma tecnologia do Avast para monitorar, detectar e proteger o telefone de qualquer ameaça.

Já os telefones da Apple rodam o iOS, sistema que já está em sua décima versão e é reconhecido por sua facilidade uso, velocidade e segurança.

Hardware

O Oppo R9 oferece 64 GB de armazenamento na memória interna, com possibilidade de expansão com cartão de memória microSD de até 128 GB. O lançamento do iPhone 6S foi marcado pela possibilidade de comprar três modelos distintos, em relação ao armazenamento: 16 GB, 64 GB e 128 GB. Os celulares da Apple nunca ofereceram suporte a cartão de memória.

O Oppo R9 conta com um processador de oito núcleos de 2,0 GHz e memória RAM de 4 GB, conjunto que, em teoria, proporciona um telefone bem rápido, que funciona bem com aplicativos abertos simultaneamente e sem travamentos.

Oppo R9 (Foto: Divulgação/Oppo)Oppo R9 tem preço de US$ 399, cerca de R$ 1.256 pelo câmbio do dia (Foto: Divulgação/Oppo)

O iPhone 6S conta com um processador dual-core de 1,8GHz e apenas 2 GB de memória RAM. Na prática, aliado ao seu sistema operacional, o celular proporciona uma excelente experiência aos usuários. Até hoje, ele é recomendado para quem busca um telefone da Apple mas não quer desembolsar o preço cheio do iPhone 7. O 6S ficou R$ 1 mil mais barato em setembro do ano passado.

Assim como o iPhone, o botão home do Oppo é um leitor de digitais para desbloqueio do aparelho. No R9, a marca promete um desbloqueio fácil, seguro e rápido, em menos de um segundo.

Preço

A Oppo lista o Oppo R9 na loja oficial por US$ 399, cerca de R$ 1.256, em conversão direta, sem considerar os impostos. Aqui no Brasil, a Apple cobra a partir de R$ 2.999 também no site oficial, mas alguns varejistas oferecem o telefone na faixa dos R$ 2.400.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ernane Junior
    2017-02-12T22:38:05  

    iphone não pode ser comparado a outros telefones com sistemas operacionais diferentes, podem ter certeza, que na teoria os outros smartphones sempre vão ter vantagem numérica, mas na pratica sabemos que a coisa é diferente, a mesma coisa funciona com os computadores da maçã, a apple testa seus equipamentos incansavelmente, casam todos os componentes, não precisam colocar nada sobrando, porque o processamento é sempre linear, não tem surtos de necessidade de processamento. Sempre vejo a techtudo com esse tipinho de apelação de anúncio para ganharem visualizações. Bem ridículo.

    recentes

    populares

    • Ernane Junior
      2017-02-12T22:38:05  

      não é novidade ser melhor que o iphone modinha e as aplenetes ficam loukinhas

    recentes

    populares

    • Ernane Junior
      2017-02-12T22:38:05  

      "F A N B O Y " Apple

  • Eliel Alberto
    2017-02-10T16:58:06  

    Novidade, e da boa. A oppo é famosa por fabricar fones de ouvido, DAC, caixas wireless e blu-ray player de alta performance, disputando espaço com Cambridge Audio, Arcam, Marantz, Yamaha, etc. O smartphone é bem parecido com o Iphone mesmo. Aliás, todos se parecem . Diferem-se em detalhes. Quase tudo hoje é Made in China. O mais importante é que seja um produto bom.

    recentes

    populares

    • Eliel Alberto
      2017-02-10T16:58:06  

      Eliel, tenho um Blu-ray player da OPPO (BDP-103) super elogiado pela crítica internacional que é considerado um melhor do mundo, super barato nos States.

    recentes

    populares

    • Eliel Alberto
      2017-02-10T16:58:06  

      Engraçada essa opinião dos "Aple Lovers" sobre o que eles acham ser o supra sumo da tecnologia dos Iphones.......deviam ao menos se dar ao trabalho de pesquisar a procedencia dos Aple.Phones....já que estes TAMBÉM são fabricados na CHINA e diga-se de passagem por uma fabriqueta muito meia boca que começou produzindo entre outras coisas placas mães para computadores de mediana qualidade........ estranho né. Continuem enchendo de grana esses espertos de plantão que negociam Aple......eles adoram a existencia dos ITROUXAS.....KKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Luiz Neto
    2017-05-18T11:44:54

    Pena que sempre temos que comprar um para nós e outro para os políticos, trágico!

  • Victor Corrêa
    2017-04-22T12:42:30  

    Comparação inútil. Conjunto hardware +software Apple não deve ser comparado a hardware +software aleatórios.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2017-04-22T12:42:30  

      "F A N B O Y" Apple detectado ................................................

  • Walter Carneiro
    2017-04-10T18:18:16  

    Lamentável que a Oppo Digital não mercantiliza seus excelentes SmartPhones aqui na terrinha da Propinagem oficial. Apesar de ser uma empresa Chinesa a Oppo prima pela excelência e qualidade intrínseca de seus produtos e um atendimento no pós venda de fazer inveja. Da Oppo tenho apenas um Blu-ray player BDP103 americano, excelente em tudo, que foi substituído agora pelo UHD203 (4K) nos States.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2017-04-10T18:18:16  

      que pena q la é tao barato, aqui no Brasil vai passar de 2 mil

  • Adriano
    2017-04-21T15:30:16

    Apenas mais um melhor que o iphone modinha

  • Mauro Rios
    2017-02-10T16:25:22  

    Ostentar, ostentar, ostentar...Meu telefone liga, recebe, entra na internet, tem wattsapp e espaço para alguns aplicativos que me interessam. Custou menos de R$1000,00. É o que me basta.

    recentes

    populares

    • Mauro Rios
      2017-02-10T16:25:22  

      Tudo uma questão de gosto! Um Fiat Uno te leva em qualquer lugar, mas tem gente que prefere e pode pagar por um carro mais caro e melhor!!

    recentes

    populares

    • Mauro Rios
      2017-02-10T16:25:22  

      Mas iPhones, Galaxys S e etc não existem apenas para "programador". Existe pra quem pode e quer comprar o que tem de melhor.

  • Fernando
    2017-02-11T11:10:14  

    Engraçado, no Brasil os ma/n/es endeusam tanto o iphone, sendo que nos EUA, terra da Apple o Android supera o IOS no total de vendas..

    recentes

    populares

    • Fernando
      2017-02-11T11:10:14  

      Não se esqueça que loja da Apple virou ponto turístico... estar cheio não é sinônimo de venda...

    recentes

    populares

    • Fernando
      2017-02-11T11:10:14  

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Cuca Beludo
    2017-04-09T08:05:55

    nao sei pra que tanta hostentação, o meu fone liga recebe tem wi fi, pra que mas que isso, e só custou 4,500,00 tanta bobagem desse povinho nãnnn...

  • Lucio Feitosa
    2017-02-10T12:41:06  

    Não entendo essa discussão idiota. Uns defendem IOS, outros ANDROID. Cada um deve usar o que lhe cabe melhor e atende suas necessidades, tanto tecnológicas, quanto financeiras.

    recentes

    populares

    • Lucio Feitosa
      2017-02-10T12:41:06  

      Por isso fico com meu Windowsphone...

    recentes

    populares

    • Lucio Feitosa
      2017-02-10T12:41:06  

      Status não é necessidade, por isso as IPhonetes parecem tão ri di culas defendendo o telefoninho delas...

  • Cássio Teixeira
    2017-03-27T11:21:52

    " Ao que tudo indica, os chineses estão cansados das faltas de novidade da empresa em relação ao design " Estão cansados da falta de novidade, ai vão e comprar um iPhone chinês que muda só o formato do botão home kkkk Não faz sentido!

  • EMMANUEL SALVADOR
    2017-03-02T18:28:34

    Torce pra nao dar defeito, se der, manda pra china pra consertar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • EMMANUEL SALVADOR
    2017-03-02T18:26:29

    A apple vai ate fechar por causa dessa copia perfeita . Se funcionar mais de 3 meses então, ja ta bom. Vai ter valido. kkkkkkkkkkk

  • William
    2017-02-11T15:22:46  

    Oppo R9 atropelou iphone 6s? Mas até Moto G atropela Iphone... Deviam ter comparado com smartphone de verdade tipo Sony, Asus e Samsung...

    recentes

    populares

    • William
      2017-02-11T15:22:46  

      Kkkkkkk

    recentes

    populares

    • William
      2017-02-11T15:22:46  

      Verdade William. Vamos comparar smartphones com smartphones. O iPhone só deve ser comparado com Mercedes, Ferraris, Dolce Gabanna, Rolex, Patek Phillipe, Boss, Chandon......

  • Mario
    2017-02-26T14:11:21

    Se nao explodir ta otimo

  • Wesley Oliveira
    2017-02-25T11:46:23

    Prefiro continuar com meu lg g3.

  • Linkcg
    2017-02-22T11:07:28

    sempre tive vontade de adquirir um cell chines, ja vi varios com estilo q me agradaram, mas tenho medo de comprar pela internet e para da alfandega e me cobrarem o olho da cara para telo,

  • Renato Pc
    2017-02-16T17:49:00

    Só mesmo ai no Brasil para chamar de ostentação alguém que possui um iPhone. Vcs deveriam crescer mentalmente

  • Frederico Oliveira
    2017-02-11T18:15:16  

    Vem com android não presta ...

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2017-02-11T18:15:16  

      o melhor é o star tac... trouxassss hahaha fiquem com Deus

  • Pedro Almeida
    2017-02-10T12:32:53  

    Parei de ler na parte "...é fabricado em metal, enquanto o smartphone da Apple é de alumínio..." Ta sabendo legal. =="

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2017-02-10T12:32:53  

      Alumínio e um metal não ferroso,fim.

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2017-02-10T12:32:53  

      Forró não é metal.....

  • Francismaicon Calheiros
    2017-02-11T16:10:50

    Nem me preocupo com essa guerrinha boba, simplesmente peço a meu pai para comprar todos e saio com o que combinar melhor com meus smokings.

  • Nelton Lameira
    2017-02-11T13:33:47

    Eita inveja do iPhone .....

  • Walter Carneiro
    2017-02-11T08:46:00  

    Tenho um produto da OPPO Digital da linha H.T., o Blu-ray Player BDP-103 (Oppo acaba de lançar o melhor Blu-ray player 4K do mundo, UDP203 nos States por míseros US$550.00). Produtos de altíssima qualidade técnica e de softwares excelentes. Não entendo o porquê a Oppo não traz seus excelentes SmartPhones para o Brasil.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2017-02-11T08:46:00  

      existe uma diferença entre fabricado e desenvolvido muitos dos celulares que dizem ser concorrentes dos iphones além de fabricados são desenvolvidos na china ai é aonde perde a qualidade.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2017-02-11T08:46:00  

      xiaomi pelo menos os que foram lançados aqui no brasil são de péssima qualidade basta abir e ver a baixa qualidades nos componentes

  • Paulo Secco
    2017-02-11T11:59:24

    Me desculpem, mas quem realmente é usuário de iPhone, não para nem pra ler essa notícia.

  • Montiel
    2017-02-11T11:55:15

    Tão caro quanto Iphone.