23/02/2017 08h16 - Atualizado em 23/02/2017 09h26

Exoplaneta descoberto pela NASA é celebrado com Doodle

Luana Marfim

O Google preparou uma homenagem em forma de Doodle para comemorar a descoberta de sete exoplanetas anunciada na última quarta-feira (22) pela NASA. Os planetas descobertos formam um novo sistema que gira em torna da estrela TRAPPIST-1. A grande surpresa da descoberta está no fato existir uma grande possibilidade de que quatro, dos sete, tenham água em forma líquida e, com isso, as condições necessárias para vida.

A homenagem do Google veio em forma de uma animação que apresenta o planeta Terra, como um personagem, acompanhado da Lua, olhando por uma luneta. Num primeiro momento, nada encontra, mas logo em seguida avista um planeta descoberto recentemente igual a Terra, e rapidamente outros seis se agrupam. Depois, Terra e Lua comemoram juntos a descoberta.

Plutão ganha novas fotos da NASA e Doodle do Google mostra New Horizons

Doodle do Google comemora descoberta de exoplanetas (Reprodução/Google)Doodle do Google comemora descoberta de exoplanetas (Reprodução/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O que são exoplanetas

Exoplanetas são planetas que orbitam numa estrela que não seja o Sol, ou seja, integram o sistema de estrelas que não o solar. Com certa frequência, novos exoplanetas são descobertos.

A descoberta

Com ajuda de vários telescópios, na Terra e no espaço, os astrônomos observaram a estrela TRAPPIST-1 e registravam sempre que seu brilho se alterava. Assim, a mudança da intensidade da luz ajudou a detectar a quantidade e o tamanho dos planetas.

Astrônomos descobrem sete novos planetas (Reprodução/Google)Astrônomos descobrem sete novos planetas (Reprodução/Google)

Os sete planetas orbitando a mesma estrela estão a 235 trilhões de milhas de distância. Em termos espaciais, isso praticamente nos faz vizinhos.A distância desses planetas para Terra é tão pequena, que a viagem daqui até lá seria feita em dias, e não em anos, como ocorre dentro do nosso próprio sistema solar.

Astrônomos descobrem sete novos planetas  (Foto: Divulgação/NASA )Astrônomos descobrem sete novos planetas (Foto: Divulgação/NASA )

De acordo com a NASA, todos os sete planetas são rochosos e podem ter água em estado líquido, já que foi possível averiguar a temperatura, que varia de 0º a 100º. A estrela TRAPPIST-1, porém, é 12 vezes menor que o Sol.  Além disso, é provável que esse sistema não tenha Luas. Outra curiosidade está no fato de que o planeta mais próximo à TRAPPIST-1 completa uma volta em torno dela em 20 dias – a Terra faz isso em volta do Sol em 365 dias.

Ainda deve demorar até que sejam feitas novas descobertas. Até isso acontecer, é possível explorar o TRAPPIST-1 d, terceiro planeta do novo sistema, em 3D, usando seu computador ou celular através do site da NASA (exoplanets.nasa.gov/newworldsatlas/1969). E se você tem um óculos de realidade virtual, pode aproveitar mais ainda com umas versão VR(exoplanets.nasa.gov/trappist1/#VR360).

Via NASA e Google

Conheça a história dos Doodles do Google

2017-02-23T11:04:24

Que descoberta incrivel!!!... Espero que sejam seguros e que sejam nossa salvação !

2017-02-23T11:04:24

Nem tudo que é descoberto no universo pode estar ao nosso alcance, esses exoplanetas podem estar á anos-luz do Sistema Solar...

2017-02-23T11:04:24

Setecentos mil anos nus Vinicíus Souza. Esses planetas estão a 700.000 mil ano nus da Terra. Iá demorar daqui pra lá.

• Rafael Carvalho
    2017-02-23T21:32:17

Quando o Goku ia pra Namekuseijins ja dava pra saber que existia varias planetas ele que descobriu primeiro NASA

• Pedro Henrique
    2017-02-23T20:19:11

e em pleno seculo 21 existe pessoas passando fome

• Pedro Henrique
      2017-02-23T20:19:11

Vai lá e doa comida pros necessitados então...

2017-02-23T13:07:55

A viagem entre os planetas desse sistema levariam dias, e não uma viagem daqui da Terra até lá. Favor corrigir.

2017-02-23T13:07:55

Pra chegar nesses planetas seria necessário uma Nave com uma tecnologia nunca antes vista, e que vai custar Bilhões Euros. O Corpo Humano teria que suporta 700 mil anos hibernando no espaço o que a ciência não provou ser possível. E teriam que construir casas lá, e levar naves menores acopladas nessa Nave ou construí-las e construir bases de lançamento em cada planeta pra viajarem entre eles. E quem garante que vai haver humanidade daqui a 700 mil anos? Que alguém estará interessado com os astronautas até lá? Qual será o combustível dessa Nave? Quem pagará por tudo isso?

2017-02-23T13:07:55

Também erraram ao citar que o planeta mais próximo leva 20 dias para circular a estrela. É o mais distante que demora isto. O mais próximo demora apenas 1 dia e meio. Favor corrigir.

• Felipe Lemos
    2017-02-23T15:34:37

Pra chegar nesses planetas seria necessário uma nave que custaria Bilhões de Dólares. O corpo Humano teria que suportar 700 mil anos hibernando no espaço algo que a ciência não provou ser possível. Teriam que levar material pra construir uma comunidade lá e teriam que levar Naves menores acopladas nessa grande Nave. Construir pistas de pouso em cada planeta pra viajarem entre eles. Nenhum meteoro pode bater na Nave. Quem garante que vai haver humanidade daqui a 700.000 anos? Será que ainda vão estar pensando nos astronautas? Qual seria o combustível dessa Nave? Quem pagará por tudo isso?

• Juninho