Goste você ou não, o Facebook vai ativar a reprodução automática de vídeos com áudio ligado no celular. Além do autoplay com som, a rede social fez também outras mudanças na reprodução de mídias no feed de notícias dos smartphones: videos no formato vertical e assistir enquanto rola a página, além de um aplicativo de vídeo para Smart TV. O Facebook não confirmou, porém, uma data exata para todos os recursos começarem a funcionar e afirma que as mudanças chegam aos poucos.
Geofiltros sob demanda para Snapchat viram negócio no Brasil
![[marca] Facebook celular (Foto: Aline Batista/TechTudo) [marca] Facebook celular (Foto: Aline Batista/TechTudo)](http://s2.glbimg.com/qwcuB_neHVezxmSgAEMWXVvghM8=/0x0:5472x3648/695x463/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/02/14/6_marca.jpg)
Autoplay com som
Depois de ter calado seus vídeos por padrão, o Facebook anunciou nesta terça-feira (14) que, após um feedback positivo de usuários em testes, os vídeos da rede social, a partir de agora, serão reproduzidos com som ativado. Até o momento, era necessário tocar no vídeo no celular ou navegador, para ouvi-lo.
A rede social diz que está "trazendo lentamente" o recurso aos usuários. Com a atualização, o som "aparece e desaparece" (fade in e fade out) à medida que o usuário rola os posts do feed de notícias.

O recurso pode incomodar usuários que não gostam do autoplay — principalmente com som — mas pode agradar anunciantes já que agora será possível pagar pela exposição de vídeos com som ativado. A chamada "compra com áudio ligado" oferece a possibilidade de especificar se o anunciante quer pagar por vídeos visualizados com o áudio ligado e exibi-lo apenas deste jeito na plataforma.
Os vídeos ainda serão silenciados por padrão se o celular do usuário estiver configurado como "silencioso". O Facebook também permite desativar o autoplay com som desmarcando uma nova opção “Videos in News Feed Start With Sound” nas configurações do aplicativo da rede social. A rede social também disse que vai mostrar mensagens para informar as pessoas sobre as mudanças no aplicativo.
Vídeos verticais
Outra mudança é o melhor suporte aos vídeos verticais nos smartphones e tablets — ou dispositivos híbridos e notebooks com "modo tablet" em telas sensíveis ao toque que ficam "em pé". No ano passado, a rede social começou a testar a visualização de vídeos verticais no feed de celulares.
De acordo com o Facebook, assim como o autoplay com som, as pessoas responderam positivamente, o que trouxe o formato maior e vertical para usuários no iPhone (iOS) e no Android.

Assista e role a página
Agora, será possível assistir a um vídeo e manter a rolagem de posts no feed de notícias — similar ao uso do aplicativo do YouTube, em que o vídeo assistido fica em formato PIP no canto da tela.
A plataforma vai minimizar o vídeo que você está assistindo. A mídia continua sendo reproduzida no canto da tela enquanto você navega entre os posts do seu feed de notícias. Segundo a rede social, será possível arrastar o vídeo para qualquer direção ou canto de tela. No Android, a reprodução do vídeo será mantida mesmo que você saia do aplicativo do Facebook para fazer outras coisas no telefone.
App de vídeo Facebook para TVs
Conforme rumores, a rede social também anunciou um aplicativo de vídeo para Smart TVs. O app será lançado em breve para as lojas de aplicativos que fornecem softwares para aparelhos como Apple TV, Amazon Fire TV e Samsung Smart TVs. Outras plataformas o receberão o mesmo app em breve.

"Nosso aplicativo de vídeo para TV é uma nova maneira de assistir aos vídeos do Facebook em uma tela maior", disse a rede social em comunicado. Segundo o Facebook, com o novo aplicativo, será possível assistir vídeos compartilhados por amigos ou páginas, vídeos ao vivo e também vídeos recomendados com base em seus interesses — mais ou menos como acontece com o Explorar do Instagram. Ainda de acordo com a rede social, você também poderá ver vídeos que salvou para assistir mais tarde ou ver novamente vídeos que assistiu, compartilhou ou enviou no seu perfil.