Celular

16/02/2017 06h20 - Atualizado em 18/02/2017 17h41

Ghost touch: problema na tela assombra Moto G4 Plus e outros celulares

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Ghost touch é o nome de um problema que faz com que o celular apresente toques independentes na tela, ainda que o usuário não esteja apertando nada no display. A falha, que assombra donos de smartphones e também é conhecida como “toque fantasma”, pode afetar aparelhos de qualquer marca e sistema operacional, até mesmo de modelos mais novos – proprietários do Moto G4 Plus, por exemplo, já fizeram diversas reclamações na internet.

É o caso de Marcelo Stettener, de Itu (SP), que descreveu a falha da seguinte forma: "a tela fica completamente maluca e travada com alta luminosidade". Para resolver o problema, ele buscou a assistência técnica, onde o smartphone foi trocado por um novo. O corretor de imóveis pediu para que não violassem o lacre do novo G4 Plus porque pretendia vendê-lo, e teria ouvido a seguinte resposta da funcionária da empresa: "Melhor coisa que o senhor vai fazer".

Ouça o comentário de Thássius Veloso, editor de Mobile, na rádio CBN

Moto G4 recebeu reclamações de ghost touch, mas erro pode acontecer em qualquer celular (Foto: Ana Marques/TechTudo)Moto G4 recebeu reclamações de ghost touch, mas erro pode acontecer em qualquer celular (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Em resposta ao TechTudo, a Motorola brasileira admitiu que alguns consumidores relataram o problema. "A empresa orienta as pessoas a levarem o produto a uma assistência técnica autorizada da Motorola para realizar o reparo dentro da garantia do produto", informa a nota.

O bug misterioso no Android, iPhone ou Windows Phone pode impedir que o usuário utilize o celular, já que a tela fica “pressionando” botões automaticamente. Isso acontece quando o smartphone está carregando ou muito quente, mas é possível que uma tela suja ou um erro de software também provoquem os toques fantasmas.

Para ficar livre do problema, confira a seguir quatro causas e soluções para o ghost touch.

1) Uso de películas

As películas de proteção de vidro ou plástico são sempre bem-vindas no celular em caso de quedas e acidentes. Entretanto, os acessórios podem fazer com que o smartphone fique digitando “sozinho” caso estejam com ar ou líquido sob a fita. Pequenos detritos no material aderente também podem acarretar a falha.

Película do celular pode estar com ar ou bolhas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Película do celular pode estar com ar ou bolhas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Neste caso, a solução é remover a película. Deixe o smartphone sem a proteção por um tempo e observe se o problema continua. Quando for colocar uma nova, faça o processo com calma e cuidado para evitar bolhas. Caso não se sinta seguro para instalar o material peça ajuda a um profissional.

2) Tela suja

Assim como a película pode provocar os toques “assustadores”, a tela suja também influencia. Mesmo com as mãos limpas é natural que poeira e gordura fiquem no celular após um tempo e não saiam apenas com a famosa limpeza na camisa. Assim, para retirar totalmente a sujeira do smartphone utilize um pano de microfibra, o mais indicado para telas de celular.

Utilize um pano de microfibra para limpar a tela do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Utilize um pano de microfibra para limpar a tela do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Desligue o aparelho para ver os pontos mais sujos e repita o procedimento com frequência, pelo menos uma vez a cada 15 dias. Caso a tela continue com marcas de dedo, por exemplo, molhe o pano com um pouco de álcool isopropílico. Mas vá com calma! Deixe o tecido apenas úmido, nada de encharcá-lo.

3) Erro de software

Se você já retirou a película, limpou a tela e o ghost touch permanece a saída antes de enviar o celular para o conserto é restaurar as configurações de fábrica. O recurso tende a resolver problemas e travamentos ao excluir dados que possam estar gerando um erro e, consequentemente, o toque fantasma.

Android, iPhone e Windows Phone: qualquer celular pode sofrer com o ghost touch (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Android, iPhone e Windows Phone: qualquer celular pode sofrer com o ghost touch (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Antes de fazer a restauração, lembre-se de salvar os seus arquivos, como fotos e contatos, já que o procedimento desinstala todos os aplicativos e volta o celular para os ajustes iniciais. Veja como fazer o processo no Android, no iOS (iPhone) e no Windows Phone.

4) Erro de hardware

Problema também pode ser causado por erro de hardware (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Problema também pode ser causado por erro de hardware (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Nada funcionou? Pode ser que o problema seja um erro de hardware. O jeito, portanto, é encaminhar o aparelho para a assistência técnica para descobrir a causa detalhada do toque fantasma. Entre em contato com a fabricante do celular e procure o serviço especializado mais próximo da sua casa. Caso tenha guardado, leve para o conserto junto com o smartphone a garantia e a nota fiscal do produto para ajudar no processo.

Colaborou: Thássius Veloso.

O que você espera do Moto G 5? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Fameli
    2017-11-12T02:29:48  

    Tenho Moto G4 plus com esse problema, para eliminar essa falha tem que diminuir a luminosidade da tela.

    recentes

    populares

    • Marcelo Fameli
      2017-11-12T02:29:48  

      Por incrível que pareça apliquei esse procedimento hoje e deu certo. Obrigado, pode ser que seja minha solução

  • Fabiana Santos
    2018-06-18T13:33:48

    Que decepçao esse moto G 4 que comprei, meu marido tem o G 3 a anos

  • Luiz Madeira
    2017-02-16T17:08:13

    Vocês poderiam complementar a matéria com um problema ainda mais comum no Moto G4 Plus, que é o burn in na tela. Basta uma busca rápida no reclame aqui ou no fórum oficial do G4 plus no Google+ e vc descobre que não está sozinho, uma enxurrada de gente reclamando do problema. Saudades da Motorola antes da Lenovo.

  • Junio Coelho
    2017-05-29T17:01:47  

    Motog 4 Plus é sem duvida o pior aparelho ja produzido na historia, precisamos de um recaal urgente ja que os problemas sao diversos, desde super aquecimento, falhas no software e hardware de qualidade inferior. LenovoRola ou MotoNovo por favor deem uma solucao plauzivel para os clientes

    recentes

    populares

    • Junio Coelho
      2017-05-29T17:01:47  

      Realmente lamentável, a empresa trata o problema de maneira que despreza totalmente seus clientes, essa foi de fazer desistirem da marca.

    recentes

    populares

    • Junio Coelho
      2017-05-29T17:01:47  

      TENHO UM MOTO G4 PLUS... NUNCA MAIS COMPRO MOTOROLA... DESLIGA TODA HORA ... IMPOSSÍVEL USAR: DESLIGA AO TIRAR UMA FOTO; DESLIGA AO RECEBER UMA LIGAÇÃO... DESLIGA NAS HORAS EM QUE EU MAIS PRECISO. FIZ TODOS OS PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PELA MOTOROLA, NADA RESOLVEU E CONFORME ORIENTAÇÃO INFORMEI O OCORRIDO. AGORA NEM RESPOSTA ELES ME DÃO........ NÃO RECOMENDO.

  • Pedro Ornellas
    2018-02-06T20:16:54

    Fiz a limpeza da tela e parece que deu certo. Espero que continue. Obrigado pela dica.

  • Josielle Pereira
    2017-02-17T09:19:52  

    Gente meu moto g4 plus começou com esse mesmo problema , depois que atualizou. Esse problema está sendo recorrente , só para , se eu conseguir desligar , porque até pra desligar é difícil.

    recentes

    populares

    • Josielle Pereira
      2017-02-17T09:19:52  

      Tive um moto g4 plus com esse problema, resolvi de forma bem simples, vendi e agora tô com um Lenovo vibe k6

    recentes

    populares

    • Josielle Pereira
      2017-02-17T09:19:52  

      moto g 4 plus: não recomendo

  • Filipe Arpe
    2017-02-17T03:34:05

    Tenho moto g4 plus até agora não tive problemas

  • Jenifer Pabline
    2017-02-17T02:02:35  

    Cheguei a ter o mesmo problema é resolvi na assistência técnica trocaram a tela e deu certo.

    recentes

    populares

    • Jenifer Pabline
      2017-02-17T02:02:35  

      Bom dia! Jenifer, através de qual canal de pós-venda consegui entrar em contato com a garantia? Vc tem o número ou Email ?

  • Bru Porto
    2017-02-16T18:52:46  

    Eu cheguei a trocar um aparelho. O segundo dá o mesmo problema. Nem tente usar o aparelho enquanto estiver carregando ou com 2 ou 3 computadores próximos. Nunca mais compro um Motorola.

    recentes

    populares

    • Bru Porto
      2017-02-16T18:52:46  

      YouTube toque fantasma g4

    recentes

    populares

    • Bru Porto
      2017-02-16T18:52:46  

      comprei um moto g4 plus e ele começou a se desligar sozinho , e ficar mexendo na tela sozinho , mandei trocar a bateria achando que resolveria o problema de desligar mais mesmo assim continuou , e agora está praticamente impossível mexer no meu telefone com tantos buggs

  • Valdeci Sousa
    2017-07-20T14:22:55

    A matéria é boa, mas está longe desse bogue ser o que a empresa falou! Os problemas tem frequência maior em determinado momento do dia, e também quando muda de wifi para 4g. Desconfio de mais deste aparelho, ele se tornou muito popular, então virou uma excelente isca!

  • Julio Alves
    2017-07-18T14:47:51

    A garantia da Motorola em brasília é uma porcaria, no DF existe apenas uma loja, que a propósito é super negativada no google

  • Clodimar
    2017-07-09T18:02:45

    O meu parou depois da atualização pro Android 7.0, mesmo assim de vez em quando acontece quando está carregando

  • Rodrigo Oliveira
    2017-07-06T18:18:59

    Desabilite o brilho adaptável do Android.

  • Rodrigo Oliveira
    2017-07-06T18:11:30

    Desabilite o "brilho adaptável" do dispositivo, em configurações.

  • Rita Minuzzi
    2017-02-18T22:27:54  

    O meu foi pra assistência com o defeito BURN IN, e voltou com o Ghost touch e tive que encaminhar novamente pra assistência. Já dei entrada no PROCON, não paguei 1500 reais pra ficar com um celulares sucateado, sabe se lá até quando vai durar...

    recentes

    populares

    • Rita Minuzzi
      2017-02-18T22:27:54  

      Mandei o meu com o Ghost Touch e voltou a principio normal, mas logo os mesmos problemas retornaram, o Procon lhe ajudou Rita?

    recentes

    populares

    • Rita Minuzzi
      2017-02-18T22:27:54  

      Tive problemas com o G4. Enviei para assistência e voltou com o mesmo defeito. Nessa brincadeira fiquei 3 meses sem telefone. Dei entrada no PROCON e peguei meu dinheiro de volta.

  • Luiz Paim
    2017-02-16T20:20:54

    Tudo isso é besteira..... É só regular o nível de velocidade de resposta do toque...... Reduza o nível e fica tudo filé

  • Margarete Lemos
    2017-04-04T16:20:50  

    Tenho Motorola desde antes do G2. Agora comprei o G4 plus e está com este problema irritante. Isto coloca um triste fim na minha perpetuação na marca. OBS: Menos de 1 mês de uso. Ou seja, mesmo com tantas reclamações a Motorola não fez nada para mudar este cenário.

    recentes

    populares

    • Margarete Lemos
      2017-04-04T16:20:50  

      Fora o valor que pagamos. Se fosse algo em torno de 300 reais... justificaria essas falhas grotescas

  • Adilmar Dantas
    2017-04-08T12:38:50

    Com o ultimo Update disponibilizado essa semana para a versão 7.0 corrigiu todos os problemas :D

  • Rossane Costa
    2017-04-05T21:20:35

    O meu ghost envia emails, autoriza aplicativos, faz chamadas... eu não quero que reparem... eu quero um que funcione... Motorola / Android nunca mais. Vida longa, iphone!

  • Rosana Silva
    2017-02-18T16:53:23  

    O meu motor plus 4 está com o mesmo problema é ainda desliga automatime mesmo tendo 80/: cento de bateria está horrível utilizar o telefone ....Ptp

    recentes

    populares

    • Rosana Silva
      2017-02-18T16:53:23  

      Quanto tempo demorou na assistência?

  • Olavo Morett
    2017-02-16T13:08:24

    KKK e o pessoal ainda fala mau do LG G4.

  • Rogerio Vicente
    2017-02-16T13:03:11  

    Meu moto g plus depois dá nova atualização ficou pior travando toda hora

    recentes

    populares

    • Rogerio Vicente
      2017-02-16T13:03:11  

      O meu também ficou com uns engasgou. Com relação aos defeitos da matéria nada a reclamar, só elogios.

    recentes

    populares

    • Rogerio Vicente
      2017-02-16T13:03:11  

      O meu está com este problema e nem tem 1 mês de uso

  • Vivi
    2017-02-19T20:09:04

    O meu moto G4 também apresentava esse problema, isso com menos de 1 mês de uso. Entrei em contato com a Motorola e fui orientada a levar na autorizada, porém, logo em seguida me apareceu uma atualização para o Android 7.0 Nougat. Atualizei e o problema sumiu.

  • Waldione Santana
    2017-02-16T16:09:10  

    Bom fez um mês que comprei o meu moto G4 Plus bambu 32gb o mesmo fica parecendo que estar apertado sem parar na tela digita sozinho os número é letras o que eu devo proceder.

    recentes

    populares

    • Waldione Santana
      2017-02-16T16:09:10  

      Esse mesmo problema acontece no meu .

    recentes

    populares

    • Waldione Santana
      2017-02-16T16:09:10  

      O meu tbm estava assim e a unica solução e levar na autorizada, eles trocaram a frontal do meu e ate o momento o esta funcionando perfeitamente.

  • Mauricio Lopes
    2017-02-17T09:48:31  

    Muito G4 plus acontecendo isso!

    recentes

    populares

    • Mauricio Lopes
      2017-02-17T09:48:31  

      A cada 3 aparelhos 2 estão com este problema.