Celular

24/02/2017 06h20 - Atualizado em 24/02/2017 15h26

Lançamento do LG G6: veja a provável ficha técnica do próximo top de linha

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A aposta da LG para o mercado de smartphones top de linha em 2017 já tem nome: o LG G6, que será conhecido em detalhes – possivelmente até o preço – durante a feira mundial de celulares, a MWC. O evento vai de 27 de fevereiro a 2 de março, com cobertura completa no TechTudo.

O celular da marca sul-coreana é um dos lançamentos com Android mais aguardados do ano. Além de uma série de rumores em relação às suas especificações, há informações oficiais que já foram liberadas pela fabricante e adiantam características importantes do telefone, como tela, presença de duas câmeras e um design que torna o celular à prova d’água. Abaixo, você vai conhecer mais detalhes sobre a ficha técnica do LG G6.




Muito do que se sabe do o G6 vem de um vídeo liberado pela própria LG, descrevendo aquilo que seria o smartphone perfeito. No material, a marca descreve o celular ideal como um aparelho de tela grande, sem ser gigante; confortável de segurar e usar, mesmo com uma mão só; resistente à água e confiável.

Design

O grande diferencial do LG G5 foi o conceito de design modular: usuários podiam expandir as capacidades do telefone ao substituírem alguns componentes para aumentar a capacidade da bateria, melhorar as capacidades da câmera e de reprodução de som, por exemplo. A iniciativa, no entanto, não deve ser repetida no G6, que será lançado com um design mais convencional.

Imagens vazadas na imprensa internacional mostram um celular com uma tela que ocupa quase que toda a área do painel frontal, reduzindo sensivelmente o espaço das bordas. Outro detalhe relevante é a presença da entrada USB-C e da saída para fones de ouvido.

Fim do design modular deve eliminar a bateria removível, mas trazer a proteção contra infiltração de água ao top de linha da LG (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Fim do design modular deve eliminar a bateria removível, mas trazer a proteção contra infiltração de água ao top de linha da LG (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Motorola e Nokia: saiba o que esperar da feira de celulares MWC 2017

Outro fator aguardado para o G6 é a resistência à água, detalhe também adiantado no vídeo teaser a respeito do celular ideal. Essa característica, no entanto, ajuda a matar a ideia do celular modular, inaugurada pelo G5, e deve significar a impossibilidade de se remover a bateria do aparelho.

Tela

A LG já confirmou que o G6 chegará com um display de 5,7 polegadas em aspecto de 18:9 (que fará a tela mais “estreita” do que o convencional 16:9), medida justificada pela LG para melhorar a capacidade multitarefa do celular e tirar melhor proveito do recurso de tela dividida do Android 7.0 Nougat. A mudança também permite o aumento de tamanho do display sem comprometer a usabilidade do telefone com uma mão só.

Essa característica da tela 18:9 foi explorada pela LG em um vídeo que mostra diversas funcionalidades facilitadas pelas dimensões do display. O conceito foi batizado de Full Video e deverá ser perceptível no uso do app de câmera e em outras funções, como multitarefas.

Em relação à resolução, sabe-se que a tela LCD do G6 chegará aos mesmos Quad HD do antecessor – e de boa parte dos concorrentes.

Imagem mostra a versão final do G6: tela grande, de 5,7 polegadas, ocupando bem o espaço do painel frontal (Foto: Reprodução/The Verge) (Foto: Imagem mostra a versão final do G6: tela grande, de 5,7 polegadas, ocupando bem o espaço do painel frontal (Foto: Reprodução/The Verge))Imagem mostra a versão final do G6: tela grande, de 5,7 polegadas, ocupando bem o espaço do painel frontal (Foto: Reprodução/The Verge)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Especificações técnicas

Tratando-se de um top de linha, é natural que as expectativas sejam de que a LG opte por empregar o melhor em hardware em seu lançamento. Entretanto, a marca não deve contar com o Snapdragon 835, novo processador da Qualcomm: essa CPU deve despontar com exclusividade no Galaxy S8.

No lugar do 835, o LG G6 deve receber o processador octa-core Snapdragon 821, top de linha da Qualcomm em 2016. Não há rumores confiáveis em relação à quantidade de memória RAM, mas tendo-se em vista os celulares concorrentes, o consumidor pode esperar, no mínimo, 4 GB de memória no celular.

Poder de processamento e RAM são fatores cruciais para garantir bom desempenho. Sobretudo se o aparelho da LG for compatível com o Daydream, plataforma de realidade virtual criada pelo Google para celulares com Android.

Com relação ao armazenamento, o G6 deve manter os 32 GB de espaço interno mínimo, expansíveis por meio de um cartão de memória microSD.

O LG G6 vai chegar ao Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Câmera dupla

A ideia de câmeras duplas continua no G6, e não se trata de rumor: a LG confirmou a presença de dois sensores de imagem. Ambos serão de 13 megapixels, mas um deles estará acoplado a uma lente angular que permitirá campo de 125 graus em fotos. Na frente, a câmera dedicada a selfies terá lente com ângulo de 100 graus para favorecer a captura de fotos mais abertas.

Câmera do LG G6 permitirá fotos quadradas (Foto: Reprodução/LG)Câmera do LG G6 permitirá fotos quadradas (Foto: Reprodução/LG)

Outra novidade referente à câmera diz respeito ao aplicativo de fotografia da LG. Como a tela do G6 terá aspecto 18:1, que permite que o display seja dividido em dois quadrados iguais, será possível tirar fotos 1:1, formato ideal para redes sociais, em especial o Instagram.

Versões especiais e recursos extras

A LG costuma criar versões especiais dos seus celulares e o G6 não deve fugir à regra. Assim como o G5 acabou acompanhado do LG G5 SE, o novo smartphone da marca deverá ganhar reforço de uma versão mais despojada, com preço menor e performance inferior ao top de linha. Há rumores de que o futuro LG G6 SE já foi testado em apps de benchmark rodando com um processador Snapdragon 820, levemente inferior ao 821 que, acredita-se, rodará no G6 principal.

Aspecto 18:1 deixa a tela do G6 mais estreita, ideal para permitir um aparelho que possa ser manipulado com apenas uma mão (Foto: Divulgação/LG)Aspecto 18:1 deixa a tela do G6 mais estreita, ideal para permitir um aparelho que possa ser manipulado com apenas uma mão (Foto: Divulgação/LG)

Em relação ao sistema, o G6 deverá ser lançado com o Android 7.0 Nougat. Uma das apostas em termos de recursos extras, proporcionados pelo novo Android, é a chegada do Google Assistant ao aparelho.

Preço e disponibilidade

O LG G6 será apresentado durante a MWC, com disponibilidade no mercado norte-americano esperada para o começo de abril. Não há informações sobre o lançamento do aparelho no Brasil. Se o modelo empregado pela LG no lançamento do G5 se repetir, os fãs brasileiros da marca terão de esperar um pouco: no país, o G5 chegou na versão SE, mais fraca do que o G5 top de linha, apenas em junho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Bernardes
    2017-02-27T01:41:04  

    Não sei se eu que sou zicado ou teimoso, comprei 3 celulares da LG e tive problemas com os 3.

    recentes

    populares

    • Marcos Bernardes
      2017-02-27T01:41:04  

      esse vai ser mais um problema principalmente a bateria, acho que vc nao e zicado é a LG mesmo

  • Jovem Fla
    2017-02-24T11:12:28

    Esqueceram de falar sobre o burn in