Celular

28/02/2017 07h20 - Atualizado em 28/02/2017 09h40

Primeiras impressões: Moto G5 se renova para continuar vendendo muito

Thássius Veloso
por
da MWC 2017, em Barcelona

O Moto G5 e o Moto G5 Plus são os grandes anúncios da Motorola durante a feira mundial de celulares, em Barcelona. Ao menos para os brasileiros, país em que os modelos da linha Moto G aparecem entre os mais vendidos. Com telas de 5,0" e 5,2", é esperado que os celulares desembarquem no país ainda no primeiro trimestre. A própria fabricante marcou um evento em 7 de março, em São Paulo, para apresentar novidades.

Moto G5 e Moto G5 Plus têm corpo em alumínio e rodam Android 7.0

A nova geração do Moto G tem corpo todo em alumínio, pois a ideia é dar um acabamento mais "premium" aos dispositivos. Na parte frontal mudou pouca coisa, mas você pode perceber que há somente um botão Home, sem os tradicionais botões de retornar e de aplicativos recentes ao lado dele. Isso porque, no Moto G5 e Moto G5 Plus, a Motorola incluiu um botão Home inteligente, sensível a gestos. Se você desliza com o dedo de um lado para o outro, abre uma função. Se faz o mesmo movimento no sentido inverso, abre outra.


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A novidade é sutil, mas traz algum frescor para a linha de smartphones intermediários. Outro componente novo e bacana é a câmera do Moto G5, com 12 megapixels. Ela não tem mais aquela elevação para fazer caber todo o hardware, o que deixa o telefone menos espesso.

Não se pode dizer o mesmo do Moto G5 Plus, com câmera principal de 13 megapixels. Ele continua com o calombo da câmera, que parece cumprir bem o seu papel – faz os registros para postar em redes sociais, mas não dá para esperar imagens espetaculares como a de modelos mais avançados, entre eles o próprio Moto Z, também da Motorola. Ao menos no Moto G4, minha experiência com a câmera incluir muitas fotos com efeito de lavagem, em que as cores parecem pouco vibrantes.

[marca] Moto G5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto G5 tem tela de 5,0" e Moto G5 Plus possui display de 5,2" (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


O Android 7.0 Nougat marca presença nos novos Moto G5. Significa que a Motorola continua apostando em uma versão pura do sistema do Google, com poucas modificações. Chega para o consumidor o básico do básico, e o restante fica por conta dos downloads na Google Play Store e outras lojas de apps.

[marca] Moto G5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto G5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ambos os telefones se mostraram rápidos no primeiro contato que tive com eles. Velocidade para navegar pelas páginas da internet, abrir a galeria de fotos e checar os ajustes do sistema operacional. A verdade é que foi-se o tempo em que smartphones intermediários travavam até nessas tarefas mais simples.

[marca] Moto G5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto G5 mantém porta microUSB e entrada para fones de ouvido (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Há diferenças nos processadores da linha G. O Moto G5 conta com um octa-core de 1,4 GHz (Snapdragon 430), enquanto o Plus tem um octa-core de 2,0 GHz (Snapdragon 625). Não são chips top de linha, como de costume, mas que devem agradar aquelas pessoas que não exigem muito do dispositivo móvel.

A Motorola revelou, nas especificações dos smartphones, possibilidades de memória RAM de 2 GB ou 4 GB, bem como armazenamento de 16 GB ou 32 GB. Só saberemos ao certo estes detalhes e o preço de lançamento para o Brasil no futuro.

[marca]  Moto G5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto G5 e Moto G5 Plus devem chegar ao Brasil em março deste ano (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Até lá, a sensação que fica é de que a fabricante fez o dever de casa: atualizou os componentes internos e também o design de um campeão de vendas. O Moto G5 está renovado para 2017.

A reportagem viajou para a MWC 2017, em Barcelona, a convite da TCL Communications.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Johnny Ramos
    2017-03-01T09:08:11  

    Comprei dois G4 plus para casa e em menos de dois meses foram para a autorizada e o pior... Um dele perdi a garantia! A pericia constatou que houve contato com liquido ou suor demasiado, que no meu ponto de vista é fantasioso. Na primeira semana o controle de segurança digital parou e por necessitar do equipamento não o levei para autorizada de imediato. Quanto a corrosão na placa constatada pelo técnico ficará um mistério caro que doeu no meu bolso. Resumindo, voltarei aos aparelhos da Samsung.

    recentes

    populares

    • Johnny Ramos
      2017-03-01T09:08:11  

      O negócio quebra do nada na mão dele e ele fez "mau uso"?

    recentes

    populares

    • Johnny Ramos
      2017-03-01T09:08:11  

      O cara joga bola com o g4 no bolso e quer que a motorola faça o que por ele ?

  • Victor Corrêa
    2017-02-28T16:48:25  

    Vai chegar pelos mesmos 1499 do atual g4. Se for menos, tá bom; se for mais, tá péssimo.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2017-02-28T16:48:25  

      Moto G 4 Play só quem não entende de tecnologia que compra... fraquinho

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2017-02-28T16:48:25  

      O snapdragon 430 tem mais desempenho que 617 do G4.

  • Mauricio Oliveira
    2017-03-04T15:24:52  

    com certeza o moto g4 plus é melhor do que o 5

    recentes

    populares

    • Mauricio Oliveira
      2017-03-04T15:24:52  

      fato

  • Wellington Loureiro
    2017-03-03T09:48:53  

    Apergunta q não quer calar. Voltaram com o led de notificações ou continuarão com o moto tela que não serve para nada?

    recentes

    populares

    • Wellington Loureiro
      2017-03-03T09:48:53  

      cara eu achava que era meu aparelho por ser muito antigo que não tinha... pelo jeito é problema da Motorola!!! pow, led de notificação é importante, é muito chato ter que ficar toda hora habilitando a tela pra ver. Mas teve uma época que tinha, eles fizeram alguma coisa depois que tirou novamente

  • Raymundo
    2017-02-28T13:40:23  

    Prefiro aquele Nokia que vão lançar. Estava esperando algo inovador pra trocar o meu Cel vou de ASUS.

    recentes

    populares

    • Raymundo
      2017-02-28T13:40:23  

      Espere mais um pouco ou importe o Nokia 6 da China.

    recentes

    populares

    • Raymundo
      2017-02-28T13:40:23  

      aos que conhecem o mínimo de tecnologia, já notaram que pelas especificacoes dos Nokias lançados, todos os 3 tomam uma surra do Moto G5 Plus... infelizmente! Faltou a Nokia lançar um verdadeiro top de linha! Mas vamos aguardar.

  • Otto Neto
    2017-02-28T15:17:00  

    Tive G1, G2 e G3(ainda uso ele) e sinceramente, LG nunca mais. Você compra o top de uma marca pra ela, 1 ano depois, parar de dar suporte na atualização do S.O.? A LG brinca de perder cliente. Além do mais o meu G3 passou 4 vezes na assistência técnica, só resolvendo quando trocaram TUDO, deixando só a carcaça. Adeus LG.

    recentes

    populares

    • Otto Neto
      2017-02-28T15:17:00  

      Muito abaixo do esperado. Saí do Iphone e arrependi. O Iphone aceita tudo mais fácil. No meu G4 Plus tive baixar programa para a camera aceitar microfone externo.

    recentes

    populares

    • Otto Neto
      2017-02-28T15:17:00  

      Talison, a LG também tem uma linha G. Só que, ao contrário da motoenrola, os LG G-alguma-coisa são o que eles tem de "melhor" para oferecer. Fora o LG G5 que foi uma piada de mau gosto.

  • Moises Bandeira
    2017-03-01T13:24:18

    Um smartphone médio com uma tecnologia que se encontra nos aparelhos da Asus a muito tempo e por um preço bem melhor.

  • Eduardo Sousa
    2017-02-28T14:38:52  

    smartphone passou de 700 reais pra mim nao vale!

    recentes

    populares

    • Eduardo Sousa
      2017-02-28T14:38:52  

      Tm q comprar na China então, melhor custo benefício, fora a qualidade

    recentes

    populares

    • Eduardo Sousa
      2017-02-28T14:38:52  

      Ainda voto no nokia 1100, o tijolinho com lanterna!

  • Richard Borbalan
    2017-03-01T08:20:58

    Nem acabei de pagar o G4, kkkkkk

  • André Filho
    2017-02-28T10:53:41  

    G5: 13mp f/2.0 G5 plus: 12mp f/1.7. o plus tem um sensor igual/similar ao do S7. Além disso, algumas matérias disseram o Plus ser 2GB ou 3GB, não 4

    recentes

    populares

    • André Filho
      2017-02-28T10:53:41  

      Será que vai ser a mesmo porcaria do G4 ? Pq fomos enganados. O meu e o da minha esposa ta doido. Motorola nunca mais

  • Roberto Madson
    2017-03-01T00:57:32

    Esperando ansiosamente o lançamento da Nokia no Brasil... Desde que ela adotou o windows phone, comprei um detestei e mudei para moto-enrola... moto g1 moto g2 moto X2 e agora que já está na hora de trocar novamente, vou voltar para a nokia.

  • Vanessa Thiago
    2017-02-28T22:35:35  

    Tenho um Moto G4 Plus e amo. A bateria começou a dar uma falhada, mas eu uso muito, então é justificável. Não sei se me interessei pela "renovação".

    recentes

    populares

    • Vanessa Thiago
      2017-02-28T22:35:35  

      pensei a mesma coisa tenho o moto g4 normal..não vi mta diferença pro g5 então continuarei com ele

    recentes

    populares

    • Vanessa Thiago
      2017-02-28T22:35:35  

      O moto G4 Plus é o melhor aparelho em relação custo x benefício. Tive um que foi roubado e acabei comprando outro logo depois.

  • Morituri Salutant
    2017-02-28T11:42:23  

    O Moto g4 plus tem a tela maior do que o seu sucessor ? Isso não seria uma regressão ? E por que a reportagem não fala da bateria ? O Moto Z play tem bateria de mais de 3500 mah. Resumindo , este lançamento não me agradou .

    recentes

    populares

    • Morituri Salutant
      2017-02-28T11:42:23  

      e a motorola ta pouco se importando se agradou ou nao voce

    recentes

    populares

    • Morituri Salutant
      2017-02-28T11:42:23  

      e o moto z é bem mais caro também né.

  • Rafael Silva
    2017-02-28T17:15:23  

    Aparência de top com hardware de 2014.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2017-02-28T17:15:23  

      aparencia de intermediario, hardware de 2014 e preço de top de linha

  • Lucas
    2017-02-28T16:56:26

    O preço dele é de luxo.

  • Eduardo Silva
    2017-02-28T16:32:32

    O G5 é de plástico, com bateria removível e tem memória de 16 ou 32 GB O Plus tem 32 ou 64 GB, tem NFC e RAM que pode variar de 2 GB a 4 GB dependendo do mercado que será vendido.

  • Sanbel Guria
    2017-02-28T14:50:42

    Será que exorcizaram o toque fantasma ? Huahuahuahua motorola feito na china dá nisso. Querem inovar , treinem o toque fantasma para tocar onde eu pensei... huahuahua

  • Guilherme Machado
    2017-02-28T13:17:47

    espero que tenham melhorado a camera pois o meu G4 é horrível, perde para um antigo LG de 2013, e era ainda android 4.4

  • Robert Mota
    2017-02-28T12:35:51

    To feliz com meu Asus Zenfone 3

  • Ernesto Neto
    2017-02-28T11:56:44

    Putz!! Acabei de comprar um Moto Z Play.