Redes sociais

07/02/2017 07h00 - Atualizado em 07/02/2017 10h47

Reconhecimento de fotos do Facebook pode dizer o que você está vestindo

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Facebook divulgou na última quinta-feira (2), que o seu software de reconhecimento facial por meio de fotos está em evolução — constante, por sinal. Em muito pouco tempo, a Inteligência Artificial da rede social de Mark Zuckerberg será capaz de reconhecer a sua roupa e dizer o que você estava vestindo em determinada ocasião em que a foto foi registrada por uma câmera.

Extensão no Chrome descobre o que o Facebook sabe sobre as suas fotos

Segundo os desenvolvedores, esse novo passo é justificado pelo estágio mais avançado de leitura dos pixels presente nos computadores atuais. Sendo assim, as máquinas poderão reconhecer melhor as imagens e, por consequência, as buscas serão melhoradas, também. Os usuários poderão, inclusive, encontrar fotos nas quais não tiverem sido marcados manualmente.

Facebook aperfeiçoa sua ferramenta de reconhecimento de imagem (Foto: Divulgação/Facebook) Facebook aperfeiçoa sua ferramenta de reconhecimento de imagem (Foto: Divulgação/Facebook)





Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O que você está vestindo?

Até o momento, para que uma imagem fosse encontrada pelo sistema, deveria estar  marcada ("taggeada") e com as legendas e hashtags corretas. E, mesmo assim, o usuário deveria utilizar as palavras-chave corretas para encontrá-la. Com esta nova tecnologia, isso não será mais necessário, visto que o algoritmo poderá até mesmo identificar os elementos dentro da imagem.

Por exemplo, suponhamos que você queira encontrar uma foto antiga sua na qual você estava vestindo uma camisa vermelha. Para isso, basta pesquisar por “camisa vermelha” que o algoritmo irá retornar qualquer imagem que contenham pessoas com camisas vermelhas. 

Projeto Lumos poderá identificar facilmente qualquer coisa nas fotos (Foto: Divulgação/Facebook)  (Foto: Projeto Lumos poderá identificar facilmente qualquer coisa nas fotos (Foto: Divulgação/Facebook) )Projeto Lumos poderá identificar facilmente qualquer coisa nas fotos (Foto: Divulgação/Facebook)

O que vem por aí

Intitulado Lumos, o projeto terá por objetivo ser a plataforma especializada do Facebook em compreensão de imagem e vídeo. Atualmente, está executando mais de 1,2 milhão de experimentos por mês. Isso é seis vezes mais que em 2015. A Lumos poderá identificar recursos em fotos e vídeos automaticamente. Assim, qualquer pessoa poderá encontrar a foto exata que está procurando.

Além disso, a plataforma também será útil ao Facebook, pois tornará mais fácil encontrar imagens e vídeos inadequados — protegidos por copyright, com nudez ou violência — e diminuir o volume de SPAM.

Como fazer ao vivo no Facebook usando várias câmeras? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Vale lembrar que as ferramentas de “visão de computador” do Facebook foram criadas como uma forma de ajudar os deficientes visuais a navegarem na rede social. Atualmente são úteis para os quase 2 bilhões de usuários da rede social de Zuckerberg.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sr Saraiva
    2017-02-07T16:21:46

    HÃ?

  • Diego Rocha
    2017-02-07T16:20:53

    redes sociais são pra I'D'I'O'T'A'S