Redes sociais

24/02/2017 07h00 - Atualizado em 24/02/2017 15h44

Snapchat celebra Carnaval com filtros de blocos e Escolas de Samba

Gabrielle Lancellotti
por
da Redação

O Snapchat vai marcar presença no Sambódromo. Em comemoração ao Carnaval, foram feitas parcerias com cerca de quinze escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro com filtros personalizados. Segundo o Snapchat, Portela, Salgueiro, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Vai-Vai e Rosas de Ouro são algumas das escolas de samba com seus próprios geofiltros. As imagens decorativas funcionam apenas próximo aos locais de desfile de carnaval.

É carnaval! Saiba como não ser marcado em fotos constrangedoras

Também foram feitas parcerias com blocos, levando os filtros geográficos para o Carnaval de rua. Os blocos carnavalescos que terão seus próprios filtros no Brasil são: Eu Acho é Pouco e Galo da Madrugada (Pernambuco); Cordão da Bola Preta e Bloco Areia (Rio de Janeiro); Acadêmicos do Baixo Augusta e Casa Comigo (São Paulo) — se você vai em algum dos locais de desfile, não deixe de usar. 

Geofiltro da Mangueira já está disponível no app (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)Geofiltro da Mangueira já está disponível no app (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)


A novidade não ficará restrita às escolas de samba e blocos já consagrados, o Snapchat já permite também que seus usuários foliões criem seus próprios geofiltros sob demanda (pagos), a partir de moldes pré-prontos com temas relacionados à tradicional festa. Cores, fantasias, confete e serpentina são itens comuns a qualquer lugar do Brasil nesse período. Porém, dependendo da sua localização, é possível trazer elementos que caracterizam a forma como o Carnaval é festejado na sua região.

É possível usar o ''gingado do samba'', com passistas para decorar as suas fotos ou sombrinhas de frevo —  ícone do ritmo musical que domina o carnaval de rua de Pernambuco, no nordeste brasileiro.

Snapchat (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)Geofiltro "no gingado do samba" (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)



Para personalizar suas fotos, além dos geofiltros, o Snapchat liberou lenses, stickers e bitmojis de carnaval que já estão disponíveis para deixar as imagens ainda mais festivas. 

Essa é a primeira vez que o Snapchat investe em geofiltros sob demanda com foco na cultura brasileira. Já que os moldes pré-prontos do Snapchat, que seguem os padrões do guideline para filtros localizados, costumam destacar elementos e datas da cultura americana, onde o app foi desenvolvido.

Snapchat libera lenses, stickers e bitmoji de Carnaval (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)Snapchat libera lenses, stickers e bitmoji de Carnaval (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Como criar seu próprio Geofitro

Inicialmente, vale destacar que o recurso para criar seu próprio geofiltro é uma função paga. O valor vai depender da área de cobertura e do tempo que você deseja que o filtro permaneça disponível. Os moldes pré-prontos facilitam e não requerem grandes conhecimentos técnicos de design ou Photoshop.

O primeiro passo para criar seu próprio geofiltro de Carnaval é começar a projetá-lo a partir de um modelo pré-pronto no site do Snapchat. A partir disso, mapeie a região que o geofiltro vai cobrir e escolha seu tempo de duração. É possível defini-lo para cobrir um pequeno evento e, até mesmo, alguns blocos da cidade. Já o tempo de duração varia entre 30 minutos e 30 dias.

Snapchat (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)Geofiltro personalizado com tema de Carnaval (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Logo depois, compre o seu filtro geográfico. Algumas horas para cobrir uma pequena região custa US $ 5. É possível conferir os preços atualizados em tempo real. Depois de efetuar a compra, é necessário aguardar pelo menos um dia útil para que o Snapchat revise o pedido e analise design e detalhes técnicos. 

Quando seu geofiltro for liberado para uso, você também poderá conferir um painel com os números de visualização e de uso do seu filtro. Nesse mesmo painel ficará disponível um código de desconto, que deve ser digitado na página de checkout, para receber US $ 5 (o código é gerado apenas depois da primeira compra de um geofiltro sob demanda) e criar outro geofiltro.  

Quer saber o passo a passo para criar seu filtro geográfico do Snapchat? Confira o vídeo




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares