O Galaxy Note 4 foi um dos celulares premium mais poderosos da Samsung nos últimos anos. O smartphone foi anunciado em 2014, mas ainda hoje apresenta uma boa ficha técnica, com memória RAM de 3 GB e processador octa-core (chegando a 1,9 GHz), podendo até superar aparelhos intermediários mais recentes. Ele chegou ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 2.899 – três anos depois, já é vendido por R$ 1.100, o que vem enchendo os olhos de quem busca bons celulares usados por valores mais em conta.
É possível encontrá-lo nas cores preto e branco, e o design é aquele típico da Samsung. A pergunta que não quer calar: vale a pena comprar o Galaxy Note 4, este celular antigo e com foco no uso durante o trabalho? Conheça pontos positivos e negativos do produto a seguir.
Testamos o Galaxy Note 4; confira o review completo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
PONTOS POSITIVOS
1) Tela
A tela do Galaxy Note 4 é Super AMOLED e tem 5,7 polegadas com resolução QuadHD, ou seja, de 2560 x 1440 pixels. Devido ao seu grande tamanho (mesmo para os padrões atuais) e resolução alta, essa tela se mostra excelente para assistir a vídeos e jogar seus games favoritos.
Um display desse tamanho e com essa qualidade também é útil para uma boa navegação na internet e em redes sociais, além para a leitura de documentos e livros digitais. Sem dúvida alguma, os donos do Galaxy Note 4 não têm nada a reclamar da tela, nem do seu tamanho e nem de sua qualidade. Além disso, ela conta com a proteção Gorilla Glass 4 contra arranhões e quedas.
2) Desempenho

Mesmo sendo lançado em 2014, o conjunto de hardware do Galaxy Note 4 ainda impressiona. Ele possui um processador Exynos 5433 com velocidade octa-core, com quatro núcleos a 1,3 GHz e outros quatro a 1,9 GHz. Além disso, o Note 4 oferece memória RAM de 3 GB, quantidade que ainda hoje não é a padrão no mercado, embora esteja começando a se popularizar. O celular ainda usa como GPU a Adreno 420.
Esse conjunto de componentes fornece ao Galaxy Note 4 um ótimo desempenho, mesmo dois anos depois do lançamento. É possível navegar tranquilamente na internet e acessar diversas redes sociais sem experimentar nenhum tipo de travamento. Os jogos também são executados com poucos ou nenhum lag. Isso significa que o Galaxy Note 4 possui um ótimo desempenho, mesmo para os padrões atuais do mercado de smartphones.
3) S Pen

Assim como todos os outros smartphones da linha Note, o Galaxy Note 4 vem com uma caneta stylus. Chamada de S Pen, ela se conecta ao celular por Bluetooth e pode interagir com a tela. Por meio dela, o usuário pode fazer desenhos diretamente na tela e até mesmo escrever à mão.
Quem nunca usou uma caneta stylus pode achar estranho no começo, mas depois que se acostuma, se torna difícil ficar sem o acessório. Então, é possível considerar a S Pen um dos pontos positivos.
4) Outros pontos positivos

Além dos tópicos anteriores, o Galaxy Note 4 apresenta outras vantagens. Sua câmera traseira possui 16 megapixels, estabilização óptica de imagem e uma lente com abertura f/2.2. Atualmente existem aparelhos com câmeras melhores, mas a que o Note 4 oferece é boa para a maioria dos usuários.
A bateria também é um ponto que podemos considerar a favor. Com 3.220 mAh, o componente deve atender à maioria dos usuários. É bastante provável que o usuário consiga chegar ao fim do dia com uma certa porcentagem de carga.
PONTOS NEGATIVOS
1) Não recebe mais atualizações

O Galaxy Note 4 chegou ao mercado com o Android 4.4.4 KitKat. Ele recebeu atualizações até o Android 6.0.1 Marshmallow, mas seu ciclo de updates terminou aí, já que o Android 7.0 Nougat não será liberado para o Note 4.
Assim, se você faz questão de sempre usar a versão mais atualizada do Android, o Galaxy Note 4 já não a melhor opção.
2) Possíveis marcas de uso
Antes de comprar qualquer aparelho usado é preciso checar se ele tem muitas marcas de uso. Veja se ele possui arranhões muito aparentes ou mesmo trincados na tela. Em caso positivo, é melhor não investir. No entanto, se o estado de conservação estiver bom, fica a critério do comprador decidir se vale a pena investir em um Galaxy Note 4 usado.