Internet

08/03/2017 08h57 - Atualizado em 08/03/2017 15h51

Dia Internacional da Mulher ganha Doodle e 24h de Facebook Live

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Nesta quarta-feira, 8 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data que marca protestos de mulheres em busca de melhores condições de vida e de trabalho é o tema do Doodle do Google de hoje, que relembra desenhos dos anos anteriores. Na página principal do site de pesquisas mulheres em diferentes atividades e profissões passam na tela em forma de slide. No Facebook, a rede social reservou 24 horas de vídeos ao vivo com personalidades.

App do Google notifica quando há novos Doodles; veja como ser avisado

Como em uma verdadeira história, o Doodle começa com uma avó lendo um livro para uma menina. A partir de então, o buscador retrata treze mulheres pioneiras, com nomes conhecidos ou não, exercendo diferentes papéis. Segundo a gigante de Internet, as imagens são de Doodles individuais exibidos em anos anteriores em seus países de origem e que agora estão disponíveis para todos.

Doodle faz homenagem a mulheres de todo o mundo (Foto: Divulgação/Google)Doodle faz homenagem a mulheres de todo o mundo (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

“Embora algumas das mulheres apresentadas no Doodle de hoje não sejam nomes familiares, cada uma deixou uma marca da sua maneira. Elas perseguiram uma série de profissões e paixões e aclamaram diversas origens e países”, afirma o Google, em comunicado.

Entre as mulheres homenageadas, estão a pintora mexicana Frida Kahlo, a astronauta americana Sally Ride e a advogada coreana Lee Tai-young. Pioneiras do jornalismo, aviação, arquitetura, comunicação, esportes e ciências exatas também representam todas as partes do mundo.

O Dia da Mulher

Dia Internacional da Mulher marca luta a favor dos direitos iguais (Foto: Divulgação/Google)Dia Internacional da Mulher marca luta a favor dos direitos iguais (Foto: Divulgação/Google)

A celebração nesta data teve início em 1908 em Nova York, nos Estados Unidos, quando um grupo de mulheres se reuniu para exigir melhores condições de trabalho e direito ao voto. Nos anos seguintes, ocorreram manifestações na Alemanha, Áustria-Hungria, Dinamarca e Suíça.

Um dos episódios mais marcantes, lembrados até hoje, antes da data ser de fato dedicada às mulheres, foi uma tragédia marcou a história de Nova York em 25 de março de 1911. Um incêndio matou 146 trabalhadoras da fábrica Triangle Shirtwaist, sendo a grande maioria mulheres e costureiras. 

Após décadas com protestos menores, a data voltou a ganhar força durante o movimento feminista em 1960. Em 1977, o hoje celebrado na data de 8 de março foi reconhecido oficialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional da Mulher. 

Ilustrações reúnem Doodles individuais exibidos em anos anteriores (Foto: Divulgação/Google)Ilustrações reúnem Doodles individuais exibidos em anos anteriores (Foto: Divulgação/Google)

Doodles anteriores

Nos últimos cinco anos, o Google comemorou a data no Brasil com Doodles em forma de vídeo e representando mulheres de todas as raças, nacionalidades e culturas. Em 2016, a homenagem ganhou a hashtag #UmDiaEuVou para incentivar que mulheres compartilhem seus sonhos.

Entre os anods de 2012 a 2015, o Google celebrou o dia 8 de março com ilustrações de figuras femininas em diferentes áreas profissionais, com saudações em vários idiomas, rostos de mulheres formando a palavra “Google” e uma ilustração representando o sexo feminino.

Facebook também faz homenagem

Além do Google, o Facebook também homenageia as mulheres no Dia Internacional com o programa #ElaFazHistória, que promete incentivar o empreendedorismo feminino. Para celebrar a data, a rede social está fazendo transmissões ao vivo em todo o mundo com figuras públicas, porta-vozes de ONGs e empresárias que compartilham experiências, além de discutir a liderança feminina nos negócios.

No Brasil, a programação conta com a participação de dez representantes, entre elas as cantoras Gaby Amarantos e Preta Gil, a ONG Think Olga e a desenvolvedora Camila Achutti. As transmissões serão feitas de 11h30 às 17h (shemeansbusiness.fb.com).

Conheça a história dos Doodles do Google


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares