Celular

10/03/2017 06h00 - Atualizado em 10/03/2017 15h10

Moto G5 ou Zenfone 3? Compare preços e especificações dos celulares

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Moto G5 foi anunciado pela Motorola durante a MWC 2017, no final de fevereiro, e desembarcou no Brasil na última terça-feira (7), pelo preço de R$ 999. Com ficha técnica atualizada e design premium, o novo membro da linha G entra na briga pela preferência do consumidor e enfrenta concorrentes do segmento de celulares intermediários, como o Zenfone 3, da Asus, que custa a partir de R$ 1.499.

Status do WhatsApp voltou, mas com outro nome; saiba como usar

Na análise a seguir, comparamos as especificações de ambos os smartphones para ajudar você a decidir qual dos modelos atende melhor às suas necessidades. Descubra se vale a pena comprar o Moto G de quinta geração ou se é o Zenfone 3 que merece seu investimento.

Moto G5 e Zenfone 3: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)Moto G5 e Zenfone 3: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Tela

O Moto G5 tem tela de 5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), o que resulta em uma densidade de pixels de 441 ppi. O painel tem tecnologia IPS LCD, oferecendo ao usuário um maior ângulo de visão, além de ser ideal para exibir imagens em movimento. O celular da Motorola conta ainda com a proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões.

O Zenfone 3 pode ser encontrado em dois modelos, com tamanhos de tela diferentes: 5,2'' e 5,5''. Ambos têm resolução Full HD e tecnologia IPS, assim como o Moto G5. O celular da Asus conta ainda conta com vidro 2.5D, que confere uma pequena curvatura nas bordas da tela.


Teoricamente, a diferença entre o tamanho dos displays desfavorece o Zenfone 3, uma vez que a densidade de pixels diminui nesses telefones, proporcionando imagens menos nítidas. Ainda assim, é possível que os usuários não percebam essa diferença na prática.

Câmera

O Moto G5 tem câmera traseira de 13 megapixels com flash LED, detecção de face e autofoco, além de uma lente com abertura f/2.0. Já o Zenfone traz câmera principal de 16 MP com flash LED duplo, autofoco a laser e abertura de lente f/2.0.

A Motorola e a Asus investiram em recursos interessantes para fotos e vídeos. O Moto G5 traz zoom digital de 8x, reconhecimento de códigos de barra e QR, HDR e filmagens em 1080p a 30 quadros por segundo (fps), entre outras funções. Já o Zenfone 3 oferece funcionalidades como o modo noturno, HDR, modo de profundidade de campo e gravação em 4K a 30fps.



A câmera frontal do Moto G5 tem 5 MP e usa uma lente de ângulo aberto com abertura f/2.2. Ela também oferece os mesmos recursos da câmera traseira, porém, o seu flash é na própria tela. Além disso, o software da câmera oferece um modo de embelezamento para melhorar suas selfies e filma em Full HD a 30 quadros por segundo.

O Zenfone 3 tem sensor frontal de 8 MP e abertura de lente f/2.0, o que deve resultar em fotos melhores em ambientes escuros. A câmera também conta com o modo de embelezamento, além permitir a criação de GIFs animado diretamente da câmera. A gravação de vídeos é Full HD a 30 quadros por segundo.

Armazenamento

Ambos os smartphones têm 32 GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos via cartão microSD. A diferença é que o Moto G5 suporta um cartão de memória de no máximo 128 GB, enquanto que o Zenfone 3 reconhece até 2 TB. Além disso, o celular da Asus oferece 100 GB no Google Drive por dois anos para que o usuário faça seus backups na nuvem.

Moto G5 Plus já roda o Android 7.0 Nougat (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto G5 Plus já roda o Android 7.0 Nougat (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Processador e memória RAM

O smartphone da Motorola tem processador Snapdragon 430 octa-core de 1,4 GHz. O chip trabalha em conjunto com memória RAM de 2 GB. Já o telefone da Asus conta com uma versão mais avançada do processador, um Snapdragon 625 octa-core de 2,0 GHz, presente também no modelo mais robusto da linha G, o Moto G5 Plus.

Além disso, o Zenfone 3 tem versões com 3 GB ou 4 GB de memória RAM, o que deve proporcionar maior fluidez para reproduzir vídeos e rodar seus aplicativos favoritos.

Comprar Moto G5 ou Moto G5 plus? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Versão do Android

Por ser um celular mais recente, o Moto G5 sai de fábrica com o Android 7.0 Nougat, ou seja, a última versão do sistema disponibilizada pelo Google. Além disso, a Motorola conta com um Android praticamente puro, sem grandes alterações na interface e adição de apps da fabricante.

Zenfone 3 marca 3 (Foto: Ana Marques/TechTudo)Zenfone 3 tem interface modificada: a ZenUI 3.0 (Foto: Ana Marques/TechTudo)


O Zenfone 3 roda o Android 6.0 Marshmallow de fábrica, com atualização garantida para o Android N. Entretanto, diferentemente da Motorola, a taiwanesa Asus faz grandes modificações na interface do sistema, utilizando a ZenUI 3.0.

Preço e custo-benefício

O Zenfone 3 com tela de 5,2 polegadas e memória RAM de 3 GB tem preço sugerido de R$ 1.499. Trata-se de uma diferença de R$ 500 em relação ao celular da Motorola com tela de 5'' e 2 GB de RAM. A partir dessas considerações, os usuários que preferirem tela maior devem encontrar no Zenfone 3 uma boa opção. Seu processador mais moderno também deve ser um ponto a favor na hora da escolha. O Moto G5 é indicado para usuários menos exigentes, que queiram investir até R$ 1 mil em um smartphone com Android "puro".

Se você não quer abrir mão da experiência de uma interface sem modificações, mas ainda pretende ter um smartphone com ficha técnica mais potente, pode procurar pela versão mais robusta do G5, o Moto G5 Plus, também disponível por R$ 1.499. Outra alternativa de celular com especificações semelhantes é o Galaxy J7 Prime, da Samsung.

Tabela Comparativa entre Moto G5 e Zenfone 3 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa entre Moto G5 e Zenfone 3 (Foto: Arte/TechTudo)


EspecificaçõesMoto G5Zenfone 3 (Com tela de 5,2'')
 Preço R$ 999 R$ 1.499 
 Tela 5" 5,2"
 Resolução 1920 x 1080 pixels1920 x 1080 pixels 
 Processador Snapdragon 430 octa-core de 1,4 GHz Snapdragon 625 octa-core de 2,0 GHz
 Memória RAM 2 GB 3 GB
 Sistema Operacional Android 7.0 NougatAndroid 6.0 Marshmallow (com atualização para o Android 7.0 Nougat) 
 Memória interna 32 GB32 GB
 Bateria 2.800 mAh 2.650 mAh
 Câmera traseira  13 MP 16 MP
 Câmera frontal 5 MP 8 MP


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fillipe Ramos
    2017-03-10T10:03:10  

    gostaria de saber onde tem um zenfone 3 de 4gb de ram por esse preço? R$1499,00 ?

    recentes

    populares

    • Fillipe Ramos
      2017-03-10T10:03:10  

      Esse é o preço com 3gb. Só prestar atenção, que dá pra entender.

    recentes

    populares

    • Fillipe Ramos
      2017-03-10T10:03:10  

      na fast e kabum tão com esse preço o de 3 gb R$ 1.479,97

  • Murilo M
    2017-03-10T21:55:32  

    E eu aqui, que comprei meu motorola e com dois meses de uso já foi duas vezes pra assistência técnica. Mas só trocou o touch screen, a bateria e o sistema de refrigeração. Duas veze só com dois meses de uso. Não vejo a hora de comprar outro motorola.

    recentes

    populares

    • Murilo M
      2017-03-10T21:55:32  

      pois é cara o meu tb está com o problema da tela que fica tocando sozinho, deve ser o diferencial da marca, tb não vejo a hora de trocar para pegar um modelo com tela maluca versão 2017

    recentes

    populares

    • Murilo M
      2017-03-10T21:55:32  

      Meu Motorola também tá dando uns problemas no touch, as vezes não dá pra tocar na tela e fica tocando sozinho...

  • Reinaldo Filho
    2017-03-10T17:41:44

    Nessa faixa de preço não tem nem o que discutir, Redmi 4S humilha, para ser bem sincero, peguei um Mi5s na promoção, taxa de 288, total de 970 reais e espanca até o Galaxy S7.

  • Leandro
    2017-03-10T17:08:28  

    Se esqueceu de falar da bateria, compare 2.800 mAh para 1.4GHz, 2650 mAh para 2.0 GHz, motorola vai ser 40% mais eficiente, fora os vários relatos de zen fone não liga, não reconhece chip, não funciona microfone, tem Motorola com problemas câmera frontal, minha escolha é Motorola ou Nokia

    recentes

    populares

    • Leandro
      2017-03-10T17:08:28  

      Eficiência é calculada com base no quanto se gasta pelo quanto possui, ou seja, uma bateria de capacidade menor pode obter a mesma eficiência de uma maior.

    recentes

    populares

    • Leandro
      2017-03-10T17:08:28  

      A Bateria do zenfone 3 é de 3000 mAh, com carregamento rapido. Entre as duas prefiro a asus.

  • Inveja Mata
    2017-03-11T09:19:05  

    Tenho um galaxy pocked de 2 polegadas, não troco por nada, faz até ligação, alias é pra isso que se chamamos de telefone né.

    recentes

    populares

    • Inveja Mata
      2017-03-11T09:19:05  

      nao!

    recentes

    populares

    • Inveja Mata
      2017-03-11T09:19:05  

      Estamos falando de smartphones não telefones

  • Messer
    2017-03-11T10:44:50  

    Amigos, Estas comparações de preço, modelos, espaço, potência de processador e câmeras porque no final de tudo estes Smartphones que ultrapassam preços justos vão vender igual água. Agora se vc quer comprar Moto G4 normal ou o Plus dá um pulinho na OLX, vai geral vender o G4 pra comprar iPhone ou G5 ou G5 Plus. A cara do Brasil é essa...compra quem é seduzido e quer competir com os coleguinhas ou Fica ralando o ano todo, vende férias(para os empregados atualmente) para entrar pro time da moda de celulares recém lançados.

    recentes

    populares

    • Messer
      2017-03-11T10:44:50  

      Na verdade a comparação correta deveria ser entre o G5 X Zenfone 3 Max e outra comparação entre o G5 Plus X Zenfone 3. Os celulares da Motorola são excelentes, mas o Zenfone 3 tem uma série de diferenças, personalizações e reconhecimentos distintos, que fica muito difícil acabar comparando a linha G com o Zenfone 3. No momento a única linha da Motorola no mercado nacional que pode concorrer é a linha Z.

  • Cleber Gimenes
    2017-03-10T19:53:56  

    oxente oxente eu comprei um mooottttooo g ciiiinnncccoo na loja eu posssooo meus amigos da roça vão morrer de inveja...comprei na loja em 24x vou para poquinho por mês não vai faltar dinheiro pra comprar minha farinha pra misturar com ovo e arroz....vou tirar várias selfis andando com a minha barra forte hein....

    recentes

    populares

    • Cleber Gimenes
      2017-03-10T19:53:56  

      vixi ó as idéia. kkkkkkkk

  • Luís Camargo
    2017-03-12T12:33:27

    Para comparar esse moto g5 normal com um zenfone tem que ser contra o zenfone 3 maxx, o g5 plus sim tem que ser comparado direto com o zf3

  • Vinícius Monteiro
    2017-03-12T10:25:10

    A Motorola deveria ter vergonha de por um processador desse nível em um aparelho de R$ 1,000.

  • JONATHAN CARVALHO
    2017-03-10T12:58:57  

    Moto g5 4GB de Memória onde isso ??? vocês trabalham com peixe ?

    recentes

    populares

    • JONATHAN CARVALHO
      2017-03-10T12:58:57  

      Mais um analfabeto funcional, sabe ler mais não sabe interpretar, leia direito.

    recentes

    populares

    • JONATHAN CARVALHO
      2017-03-10T12:58:57  

      amigo eu comentei 4gb de ram pois era essa a informação da noticia... se não estava no momento me desculpe mais comente sobre aquilo que tem certeza

  • Emerson Lopes
    2017-03-11T10:26:16

    A5 2017 é bem melhor que esses dois.... acho que o A5 2016 tbm...

  • Humberto
    2017-03-11T06:41:00  

    Matéria não está sendo justa, pois é claro que o ZENFONE 3 e muito melhor que o moto g5, alcançam públicos alvos diferentes, moto g5 é um aparelho de entrada, pesquisem pelo moto g5 plus, esse sim bate de frente com o ZENFONE 3, o g5 comum foi feito pra concorrer com o ZENFONE 3 Max, embora tenham nomes parecidos são propostas totalmente diferentes.

    recentes

    populares

    • Humberto
      2017-03-11T06:41:00  

      Mesma coisa o Zenfone 3 que tem seu modelo de entrada que vc encontra por 899,00 e mesmo esse bate as configurações do G5

  • Ronaldo Coletti
    2017-03-11T09:13:21

    Smartphone Motorola Moto G5 XT1672 Platinum com 32GB, Tela de 5'', Dual Chip, Android 7.0, 4G, Câmera 13MP, Processador Octa-Core e 2GB de RAM R$ 999,00 sendo o salario minimo de R$ 937,00 o numero de desempregados no Brasil 11 Milhões de pessoas

  • Paulo Simoes
    2017-03-11T08:53:25

    O que o iPhone tem que o G5 não tem?

  • Carlos Carneiro
    2017-03-11T08:45:59

    Eu tenho o zenfone 3 5.5 64 memória. E excelente em tudo. Top. Super satisfeito.

  • Ronaldo Coletti
    2017-03-11T00:26:46

    querro ver as lojas vederem so 999 usso preço de venda da motorola nas lojas vai ser o preço do zendafone 3 so esperar e ver

  • Fernandos Chagas
    2017-03-10T23:50:17

    na verdade eu já pedi um moto g 5, mas sinceramente pelos comentários , acho que vou receber outro ferro de passar roupa, o bicho pra queimar a orelha da gente vixi

  • Palmeiraségigante
    2017-03-10T22:45:55

    NADA MUDA SEMPRE O MSM DO MSM

  • Jefferson Sobrinho
    2017-03-10T11:27:53  

    os celulares da Asus tem boas especificações bons preços, mas são muuuuuito ruim, dão muito defeito. possui um zenfone 5 deu problema tive que enviar para assistencia, depois comprei um zenfone 2 32g deu problema tambem enviei pra assistencia seis meses depois voltou a apresentar o mesmo problema. não vale a pena comprar o smartphone da asus.

    recentes

    populares

    • Jefferson Sobrinho
      2017-03-10T11:27:53  

      tambem tinha um zenfone selfie, super aquecia e reiniciava sozinho do nada.

    recentes

    populares

    • Jefferson Sobrinho
      2017-03-10T11:27:53  

      Tenho um Z5 fazem 2 anos e nunca deu problema também

  • Welton Barros
    2017-03-10T18:14:55

    sou mais o ZUK Z2 ou MI5 ou MI5S ou MI5S PLUS ou LE MAX 2 ou LE PRO 3...

  • Bruno Santos
    2017-03-10T18:02:49

    Mai uma comparação idiota do tech tudo!!! Faça com o G5 Plus!!

  • Marco Rodrigues
    2017-03-10T17:33:50

    Motorola nem tão cedo . O G4 Play com 4 dias o microfone não funciona mais , ou seja paguei e fiquei sem o aparelho . Meu filho tem o G4 Plus e está cheio de Bugs, nem levo pra autorizada pq eles só atualizam e dizem que está bom. Comprei um Galaxy S7 que está perfeito com 8 meses

  • Maik Alessandher
    2017-03-10T13:55:44

    varias informações erradas! Zenfone 3 na minha opnião é melhor e mais bonito.

  • André
    2017-03-10T11:27:36  

    Cara , não tem base....que fez essa matéria foi uma criança de 7 ou 8 anos de idade......cheio de dados errados, principalmente em relação ao zenfone.....

    recentes

    populares

    • André
      2017-03-10T11:27:36  

      Se é loko André. Que 7 ou 8 anos, deve ter 3 ou 4. Kkkkk. Esses estagiários que fazem o site, não sabem de nada, colocam dados que não existem e as vezes, colocam o ponto de vista deles, o que realmente tira todo o credito. Zenfone 3 é infinitamente superior ao moto G e ponto.

  • Thiago 2
    2017-03-10T12:43:00

    Algo de errado não esta certo nessa matéria.