A Apple parece está trabalhando em uma linha de fone com diversos sensores biométricos, capaz até mesmo de medir os batimentos cardíacos. Pelo menos é o que mostra documentos publicados pelo USPTO, o escritório de patentes dos Estados Unidos, na última semana. Ao todo foram três pedidos de patentes para um fone que traz uma forma curiosa de trabalhar: para os sensores funcionarem é preciso que o acessório esteja encostado em uma parte da orelha conhecida como tragus.
Apple lança no Brasil os AirPods, fones de ouvido sem fio para iPhone
A patente revela que os fones utilizam o sensor de fotopletismograma, também conhecido como PPG. O sensor é o mesmo usado no Apple Watch para medir a frequência cardíaca através do contato com o pulso.

Quando o sensor entra em contato com o ouvido do usuário ele reflete uma luz na pele e assim, consegue medir a profusão do sangue. Além da frequência cardíaca, o acessório teria a capacidade de medir a temperatura e até mesmo o consumo de oxigênio, se tornando assim um ótimo aliado no monitoramento das condições físicas na prática esportiva.

Outra tecnologia utilizada nos modelos de fones é uma espécie de cancelamento de ruído seletivo. O usuário poderia optar por ter o cancelamento de ruído total ou escutar o som ambiente simultâneo, se assim desejar. Assim ele poderia se manter atento também ao trânsito, por exemplo.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Não é a primeira vez que surgem informações sobre sensores biométricos em fones da Apple. Desde 2007, data do lançamento do primeiro iPhone, a empresa vem trabalhando em modelos com esta característica. Porém a tecnologia ainda não chegou nos produtos vendidos comercialmente.
Será que estamos mais perto de ver um fone da Apple capaz de medir os batimentos cardíacos? A empresa ainda não confirmou nada a respeito.
Via Pocket-Link e Patently Apple
Fone de ouvido bluetooth: qual o melhor custo/benefício? Comente no Fórum do TechTudo