Internet

22/03/2017 15h54 - Atualizado em 22/03/2017 19h49

Waze Carpool: serviço de carona vai chegar ao Brasil mas 'não é Uber'

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Waze Carpool vai chegar ao Brasil em breve. A novidade trata-se de um serviço de carona para cobrir os custos dos motoristas com combustível. A ideia é que os usuários economizem dinheiro e tempo ao compartilhar um carro, além de reduzir o número de automóveis nas ruas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) durante o "Google for Brasil". Di-Ann Eisnor, diretora do Waze, acredita que apesar de não ser um rival direto do Uber e do Cabify, o Waze Carpool tende a ser mais barato. O que pode impactar o consumo de corridas e viagens com carros particulares e táxis que trabalham com o lucro dos motoristas e também da plataforma.

UberSELECT: como pedir um carro na nova modalidade do Uber

Waze traz ao Brasil o serviço de caronas Carpool  (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Waze traz ao Brasil o serviço de caronas Carpool (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Segundo Eisnor, o Carpool não implica lucro e cobre apenas os gastos com combustível, sem envolver outras despesas. “Não é Uber, não é táxi e você não precisa ser motorista profissional. Isso vai ajudar o trânsito”, explicou. A equipe, porém, ainda estuda a melhor forma de cobrar pelo serviço dentro da plataforma e quais preços serão cobrados para quem pegar a carona.

Di-Ann Eisnor, executiva do Waze, apresenta Carpool em evento do Google  (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Di-Ann Eisnor, executiva do Waze, apresenta Carpool em evento do Google (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

O funcionamento do Carpool também é diferente, e se baseia nos endereços da casa e do trabalho das pessoas. O aplicativo vai identificar motoristas e passageiros com trajetos parecidos, combinando possíveis parceiros de carona em uma mesma rede local. Segundo a representante do Waze, a chegada do serviço ao país foi possibilitada pelo grande volume de usuários brasileiros, sendo São Paulo a cidade com maior quantidade de Wazers em todo o mundo.

Carpool, do Waze, chega ao Brasil (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Carpool, do Waze, chega ao Brasil (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

A executiva também revelou que o maior desafio do Waze até agora foi preparar o Rio de Janeiro para os jogos Olímpicos de 2016 em parceria com a Prefeitura, o que ajudou a reduzir o trânsito em 27%. Os novos desafios, porém, envolvem modelos de transporte transformadores e carros com tecnologias inovadoras que mudam as rotinas de trânsito nas cidades. “Nossa missão é salvar pelo menos cinco minutos para cada motorista todos os dias”, encerrou.

Colaborou Melissa Cruz*

*A jornalista viajou a convite do Google

Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gigio Teste
    2017-04-28T15:39:45

    e quem vai cobrir os gastos de manutenção do carro? Carro não é somente gasolina, mais uma empresa a explorar o pobre do motorista.

  • Gesley Rodrigues
    2017-03-22T17:52:03  

    boa ideia ate perceber que estamos no brasil e isso ai vai ser usado pra um mal maior.

    recentes

    populares

    • Gesley Rodrigues
      2017-03-22T17:52:03  

      Gesley Rodrigues, se formos pensar que tudo pode ser usado para o mal, não criaremos nada e não sairemos mais de casa!