Celular

05/04/2017 07h00 - Atualizado em 05/04/2017 09h09

Galaxy S8 tem brecha que permite acessar telefone usando uma foto do dono

Ana Marques
por
Da redação

O Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus foram anunciados na última semana durante um evento da Samsung em Nova York. Os novos celulares top de linha trazem o reconhecimento facial como um dos métodos para bloqueio de tela. Ao segurar o dispositivo em frente ao rosto, o sistema desbloqueia o acesso à tela inicial. No entanto, a tecnologia apresentou uma brecha, de acordo com o teste feito por um youtuber.

No vídeo publicado, pelo canal Marcianophone, é possível observar o exato momento em que a tela do smartphone é desbloqueada usando somente a foto do dono do celular. Não foi necessário que uma pessoa de verdade estivesse com o dispositivo em mãos. A falha põe em risco todo o conteúdo armazenado no telefone, já que pode ser usada por estranhos para ter acesso a dados pessoais, fotos, mensagens do WhatsApp e muito mais.

Galaxy S8 e S8 Plus: testamos os celulares da Samsung com 'tela infinita'

Assista ao vídeo feito no lançamento do novo Galaxy S8 e conheça mais detalhes sobre a ficha técnica do celular.


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Segurança digital foi justamente um dos assuntos em pauta no lançamento dos novos S8 e S8 Plus. Além do recurso de escaneamento da face, os celulares contam com leitor de impressões digitais e scanner de íris, como o antecessor Galaxy Note 7.

Em nota ao TechTudo, a empresa recomendou o uso da tecnologia apenas como método de "conveniência" para desbloqueio de tela. Apesar de citar o reconhecimento de face como um dos recursos de segurança, a Samsung disse que o usuário deve optar por outras formas de biometria que oferecem maior nível de segurança, como o scanner de íris – similar ao presente no Galaxy Note 7 – e o leitor de impressões digitais.

No vídeo, um celular com a foto do usuário é usado para desbloquear o Galaxy S8 (Foto: Reprodução/Marcianophone)No vídeo, um celular com a foto do usuário é usado para desbloquear o Galaxy S8 (Foto: Reprodução/Marcianophone)

A empresa ressaltou que não é possível usar o reconhecimento de rosto para acessar a Pasta Segura, um ambiente virtual com segurança reforçada dentro de alguns telefones da marca, e para confirmar transações no Samsung Pay, o sistema de pagamento móvel que já opera no Brasil.

Vale lembrar que ainda em 2015, a Microsoft lançou o Windows Hello, um sistema avançado que permite distinguir até mesmo gêmeos idênticos durante o processo de escaneamento de rosto.

Galaxy S8: qual vai ser o preço do celular no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Assad
    2017-04-05T23:44:59  

    teste

    recentes

    populares

    • Paulo Assad
      2017-04-05T23:44:59  

      Galera.. inveja da câncer. Cuidado ahe.

  • Anderson Santos
    2017-04-05T11:27:16  

    sempre teve isso com reconhecimento facial

    recentes

    populares

    • Anderson Santos
      2017-04-05T11:27:16  

      mimimimimimimimi

    recentes

    populares

    • Anderson Santos
      2017-04-05T11:27:16  

      - Vejo invejosos usuários de lerdroid. - Com que frequência? - Todo o tempo.

  • Paulo Assad
    2017-04-05T23:40:55  

    Moderador, cadê os meus comentários????

    recentes

    populares

    • Paulo Assad
      2017-04-05T23:40:55  

      Justo nobilis te bundos

  • Fabio Travassos
    2017-04-05T11:34:19  

    Se não explodir já estamos no lucro!

    recentes

    populares

    • Fabio Travassos
      2017-04-05T11:34:19  

      Sistema falho, hardware falho, sem integração nativa, 90% dos Aplicativos com bugs, aberto pra Vírus, Trojans, corrupção no governo Coreano, Processos por Roubos de Patentes da Apple..... QUE VERGONHA O GALAXY

    recentes

    populares

    • Fabio Travassos
      2017-04-05T11:34:19  

      Inocente........

  • Rafael Silveira
    2017-04-06T08:17:01

    Recurso desnecessário, quase inútil... A Samsung adora colocar essas besteiras emnseu smarts...

  • Thiago Araújo
    2017-04-06T06:38:16

    Há séculos o meu galaxy Note 3 faz isso... Quanta novidade... Um smartphone que faz desbloqueio por scanner de íris e por leitor biométrico e eu vou lá querer usar reconhecimento facial?

  • Paulo Assad
    2017-04-05T23:40:11

    O título da matéria é puro sensacionalismo barato.

  • Sad True
    2017-04-05T21:51:57

    Tudo pode ser fraudado, pirateado ou roubado, são muitas pessoas tentando corromper um sistema enquanto poucas tentam defender, é tudo uma questão de tempo.

  • David Silva
    2017-04-05T19:45:58  

    Primeiro que o desbloqueio facial ja existe há bastante tempo. Segundo que essa falha sempre existiu.

    recentes

    populares

    • David Silva
      2017-04-05T19:45:58  

      Essa Techtudo é maior mode e assopra. Um dia elogia e no outro critica.

  • Edivaldo Carneiro
    2017-04-05T14:19:09  

    A Samsung sendo samsung. Vai morrer sendo...samsung.

    recentes

    populares

    • Edivaldo Carneiro
      2017-04-05T14:19:09  

      Mas até lá já vai ter visto a Apple pedir concordata.

    recentes

    populares

    • Edivaldo Carneiro
      2017-04-05T14:19:09  

      A Apple tem em caixa 246 bilhões de Dólares, acho que dá pra se manter um tempinho ainda. Pesquisa "Apple cash on hand", primeiro resultado, CNBC.

  • Fiscal
    2017-04-05T21:03:10

    Assisti o vídeo, e um demo manipulado, não existe falhas, o reconhecimento facial é 3d e busca ângulos na face, uma mera foto não destrava, essa Ana Marques e é conhecida pelas matérias tendenciosas.

  • Sincero
    2017-04-05T20:45:36

    Adorei essa função de reconhecimento facial de foto 3x4

  • Edivaldo Carneiro
    2017-04-05T14:18:00  

    A Samsung sendo Samsung. Vai morrer sendo Samsung.

    recentes

    populares

    • Edivaldo Carneiro
      2017-04-05T14:18:00  

      E vendo a Apple falir após perder mercado a cada ano.

    recentes

    populares

    • Edivaldo Carneiro
      2017-04-05T14:18:00  

      É David, ainda bem que existe a internet pra você, deve ser difícil alguém ouvir suas opiniões.

  • Rafael Soares
    2017-04-05T19:27:51

    Valeu Semsunga!!

  • Cara Palida
    2017-04-05T18:45:12

    Kkkkkkkk a cara dos celulares da samsung!!

  • Leandro Graca
    2017-04-05T18:36:05

    A escolha sempre será: IPhone ou Smatphones? Digo isso pq IPhone não pode estar na mesma "categoria" dos demais. São até bonitinhos, mas o valor pago é do tamanho dos problemas que sempre apresentam os aparelhos que rodam o Android.

  • Marcos Vinicios
    2017-04-05T13:08:22  

    Daqui a pouco, vocês publicam uma matéria dizendo que o desbloqueio por deslize da tela também é uma falha...

    recentes

    populares

    • Marcos Vinicios
      2017-04-05T13:08:22  

      Sistema falho, hardware falho, sem integração nativa, 90% dos Aplicativos com bugs, aberto pra Vírus, Trojans, corrupção no governo Coreano, Processos por Roubos de Patentes da Apple..... QUE VERGONHA O GALAXY.

    recentes

    populares

    • Marcos Vinicios
      2017-04-05T13:08:22  

      Com certeza. Acredito que nenhum método é 100% seguro. Vai de cada um o que achar mais conveniente e pratico. Pra mim o da impressão digital é o que mais agrada. Pra você pode ser o de leitor de Iris. Pra outros o desenho na tela. São todos camadas de segurança validas.

  • Sérgio Silva
    2017-04-05T15:17:13  

    Se começar a explodir me avisem, minha sogra esta precisando de um telefone novo.

    recentes

    populares

    • Sérgio Silva
      2017-04-05T15:17:13  

      kkkkkkk boa, bosta de samsung

  • Carlos Silva
    2017-04-05T12:08:31  

    Isso é uma falha deste tipo de segurança que ocorre com todos os celulares com este dispositivo. Por isso ele tem também o reconhecimento de Iris que também corre o risco de apresentar a mesma falha. No fim das contas, só servem mesmo pra gastar bateria. Ainda confio mais no bom e velho desenho na tela ou na senha.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2017-04-05T12:08:31  

      Iris é o método mais seguro, muito acima da biometria. Não fala o que não sabe por favor!

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2017-04-05T12:08:31  

      Só pra constar, reconhecimento da iris também é um tipo de biometria, mas indo ao que interessa, a primeira questão é que estamos falando de um dispositivo que analisa sua face e se bater com o que tem no banco de dados dele, ele deixa passar. Por isso que ele liberou o acesso ao escanear uma foto do proprietário. O que garante que uma foto em alta resolução do seu olho não libere o acesso também? Lembre-se que estamos falando de uma tecnologia de liberação de acesso de celulares e não um dispositivo de segurança de uma área supersecreta da NASA. Não espere o mesmo tipo de tecnologia.

  • Bernardo Amaral
    2017-04-05T14:11:22

    TEM 4 TIPOS DE DESBLOQUEIO: ÍRIS, FACE, BIOMETRIA E SENHA. SCANNER DE ÍRIS É INVIOLÁVEL.