Redes sociais

04/04/2017 07h20 - Atualizado em 19/11/2017 20h10

Gift card do Boticário vira isca em golpe no WhatsApp, alerta PSafe

Ana Marques
por
Da redação

Um novo golpe no WhatsApp está usando um suposto vale-presente (também chamado de gift card) das lojas O Boticário para tentar enganar internautas. Pelo menos 50 mil brasileiros tentaram acessar a oferta num intervalo de cinco dias, de acordo com contagem da empresa de segurança digital PSafe. Esse verdadeiro batalhão de consumidores buscava R$ 500 em suposto desconto nos produtos de beleza.

A tática é a mesma usada em outros golpes no mensageiro. Os links fraudulentos são disseminados por conversas com amigos ou grupos, e induzem as vítimas a realizarem cadastro em sites maliciosos ou baixar aplicativos falsos, que podem conter vírus ou realizar cobranças indevidas.

WhatsApp ‘plus’, ‘desconto’ e outras ameaças: conheça os golpes no app


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ao clicar no endereço indicado pela falsa oferta, a vítima é levada uma página na qual deve responder a três perguntas sobre a marca O Boticário. Em seguida, uma mensagem exibida na tela pede ao usuário para compartilhar o link do cupom com dez amigos ou grupos do WhatsApp, em troca do vale-presente que, obviamente, não existe.

Golpe no WhatsApp usa falsa campanha do Boticário para enganar usuários (Foto: Reprodução/PSafe)Golpe no WhatsApp usa falsa campanha do Boticário para enganar usuários (Foto: Reprodução/PSafe)


Por meio dessa ação, os cibercriminosos conseguem induzir um grande número de pessoas a espalharem o golpe de forma rápida, atingindo cada vez mais usuários.

Golpe no WhatsApp pede para usuário compartilhar link com amigos e grupos (Foto: Reprodução/PSafe)Golpe no WhatsApp pede para usuário compartilhar link com amigos e grupos (Foto: Reprodução/PSafe)

Por último, a vítima é direcionada a sites maliciosos, que podem roubar seus dados e fazer cobranças indevidas. Em alguns casos, a ameaça leva o usuário a baixar apps falsos, que podem conter vírus.

Procurada pelo TechTudo, a empresa O Boticário não se manifestou sobre o falso vale-presente.

Para fugir de ataques semelhantes, o indicado é checar a origem de supostas promoções no site oficial (ou em redes sociais verificadas) de cada marca. Além disso, evite clicar em links hospedados em domínios desconhecidos, mesmo quando recebidos em mensagens de amigos e parentes. Caso queira uma maior proteção, instale um antivírus no seu celular, e nunca insira senhas e dados pessoais em sites cujo endereço (URL) você não conheça.

O tema também foi abordado na coluna CBN Tecnologia da Informação, da rádio CBN, com comentários do editor de Celulares e Tablets do TechTudo, Thássius Veloso. Ouça o boletim:

Golpistas usam WhatsApp para enganar usuário

Assista ao vídeo abaixo e aprenda a eliminar todos os vírus de seu celular.


Como baixar vídeos no celular para compartilhar no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vagner Santana
    2017-05-16T22:43:50

    noticia velha ja deu né

  • Flávia Oliveira
    2017-04-07T22:32:27

    Povinho burro.

  • Pedro Cabral
    2017-04-04T10:19:43  

    Atinge quem é b.u-r-r.o apenas.

    recentes

    populares

    • Pedro Cabral
      2017-04-04T10:19:43  

      Burro é você que não soube interpretar o que eu disse.

    recentes

    populares

    • Pedro Cabral
      2017-04-04T10:19:43  

      Toma jaime kkk

  • Sergio Silva
    2017-04-05T09:19:43

    Sequer o português da mensagem está correto! Só cai quem é muito trouxa e ganancioso!

  • Luiz Carlos
    2017-04-05T00:23:26  

    Um povo que colocou uma quadrilha de bandidos para governar o país por mais de 12 anos é capaz de coisas espantosas...A criatividade criminosa é infinita.....

    recentes

    populares

    • Luiz Carlos
      2017-04-05T00:23:26  

      E os que tiraram a quadrilha e colocaram uma pior? São capazes de escrever cada coisa.

  • Antonio Caser
    2017-04-05T08:03:53  

    Para começar, essa empresa de "segurança" PSafe não é confiável e não é nada seguro no que ela produz, é disseminadora de pragas pela internet, todos os computadores que tem esse aplicativo instalado estão altamente infectados, pois esse PSafe não é instalado livremente, mas entra pelas portas do fundo, sendo instalado em segundo plano pelos MALDITOS instaladores ...

    recentes

    populares

    • Antonio Caser
      2017-04-05T08:03:53  

      Uso o PSafe em todos os dispositivos e sempre tive bons feedbacks dela. Até o momento só tenho a elogiar.

  • Givago Santos
    2017-04-05T08:14:49

    sempre que caio no golpe do Gemido do whatsapp vejo que os golpistas não me pegam fácil!

  • Carlos Eduardo
    2017-04-05T08:02:11

    6x1

  • Sil Lara
    2017-04-05T08:00:22

    Se você prestou atenção às aulas de Português, já sai ileso desta.

  • Eduardo
    2017-04-04T16:17:22  

    Nada neste pais é de graça.

    recentes

    populares

    • Eduardo
      2017-04-04T16:17:22  

      Na vida nada é de graça, tudo tem seu preço!

  • Wenderson Santos
    2017-04-04T13:17:20  

    só as biatas desempregadas que cai neste golpe...tiazonas da net

    recentes

    populares

    • Wenderson Santos
      2017-04-04T13:17:20  

      vai. clica lá

    recentes

    populares

    • Wenderson Santos
      2017-04-04T13:17:20  

      Aqui só tem Gênio!

  • Nelio Junior
    2017-04-04T14:59:57  

    SÓ VACILÃO MESMO QUE ENTRA NUMA ROUBADA DESSA!!! É MOLE?

    recentes

    populares

    • Nelio Junior
      2017-04-04T14:59:57  

      Nelio Junior, falou o ser supremo1

  • Mano Loko
    2017-04-04T17:12:36  

    temgenteburranessebrasil

    recentes

    populares

    • Mano Loko
      2017-04-04T17:12:36  

      Mano.....não ofenda os burros!...............kkkkk

    recentes

    populares

    • Mano Loko
      2017-04-04T17:12:36  

      Mano tonto

  • Rinaldo Vieira
    2017-04-04T21:36:45

    em um país que acredita em politico e votam vcs querem o que?

  • Luiz Júnior
    2017-04-04T21:27:27

    Jesúiss, e tem gente burra pra cair nessa história? Vale desconto de R$500 numa loja onde nada custa mais que R$100? kkkkkkkkkkkk Isso que dá ficar vendo novela e BBB

  • Wilso Santos
    2017-04-04T18:09:44

    será que tem gente que ainda pensa que as coisas vem tao facil e de graça assim pela internet? eu tenho recebido tantos vales presentes no meu email.

  • Vicente Neto
    2017-04-04T16:57:32

    esse whatsapp é a maior fria do mundo

  • Reinaldo Soares
    2017-04-04T16:35:01

    pior é que tem gente que cai.. maldita inclusão digital

  • Paulo Bouhid
    2017-04-04T14:01:50  

    "O Boticário ESTÃO dando...". Só cai quem for muito idiota!!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Bouhid
      2017-04-04T14:01:50  

      KKKKKK;.............Nem a avon da de graça, imagina o boticario

    recentes

    populares

    • Paulo Bouhid
      2017-04-04T14:01:50  

      Nessa da pra ver nitidamente o erro e a fraude

  • Carol Amora
    2017-04-04T16:25:54

    Posso dizer uma coisa, me achava muito inteligente nessa questão de não cair em qualquer propaganda de vírus barato. Porém, a poucos dias, recebi pelo messeger do Facebook, uma mensagem de uma amiga, ela estava escrita exatamente do jeito que costumávamos conversar. Nessa mensagem, ela pedia para que eu a ajudasse em uma promoção, coisa de face mesmo, com sorteio de brindes de uma determinada loja que a gente seguia... Adivinhem, era um vírus! Graças a Deus o antiviru s funcionou, mas mesmo assim, tive que mudar todas as senhas

  • Paulo Setim
    2017-04-04T15:06:15

    Só cai aqueles mortos de fome...Pensa que na vida td e de graça.....!!!!!!

  • Adrian Ferrari
    2017-04-04T14:16:21

    Só o pessoal que fica mandando corrente que cai nessa

  • Walter White
    2017-04-04T14:14:33

    Isso que acontece com os Mammons!!!! A Ganância cega, e é nessa hora que você é enganado. Não se engane! Na vida nada vem de graça. Esmola demais, santo desconfia.

  • Inocente Silva
    2017-04-04T13:46:24

    Se não se cadastrou naquele site, então desconfie se receber mensagem dele dizendo que ganhou alguma coisa. Só cai em conto do vigário pessoas gananciosas.

  • Rafael
    2017-04-04T13:26:19

    Quanta Inocência!!!