Celular

18/04/2017 06h00 - Atualizado em 22/11/2017 09h29

Oito recursos que o iPhone 7 tem e que o Galaxy S8 fica devendo

Karen Malek
por
Para o TechTudo

O Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus, novos celulares top de linha da Samsung, possuem ficha técnica de ponta e diversas novidades, como tela infinita e leitor de íris. Os smartphones, por enquanto, competem com o iPhone 7 e iPhone 7 Plus, respectivamente, enquanto os prováveis iPhone 7S ou iPhone 8 não chegam. Eles foram apresentados na noite desta segunda-feira (17), durante um evento em São Paulo, com preço de lançamento a partir de R$ 3.999, mais do que o rival fabricado pela Apple.

Os telefones da Apple, no entanto, se diferenciam por possuírem recursos exclusivos, como o 3D Touch e a memória interna de 256 GB. Veja abaixo quais são as funções do iPhone 7 que o Galaxy S8 não tem, para que você avalie e compare os dois celulares. Vale lembrar que o TechTudo também já listou as dez coisas que o Galaxy S8 tem e que o iPhone 7 não oferece.

Galaxy S8 e S8 Plus: testamos os celulares da Samsung com 'tela infinita'









Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Botão Home físico

A Samsung mudou a proporção da tela com o objetivo de torná-la “infinita”, ocupando a maior parte da frente do telefone, para proporcionar uma melhor experiência em jogos e filmes. Com isso, o botão Home, que normalmente também é usado para leitor de digitais, foi retirado do Galaxy S8, movendo o leitor para a parte traseira do aparelho.

Já o iPhone continua com o botão Home na parte da frente, com o Touch ID, mantendo o mesmo padrão de seus antecessores. A diferença é que 7 e 7 Plus, o botão não é mais físico e conta com um sensor que detecta a presença do dedo e vibra, ou seja, ele não se move mais para dentro quando pressionado.


Botão home do iPhone 7 com sensor de impressão digital (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Botão home do iPhone 7 com sensor de impressão digital (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))iPhone 7 possui botão Home com Touch ID (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

3D Touch

Visando facilitar o acesso rápido a determinadas funções de aplicativos, a Apple implementou o 3D Touch nos iPhones mais recentes. Um painel de pressão com sensores que reconhecem a força pressionada na tela e abre um menu extra ou uma pré-visualização. O celular é capaz de reconhecer, apenas pela pressão, a diferença entre um toque normal ou um toque mais forte para abrir um atalho extra.

A maioria dos aplicativos já possuem suporte ao 3D Touch em seus ícones e também durante o uso, como pré-visualização de imagens ou de links. O Galaxy S8, por sua vez, não possui função semelhante.

Tela do Galaxy S8 Plus tem resolução Quad HD+ e 529 ppi (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) (Foto: Tela do Galaxy S8 Plus tem resolução Quad HD+ e 529 ppi (Foto: Thássius Veloso/TechTudo))Tela do Galaxy S8 não tem sensor de pressão (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Comunicação por FaceTime e iMessage, o “WhatsApp” da Apple

Os iPhones possuem um mensageiro nativo, o iMessage. O aplicativo é um recurso de troca de mensagens entre dispositivos Apple, que precisa de internet para funcionar e envia textos, fotos, vídeos, stickers temáticos, localização e mensagens em grupo. Além disso, ainda possui confirmação de leitura. A função fica embutida no aplicativo mensagens e sua vantagem é a integração entre dispositivos Apple, onde é possível começar uma conversa no iPhone e terminar no Mac.

Seguindo a mesma linha de recursos nativos, o FaceTime é o aplicativo para chamada de vídeo entre dispositivos Apple. O aparelho reconhece os contatos que possuem o aplicativo ativado e, para a realização da chamada, é preciso que os dispositivos estejam conectados à Internet. Assim como o iMessage, é possível fazer uma chamada de vídeo de um iPhone para uma pessoa que esteja no computador Macintosh, por exemplo. Já o Galaxy S8 não possui recursos semelhantes. Como o celular roda Android 7.0 Nougat, é preciso baixar aplicativos nesse estilo na loja oficial.


Câmera dupla com efeito retrato

O Galaxy S8 trouxe uma combinação de hardware e software que promete imagens de altíssima qualidade. Na mesma linha, mirando os usuários que abriram mão de câmeras digitais para usar somente a do celular, a Apple apostou nas câmeras do iPhone: o modelo Plus possui duas câmeras na parte traseira, cada uma com 12 megapixels.

Modo retrato do iPhone 7 Plus  (Foto: Foto: Arte/TechTudo)Modo retrato do iPhone 7 Plus (Foto: Foto: Arte/TechTudo)

Enquanto uma câmera é especializada em fotos de objetos distantes, a outra é para os objetos mais próximos. A da esquerda usa uma lente de angulo aberto, que captura uma área maior ao fotografar. Já a da direita captura uma área menor, mas com a mesma qualidade. Com o sistema de câmera dupla, no iPhone 7 Plus é possível utilizar o zoom óptico sem desfocar a imagem ou reduzir a qualidade.

Há também o modo retrato, que faz aquele famoso efeito de focar o objeto principal e desfocar todo o fundo, como nas câmeras DSLR.

AirDrop

Os iPhones possuem Bluetooth, assim como o Galaxy S8, mas a tecnologia não pode ser usado amplamente para transferir qualquer tipo de arquivo entre celulares, mas apenas para conectar a fones, caixas de som e outros dispositivos sem fio. Como ponto positivo, os usuários Apple possuem o AirDrop, uma função para transferir alguns tipos de arquivos entre dispositivos Apple, como iPhone, iPad e Mac. Essa conexão é feita de maneira mais limitada e não é possível, por exemplo, mandar uma foto de um iPhone para um Android por AirDrop.

Galaxy S8 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Galaxy S8 possui Bluetooth (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Suporte ao Apple Watch

Com a entrada dos relógios inteligentes no mercado, as empresas decidiram investir em seus relógios para que funcionem integrados aos celulares possibilitando melhores experiências aos usuários. A Apple não permite que seu relógio, o Apple Watch, conecte-se a dispositivos de outras fabricantes, incluindo o Galaxy S8, alegando questões de segurança. Sendo assim, passa a ser requisito para ter um Apple Watch também possuir um iPhone.

Áudio estéreo

Apesar de investir em outros aspectos do Galaxy S8, a Samsung optou por manter seu alto-falante mono, com a saída posicionada na parte inferior do aparelho. O iPhone 7, no entanto, possui som estéreo.

Mesmo com a decisão de continuar com a saída para fone de ouvido na parte inferior, o iPhone utiliza a saída superior (onde o usuário põe o ouvido para ligações) para o som estéreo. Assim, o aparelho tende a proporcionar um som mais limpo e de maior qualidade.

iOS 10 já sai instalado no iPhone 7 (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: iOS 10 já sai instalado no iPhone 7 (Foto: Reprodução/TechTudo))iPhone 7 tem áudio stereo (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Memória interna de 256 GB

Mesmo que o Galaxy S8 aceite cartão de memória para expandir a capacidade, e o iPhone não, há quem prefira a segurança de uma memória interna, sem correr os riscos que há nos cartões, que podem ser corrompidos ou queimados. Diante disso, o iPhone conta com diferentes capacidades internas. A maior delas é de 256 GB, suficiente para armazenar vários arquivos e apps.

Vídeo » Aprenda a atualizar o iOS, sistema do iPhone


Comprar o Galaxy S8 ou esperar pelo iPhone 8? Opine no Fórum do TechTudo.