Jogos simuladores

NOTA tt
7.0

Review Ace Combat Assault Horizon

A Namco/Bandai trás mais uma versão do seu famoso simulador, Ace Combat: Assault Horizon. O jogo inova colocando o jogador em diferentes tipos de aeronaves, e apresentando um interessante sistema de combate, veja como ficou

Fernando Cezar
por
em

Nome: Ace Combat Assault Horizon 
Gênero: Simulador
Distribuidora: Namco Bandai (distribuído no Brasil pela NC Games)
Plataformas: PlayStation 3 e Xbox 360

Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)

A Namco/Bandai trás mais uma versão do seu famoso simulador, Ace Combat: Assault Horizon. O jogo inova colocando o jogador em diferentes tipos de aeronaves, e apresentando um interessante sistema de combate, veja como ficou:

O céu é o limite

Simuladores de vôos sempre fizeram muito sucesso nos PCs, e por isso, poucas empresas ousavam desenvolver algo para outras plataformas. A Namco era uma exceção e iniciou a franquia Ace Combat desde o antigo console PS One. Até hoje o game faz sucesso entre os fãs, porém perdeu o titulo de “jogo referência” para a série HAWKS, da Activision.

Por isso, coube a desenvolvedora repensar seus conceitos e buscar a inovação para retomar o gosto popular dos fãs do gênero. Sendo assim, Ace Combat Assault Horizon ousou em levar novos elementos (que serão apresentados ao longo do texto) e por apresentar uma historia que entretém, mas pouco convence.

Isso porque o enredo foca os dias atuais e a expectativa de um conflito mundial diante dos problemas políticos ao redor do mundo. Aliados a esses problemas, o jogador deve ainda combater uma corporação que planeja desenvolver uma arma de destruição em massa.

Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)

Modalidades aéreas

Ace Combat Assault Horizon conta com outros modos de jogo além do modo principal (Modo Campanha). Em Single Player, o jogador pode optar por jogar as missões nas quais foram completadas no modo campanha, já no modo online ele conta com os seguintes modos:

- Capital Conquest – Domine o território inimigo coordenando ataques cooperados com outros jogadores.

- Domination – Todos contra todos

- Deathmatch – Batalhas entre times.

- Mission Co-op – Missões em modo cooperative online.

A variedade de missões online ajuda muito a aumentar a vida útil do jogo, porém, a instabilidade dos servidores deixa a desejar. Por diversar vezes é possível notar uma lentidão no inicio das partidas, além de pequenos travamentos durante o jogo.

Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)

Voando sem brevê

Se você procura em Ace Combat um jogo que simule perfeitamente um vôo em um caça supersônico, é melhor optar por outro titulo. O foco do jogo são os combates e a estratégia em uma batalha aérea, diante disso, a velocidade imposta pelos aviões no jogo não é idêntica a de uma simulação de verdade, como em jogos como Flight Simulator.

Ace Combat: Assault Horizon (Foto: Andriasang)Ace Combat: Assault Horizon (Foto: Andriasang)

E sobre os combates, esses são executados de forma grandiosa. Além de utilizar um sistema de mira que agrada, o jogo reproduz as batalhas aéreas de forma convincentes, fazendo o jogador usar a estratégia para saber qual o melhor momento de atacar ou se proteger para contra atacar.

O jogo conta com um inovador método chamado de CRA, que consiste em “colar” o seu avião com o do seu inimigo, de modo que facilite acertar o alvo mesmo que com manobras evasivas de seu adversário. Entretanto, é preciso manter a mira (que neste modo fica maior que o convencional) e ficar atento aos movimentos para que o alvo não escape.

Uma novidade é que Assault Horizon permite que o jgoador controle outros tipos de aeronaves, como helicópteros e aviões mais lentos, quebrando assim a rotina de guerrilhar com os poderosos caças de guerra.

Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)Ace Combat Assault Horizon (Foto: Divulgação)

Gráficos decepcionantes

Outro grande deslize de Ace Combat é em relação aos gráficos. No jogo anterior, o game reinava no gênero, mas depois que HAWKS foi lançado, não há como negar uma comparação entre os títulos. E nesse quesito, o jogo da Namco perde para seu rival.

As aeronvaes até são bem reproduzidas e detalhadas, tanto nas visões internas (dentro da cabine do piloto) quanto nas visões que mostram o avião por completo, entretanto o ambientes externo é feio e mal acabado. O intuito do game não é forçar o jogador a se manter perto do solo, até para sua segurança, mas não dá para deixar de notar o quanto os elementos que compõe as cidades, fabricas e bases e inimigos são mal desenhados e pixelados. A sensação é de um cenário desenvolvido para consoles como PSOne.

Conclusão

Ace Combat Assault Horizon perdeu o posto de melhor simulador para o seu concorrente HAWKS, mas continua sendo o game que representa melhor uma batalha aérea. Com combates alucinantes e um inovador sistema de mira, o jogo agrada muito mais os fãs do gênero assim do que os aviadores virtuais.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
6
Jogabilidade
7
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Modos online divertidos
  • - Câmeras de pilotagem
  • - Enredo interessante

Contras

  • - Gráficos mal acabados
  • - Jogabilidade confusa
  • - Falta de realidade
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Favero
    2016-03-04T00:44:33

    Hawk é bom porém está muito difícil de jogar pois nunca conecta aos servidores e o máximo que consegue é realizar missões aleatórias, eu já joguei quase todos inclusive fligth simulator e ace ainda é o melhor, não queremos ver as flores nos jardins das casas nem as pedras na areia, queremos boas batalhas e jogabilidade mais realista e dinâmica possível, duvido conseguir duas vezes fazer a mesma manobra na mesma missão....

  • Anderson Silva
    2014-06-13T09:52:52

    HAWK melhor que ACE COMBAT ?? em outra dimensão sim, HAWK tem muito a melhorar.

  • Onmaci
    2013-01-31T21:59:09

    Comparar com HAWK é inevitável, agora, dizer que não supera o HAWK é porque o jogo é muito ruim, ou ganhou somente em algum aspecto. Discordo bastante dessa review. Já fizeram melhores na minha opinião