Depois de algum tempo ofuscada pelo brilho da Intel, a AMD conseguiu reaparecer com a plataforma fusion e várias empresas resolveram apostar nessa nova linha de processadores. É o caso da Acer, que colocou o Fusion C-50 e uma placa gráfica modesta de 256 MB e é claro que a galera do TechTudo não ia deixar de fazer um review deste fantástico netbook.

Design
O design deste netbook não é muito diferente do restante da linha Aspire One, da Acer. Ele é pequenininho, leve e compacto; tem boa qualidade de acabamento; teclado com teclas razoavelmente grandes. Enfim, tudo o que um netbook comum já tem.
Ao contrário da série Happy, os tons empregados neste modelo são bastante sóbrios e o tom preto-café-expresso domina todo o revestimento do notebook, o que faz ele parecer ainda menor do que já é.
Por dentro, a tela de 11,6 polegadas parece ocupar toda a tela do notebook enquanto ele está desligado, mas quando ligamos vemos que ela é um pouco menor do que parece. Não chega a ser um ponto contra, pois a tela do tamanho certo para um netbook.
Ainda falando da tela, ela tem um pequeno defeito: reflete demais a luz. Isso significa que não é possível usar o netbook numa sala clara ou no sol.
Desempenho
O notebook conta com processador AMD -C50 de 64bits e 1Ghz. Apesar de não acreditarmos muito por conta disso, o netbook é poderoso o suficiente para rodar vídeos em fullHD (testamos os formatos AVI e MKV) através de sua porta HDMI. Além disso, consegue reproduzir muito bem os vídeos em HD do Youtube (coisa que alguns ATOM não fazem).
Ficamos realmente surpresos quando ligamos o computador, mas foi quando trocamos o Windows Starter (que já vem incluso) pelo Windows Home Premium 64 bits. Percebemos que ele seria um ótimo computador para a maioria das tarefas diárias.
Ao contrário dos processadores ATOM, o C-50 da AMD trabalha com a arquitetura de 64 bits e quando utilizado um sistema operacional compatível, o desempenho se torna consideravelmente superior.
Durante nossos testes tentamos "estressar" o notebook ao máximo. Bom, apesar do processador de apenas 1Ghz, o computador não decepcionou em alguns jogos não tão pesados. Para isso instalamos o game Portal e, por mais incrível que pareça, a imagem ficou melhor do que no Xbox 360.
Outro jogo testado (e que rodou muito bem) foi o Left 4 Dead. Claro que com as configurações médias, mas para um netbook, o desempenho surpreendeu.
O Windows deu notas bem altas para o computador, se comparadas a outros netbooks:
Processador | 2.8 |
RAM | 4.8 |
Gráficos | 4.0 |
Jogos | 5.5 |
HD | 5.5 |
A bateria dura até 6.5 horas, dependendo do que você estiver fazendo na frente do pc. Nos testes o uso foi moderado, com o perfil de energia do Windows em modo de economia de energia. Claro que nos modos de alto desempenho o notebook vai precisar de mais bateria.
Custo-benefício
Você poderá encontrar esse computador por R$ 798,00 com HD de 500 GB, uma pechincha. Vale a pena!