Jogos de aventura

NOTA tt
8.0

Review The Adventures of Tintin

Graficos – 9 Som – 9 Diversão – 8 Jogabilidade – 8 Nota Final – 8 Pros - Jogabilidade que agrada - Enredo divertido - Variedade de modos - Legendado em português Contras - Animações com gráficos fracos - Campanha principal curta - Fácil demais Enquanto As aventuras de TinTin acabaram de estrear nos cinemas [...]

Fernando Cezar
por
em

Nome: The Adventures of Tin Tin 
Gênero: Aventura
Distribuidora: Ubisoft
Plataformas: Xbox 360, Playstation 3, Windows, Wii, DS e 3DS

The Adventures of Tintin (Foto: Divulgação)The Adventures of TinTin (Foto: Divulgação)

Enquanto As aventuras de TinTin acabaram de estrear nos cinemas de todo o Brasil, The Adventures of TinTin chega aos consoles da atual geração. O jogo mostra uma interessante mescla de jogabilidade, que faz com que o jogador se sinta no controle do filme. Confira:

A velha mania de embarcar na onda de um filme

Desenvolver um game baseado em um filme é uma excelente estratégia de marketing. Toda empresa que distribui esses títulos sabe que o público alvo é formado por fãs do filme ou jogadores empolgados ao sair da sala do cinema.

Entretanto, não precisa ser um gamer hardcore para saber que essa estrategia quase nunca agrada o suficiente para que o título seja ovacionado pela critica e que caia no gosto popular. Porém, The Adventures of TinTin sai um pouco desse paradigma e acaba agradando até quem não se encaixa nesse seleto público alvo.

Isso porque a Ubisoft soube empregar uma bela mistura de aventura, em um enredo que agrada a todos. Nele, Tintin precisa ajudar o capitão  Haddock  a descobrir pistas que levam a um tesouro secreto e, para isso, precisarão viajar ao redor do mundo até o destino final.

O grande problema é que o jogo é muito similar ao filme, portanto, quem ainda não assistiu ao longa metragem no cinema e conferiu o game antes, pode perder um pouco da surpresa, uma vez que as animações mostram momentos cruciais do filme. 

The Adventures of Tin Tin (Foto: Divulgação)The Adventures of TinTin (Foto: Divulgação)

Campanha curta e outros modos divertidos

Embora o jogo não tenha um apelo maior para o público infantil, apenas os menores poderão encontrar alguma dificuldade no jogo, que preza pela simplicidade, em demasiado. Na campanha principal, além de ser bem fácil encontrar todos os segredos (siris de ouro), os poucos quebra-cabeças, que aparecem pelo caminho, são bem fáceis de serem solucionados.

Porém, é preciso elogiar o modo com que The Adventures of TinTin mescla a jogabilidade em 2D e 3D. Em grande parte da aventura, o jogo nos remete aos antigos jogos de plataforma, em que é preciso subir, descer e eliminar os inimigos. Para quebrar essa mesmice, o jogo conta com diversas outras mecânicas, como pilotar um avião e fugir de uma tempestade, pilotar uma moto e atirar em seus inimigos e um simples e divertido duelo de espadas, no qual é preciso golpear e defender, usando o analógico.

Tudo isso está presente na curta campanha principal, mas o jogo conta com o modo Desafios, em que cada modalidade pode ser jogada diversas vezes para adquirir pontos e pontuar bem no ranking principal.

Para terminar, também é possível se juntar a um amigo e aventurar-se na pele dos personagens do filme. Seu objetivo é percorrer os cenários atrás de itens que desbloqueiam roupas e acessórios. Infelizmente, o jogo não conta com qualquer modalidade online.

The Adventures of Tin Tin (Foto: Divulgação)The Adventures of TinTin (Foto: Divulgação)

Jogabilidade que encanta

A jogabilidade de The Adventures of TinTin agrada bastante. Além do modo “2D plataforma”, que aparece na maior parte do game, durante alguns momentos você também controla TinTin e Milu em terceira pessoa. Contudo, é possível notar uma queda de frames nesses momentos.

O que impressiona é a forma como pilotar um avião e uma moto é simples e eficiente. Nos ares, é fácil conduzir a pequena aeronave e mirar em seus oponentes. Na terra, não há como dirigir e atirar ao mesmo tempo, por isso o jogo varia entre Tintin e Haddock no controle da magrela ou com o estilingue (sim, nada de armas de fogo).

As batalhas de espada agradam, mas não são tão eficientes. Por mais que os movimentos sejam precisos para atacar, girar o direcional rapidamente para os lados é a melhor opção. E na hora de defender, mesmo executando a postura correta, alguns golpes passam pela sua guarda.

The Adventures of Tin Tin (Foto: Divulgação)The Adventures of TinTin (Foto: Divulgação)

Gameplay bonito, animações grotescas

Os cenários podem não variar muito, mas encantam. Por exemplo, não há como não ficar deslumbrado com a fuga de avião, em meio a uma tempestade, repleta de raios e trovões, muito bem reproduzida no game.

Os efeitos dos cenários também não deixam a desejar, como em determinado momento, em que o barco de Haddock começa a afundar e o cenário muda conforme o movimento da embarcação.

Se no gameplay o jogo merece nota 10, as animações decepcionam demais. Em algumas cenas, o cenário é totalmente poligonal e os personagens repletos de granulações. Isso sem falar no efeito quase nulo da luz e as sombras que simplesmente não aparecem.

The Adventures of Tin Tin (Foto: Divulgação)The Adventures of TinTin (Foto: Divulgação)

Som de cinema e legendas em portugues

Já se tornou quase um padrão da Ubisoft traduzir grande parte de seus títulos comercializados no Brasil. The Adventures of TinTin é mais um clássico que, pode não contar com dublagem, mas possui legendas em português.

O trabalho foi muito bem realizado, com a adaptação de piadas, sem qualquer erro de português – como os cometidos em Mortal Kombat – e adaptação das siglas dos modos de jogos.

Se TinTin e cia. não falam em português, eles possuem as vozes originais do filme e contam com um sistema de som Double Digital, que faz o jogador se sentir dentro de uma sala de cinema. Para isso você precisa contar com um bom Home Thater ou outros sistema de caixas de som.

The Adventures of Tin Tin (Foto: Divulgação)The Adventures of TinTin (Foto: Divulgação)

Conclusão

The Adventures of TinTin é mais uma prova de que os jogos baseados em filmes estão evoluindo bem lentamente. Enquanto o jogo acerta em quesitos fundamentais, como jogabilidade e diversão, deixa a desejar na duração da campanha principal e nas animações de péssima qualidade. A tendência, porém, deve ser que as adaptações tomem o rumo certo.

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
7
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
8

Prós

  • - Jogabilidade que agrada
  • - Enredo divertido
  • - Variedade de modos
  • - Legendado em português

Contras

  • - Animações com gráficos fracos
  • - Campanha principal curta
  • - Fácil demais
  • - Muitos spoillers do filme
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Igor Infante
    2012-02-03T18:37:52

    eu vi o filme e legal