Jogos de estratégia

NOTA tt
8.0

Review Age of Empires Online

O mundo dos games sofre transformações de épocas em épocas. Antes, imaginava-se que os games teriam sucesso apenas com o modo padrão de lançamento: em caixas, manual e ao menos existia componentes tão avançados para que os títulos fossem disputados online.

Flavio Croffi
por
em

Nome: Age of Empires Online
Gênero: Estratégia
Distribuidora: Microsoft
Plataformas: PC 

Age of Empires Online (Foto: Divulgação)Age of Empires Online (Foto: Divulgação)

O mundo dos games sofre transformações de épocas em épocas. Antes, imaginava-se que os games teriam sucesso apenas com o modo padrão de lançamento: em caixas, manual e ao menos existia componentes tão avançados para que os títulos fossem disputados online. 

Isso mudou ao longo dos anos, e temos não só uma pancada de jogos que funcionam com o uso da internet, como também títulos totalmente gratuitos para desfrutarmos. Estes que trabalham com um sistema de item billing, comumente usado em MMORPGs, em que o jogador pode comprar recursos para aprimorar a sua participação no jogo, ao invés de pagar uma assinatura mensal. 

Conheça Age of Empires II HD, versão em alta definição do jogo histórico!  

Este novo título da série Age of Empires funciona desta forma. Ao contrário de toda a mecânica e funcionamento de jogo dos outros títulos da série, que foram produzidos originalmente pela Ensemble Studios, esta versão traz uma interface completamente nova e a possibilidade de jogar apenas se você tiver uma conexão com a internet. 

Age of Empires Online (Foto: Divulgação)Age of Empires Online (Foto: Divulgação)

De cara nova 

A primeira coisa que você vai notar de diferença em Age of Empires Online é a mudança de suas características gráficas. As construções e unidades realistas dos jogos anteriores ganharam um tom cartunesco. Apesar de alguns fãs mais antigos provavelmente olharem este novo visual com maus olhos de início, as construções estão muito bem feitas, assim como os personagens e animações.  

Age of Empires Online (Foto: Reprodução)Age of Empires Online (Foto: Reprodução)

Além de toda a parte visual, a mecânica completa do jogo também teve mudanças. Desta vez, você controla uma cidade (de início, Grega ou Egípcia) como “personagem principal”. É como se a sua capital fosse o seu personagem. É ela que avança de nível, conta com melhorias e representa todo o progresso do game. 

No entanto, as coisas não funcionam como antes. Para guerrear com inimigos ou participar de jogatinas no bom e velho estilo de construir bases e conseguir alimento, é necessário acessar as missões (quests) que o jogo oferece. E elas ficam em um mapa-múndi, separado de onde sua capital se encontra. À medida que você completa as missões, mais experiência pode ser adquirida e mais recursos são liberados – principalmente para o desenvolvimento do seu reino. 

De épocas em épocas, as cidades ganham conselheiros e novas construções para serem criadas. E, mesmo que você permanecer online, ela não para de crescer e se modificar. Sem falar que outros jogadores, do mundo todo de Age of Empires Online, podem visitar a sua capital, ou para admirar suas estruturas e conhecer a sua “casa”, ou até mesmo para realizar algumas compras em comércios e no mercado de sua morada. 

Age of Empires Online (Foto: Divulgação)Age of Empires Online (Foto: Divulgação)

A burrice artificial 

Mesmo sendo um jogo bastante divertido e diversificado, há alguns elementos que tornam a jogatina um pouco entediante. Um deles é a inteligência artificial dos inimigos. Muitas vezes eles não oferecem qualquer ameaça. Isso significa que basta atacar suas bases, que eles ficarão esperando por você e por novos exércitos. Isso faz com que um pouco da graça do jogo vá para o ralo, e com isso as missões se tornem um pouco repetitivas e maçantes com o tempo. 

A questão dos servidores e dos outros jogadores espalhados pelo mundo online também não funcionam com muito esmero. O sistema é um pouco confuso, e torna um pouco possível você se encontrar com um amigo online e jogar de modo cooperativo, por exemplo. Para que isso aconteça, é necessário esperar missões um pouco avançadas. Ou até mesmo aguardar a possibilidade de construção da arena, que permite batalhas PvP, ou seja, jogadores contra jogadores. 

Age of Empires Online (Foto: Divulgação)Age of Empires Online (Foto: Divulgação)

Curtição descompromissada e agradável 

Age of Empires Online pode não ser o melhor título da série e nem um dos melhores jogos de estratégia já lançados, mas ele oferece uma jogabilidade simples e fácil de ser aproveitada, com uma interface extremamente amigável.  

Seus recursos, que unem elementos de RPG, estratégia e jogos massivos online funcionam bem como um todo, e permitem que o jogador se prenda ao jogo cada vez mais ao longo do desenvolvimento da sua civilização. Certamente é uma experiência diferente é um tanto inédita que tem o poder de atrair tanto os antigos jogadores da série, quanto novos fãs. Vale a pena experimentar.

Conclusão

Age of Empires Online pode não ser o melhor título da série e nem um dos melhores jogos de estratégia já lançados, mas ele oferece uma jogabilidade simples e fácil de ser aproveitada, com uma interface extremamente amigável. Seus recursos, que unem elementos de RPG, estratégia e jogos massivos online funcionam bem como um todo, e permitem que o jogador se prenda ao jogo cada vez mais ao longo do desenvolvimento da sua civilização. Certamente é uma experiência diferente é um tanto inédita que tem o poder de atrair tanto os antigos jogadores da série, quanto novos fãs. Vale a pena experimentar. 

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
7

Prós

  • - Interface e gráficos amigáveis
  • - É de graça para jogar

Contras

  • - Desorganização no multiplayer
  • - Inteligência artificial defasada
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares