Jogos de aventura

NOTA tt
7.0

Review The Amazing Spider-Man

Aproveitando o lançamento do longa metragem nos cinemas, a Activision lança The Amazing Spider-man, que apesar de não seguir rigorosamente o roteiro do filme, mostra o herói aracnídeo em um mundo aberto repleto de referências aos quadrinhos do personagem.

Fernando Cezar
por
em

Nome: The Amazing Spider-man
Gênero: Aventura
Distribuidora: Activision (distribuído no Brasil pela Neoplay)
Plataformas: PS3, Xbox 360, Nintendo DS, 3DS e Wii

The Amazing Spider-man (Foto: Divulgação)The Amazing Spider-man (Foto: Divulgação)

Aproveitando o lançamento do longa metragem nos cinemas, a Activision lança The Amazing Spider-man,  que apesar de não seguir rigorosamente o roteiro do filme, mostra o herói aracnídeo em um mundo aberto repleto de referências aos quadrinhos do personagem. Confira:

Homem-aranha querendo ser Batman?

Todos sabem que Batman Arkham City é a melhor adaptação de um herói para o mundo dos games, tanto que o jogo foi considerado pelo TechTudo, e diversos veículos especializados, como o melhor jogo de 2011. Diante de tamanho sucesso, não demorou muito para que outras empresas tentassem criar jogos com outros heróis, em uma mecânica similar ao jogo do homem morcego.

The Amazing Spider-man pode ser considerado como o jogo que chegou mais perto dessa proeza. Isso porque ele conta com um mapa aberto, repleto de missões secundárias, e com a presença de personagens e vilões dos quadrinhos. Ou seja, tudo que Arkhan City colocou de uma forma brilhante, e que agradou até aqueles que não são fãs de Batman.

Porém, o jogo da Activision não alcançou metade desse brilhantismo. Muito desse fator deve-se aos gráficos que não conseguem ter o mesmo destaque de seu “rival”, da jogabilidade repleta de falhas e dos constantes bugs ao longo do jogo. Tudo isso você verá em detalhes ao longo do texto.

The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação) (Foto: The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação))The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação)

História confusa e missões secundárias simples demais

O enredo começo quando Gwen Stacy, namorada de Peter Parker, se envolve em um acidente dentro dos laboratórios da Oscorp. Esse evento faz com que o um vírus seja liberado, e a partir desse ponto, cabe ao aracnídeo resolver todos os problemas que assolam Manhattan.

Entretanto, esses problemas, mesmo interligados indiretamente, são apresentados de uma forma muito confusa, fazendo com que, por exemplo, homem-aranha saia de um combate contra um inimigo no esgoto para encarar um robô gigantesco que surgiu em seu caminho.

Paralelas a campanha principal, as missões secundárias também deixam a desejar. Isso porque elas são simples e com objetivos bem bobos. Algumas delas exigem que o jogador acesse um certo números de máquinas sem ser visto, ou que tire fotos em determinados locais. Nada que seja realmente empolgante a ponto de tirar o foco do objetivo principal.

The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação) (Foto: The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação))The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação)

Combate eficiente e voos imprecisos

Na hora de falar da jogabilidade de The Amazing Spider-man, é preciso dividir em duas partes. A primeira, sobre o sistema de combate, merece elogios, pois o jogo apresenta uma mecânica que não beira a perfeição, mas mostra-se eficaz o suficiente para que você consiga trocar golpes com seus inimigos e esquivar em tempo hábil.

Spider-man também possui algumas habilidade que podem ser utilizadas durante esses combate. Entre elas a opção de fugir do combate e se esconder no canto de uma sala até que sua energia volte ao normal. Lançar teias para deixar o oponente mais lento também é válido e facilita em combates contra oponentes armados.

Agora, quando se trata de movimentação, isso o aracnídeo decepciona. A começar por apresentar movimentos repletos de bugs, como na troca de câmera durante uma movimentação pela parede ou um salto mais ágil. Se não bastasse, os pulos do herói são bem artificiais e esquisitos, fazendo com que pareça um boneco de plástico.

Porém, o que mais impressiona é a movimentação pela cidade. Você pode ir de um canto a outro de Manhattan com a sua teia… presa “no nada”. O fato curioso não é a primeira vez que aparece em um jogo do heróis, em Spider-man The Movie, o jogo já chamava a atenção por esse feito, que agora volta em mais um jogo inspirado em um filme do personagem.

The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação) (Foto: The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação))The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação)

Visual mediano

Os gráficos de The Amazing Spider-man ficam longe do que foi apresentado no filme do heróis. Isso deve-se ao fato do jogo contar com ambientes simples e pouco caprichados. A própria ilha de Manhattan é um grande exemplo, com seus prédios que parecem maquete.

Os personagens também não possuem sombras e são repetitivos demais. Alguns nem tem uma forma definida, como robôs arredondados que parecem besouros mecânicos. Nunca se sabe quando eles são do tipo normal, ou explosivos.

Para completar, as cenas de animação também não agradam e persistem em diálogos pouco interessantes, como os vilões que insistem em convencer o heróis de suas intenções maléficas totalmente sem noção.

The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação)The Amazing Spider-Man (Foto: Divulgação)

 

Conclusão

The Amazing Spider-man é mais um jogo que tenta embarcar na onda de um filme, mas dessa vez a proposta foi fugir do enredo do longa metragem e tentar ingressar numa fórmula de sucesso, como a de Batman Arkham City, que conta com um mundo aberto e missões paralelas. Porém faltou eficiência ao estúdio Beenox na hora de apresentar uma jogabilidade convincente e um visual que agrade aos fãs do aracnídeo mais famoso dos quadrinhos – e também do cinema.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
6
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
7

Prós

  • - Mundo aberto
  • - Mecânica de combate

Contras

  • - Gráficos medianos
  • - Jogabilidade falha
  • - Enredo bobo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kauan Souza
    2013-11-14T19:32:44

    como é que eu faço para ter esse jogo de homem aranha de missão no meu computador

  • Felipe Miiller
    2012-07-19T18:25:43

    desde e o começo a proposta do jogo foi se passar depois dos acontecimentos do filme, entao pessoal do tech tudo vamo pesquisar melhor ae antes de fazer essas review que nao esta com nada nao hein !!!!!!!

  • Felipe David
    2012-07-19T01:30:32

    No Jogo eu priorizo Gráficos , da uma nota 6 pros gráficos desse jogo é sacanagem , Só pode ter jogado em TV DE TUBO !! Eu jogo no xbox em uma Tv LCD 1080P fiquei de boca a berta com esses Gráficos !!!

  • Willian Bech
    2012-07-16T10:53:19

    Vi vários videos e gostei do jogo em si, me desculpe quem fez essa análise muito mal elaborada.. E triste é ver "Enredo Bobo" por favor né techtudo, mandar estagiários redigirem os textos é triste.

  • Gustavo Teixeira
    2012-07-15T20:33:52

    Lançar teia no céu é complicado!!!!!!

  • Gustavo Teixeira
    2012-07-15T20:25:26

    Só vou ficer feliz quando eu ver o swiming do Spider-man 2 nos jogos do aranha atual. Aquele sistema era perfeito, só lançava teias exatamente nos prédios. Até hoje eu jogo esse jogo e eu acho que é o que falta nesse jogos de agora.

  • Lineker Moraes
    2012-07-13T20:58:13

    Tenho uma pergunta para a TechTudo... Vocês estão dando sua opnião ou querendo tornar sua palavra um FATO?

  • Henrique Siva
    2012-07-14T14:11:36

    o gráfico ta bom o jogo ta ótimo esse titulo pela mor de deus nada ve

  • Gabriel Almeida
    2012-07-14T13:24:05  

    Pra mim tá uma mistura de web of shadows com o Shatered dimensions (por causa do stealth). Eu gosto muito dos jogos do aranha, sobretudo quando tem mapa aberto. Não tenho ainda, mas pelo gameplay achei bem legal, vou comprar certeza. Achei que o comentário não teve nada a ver, comparar com Batman foi só pra criar polêmica e com isso ganhar mais ibope, tática batida do jornalismo brasileiro..

    recentes

    populares

    • Gabriel Almeida
      2012-07-14T13:24:05  

      Falou tudo, TechTudo é mestre em tentar criar polêmica.

  • Paulo Vitor
    2012-07-14T12:19:55  

    Desde de pequeno eu sempre joguei muitos jogos do homem-aranha(Homem-aranha 1-Homem-aranha 3 e Ultimate Spider-man) por isso não concordo q esse jogo seja uma copia de batman mas em todos eles realmente sempre teve esse ''problema'' de jogar teia no nada

    recentes

    populares

    • Paulo Vitor
      2012-07-14T12:19:55  

      Não é um real problema, mas é uma limitação, se a mecânica dos jogos tornasse necessário ter algo para fixar a teia, imagine como o gameplay seria quebrado...

  • Osclenei Miranda
    2012-07-14T11:49:30  

    engraçados esses caras "especialistas" que falam do jogo.. Se o jogo ta de uma forma diferente,o cara reclama q deveria ser igual a outro jogo(tipo batman) e agora q o jogo seguil um rumo diferente de jogabilidade,historia etc..os caras botam defeito? e que nem nosso amigo Lineker disse,não deixa a suas opniões se tornarem um fato.. pq fato é sim q o jogo ficou bacana e merece um comentario melhor ;)

    recentes

    populares

    • Osclenei Miranda
      2012-07-14T11:49:30  

      Uma das coisas que eu aprendi sobre repórteres do mundo dos games é que eles não tem a menor noção do que falam. É muito mais confiável você tomar como confiável a palavra de um bom jogador do que de um jornalista. Eu vejo matérias falando mal de jogos frequentemente, quando ver ver, muitos são ótimos jogos, o contrario também acontece. É triste ver que aqueles que deveriam dar informações para uma pessoa dar uma chance a um jogo não tem a menor ideia do que esta falando.

  • Aldrey Torres
    2012-07-13T22:52:30  

    Dizer que os gráficos são medianos, a jogabilidade é falha e o enredo é bobo eu até concordo. Sim, The Amazing Spider-Man tem essas falhas, mas dizer que esse jogo tenta copiar Batman Arkhan City é um grande exagero. Mapa aberto, missões secundarias e vilões dos quadrinhos apareceram bem antes, no jogo Spider-Man 2, lançado em 2004, e no Spider-Man 3, lançado em 2007, ou seja: é mais provável que Batman tenha copiado o Homem-aranha do que o Homem-aranha ter copiado o Batman, que apenas estreou em um game com essas características em 2009, no jogo Batman Arkham Asylum.

    recentes

    populares

    • Aldrey Torres
      2012-07-13T22:52:30  

      O pessoal Techtudo, ao invez de expor uma opinião, estão impondo uma ideia, ou pior, uma ideia errada sobre esse jogo.