Publicidade

Por Stella Dauer; Por TechTudo


Chegou a vez do AOC Breeze 7! Nesta avaliação, o tablet se revelou um modelo mais simples, com tela de 7 polegadas, feito para um público que procura um tablet para cumprir tarefas simples, como navegação e leitura.

Produzido por uma das mais tradicionais empresas de eletrônicos no mundo, este tablet faz parte da linha Breeze, composta por vários modelos já lançados no Brasil. Desta vez, no entanto, o foco é o "baratinho" AOC Breeze 7, vendido aproximadamente a R$ 499. Saiba como ele se saiu:

Tablet AOC Breeze 7, de frente (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Design

O Breeze 7 tem um design óbvio, com desenhos bem simples. Ainda assim, apesar do seu preço, ele tem um acabamento bem resistente, feito em metal e vidro. Geralmente o corpo de tablets mais baratos, assim como a tela, costumam ser de plástico. Não é o caso deste modelo da AOC.

Para seu tamanho, ele não chega a ser muito leve, pesando 330 gramas. Isso é compensado pela traseira toda em metal, prateada e fosca, que escorrega nas mãos mas garante uma segurança a mais. E ele até pode ser considerado fino, com apenas um centímetro de espessura.

Para melhorar a pegada, a parte esquerda da traseira do tablet tem um reforço de plástico emborrachado. De resto, há uma saída de som e as informações do produto. Já a frente traz somente a tela e a câmera.

Traseira em metal dá qualidade ao Breeze 7 (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Por cima, temos o botão de energia e os de volume, enquanto que na lateral direita há a conexão de áudio, micro USB, microSD e um microfone. Nas laterais também encontramos parafusos aparentes, dando um ar mais industrial ao modelo.

Na caixa, é possível encontrar também uma boa capinha para proteção do aparelho. Bem resistente e bonita, ela possui um interior macio, evitando que a tela seja riscada.

Display

A tela tem confortáveis 7 polegadas, mas deixa a desejar no quesito definição, com apenas 764 x 480 pixels. O número de cores também é baixo: apenas 56 mil. Entretanto, sua tela é capacitiva e multitoque, feita de vidro resistente, com cores equilibradas, e bons contraste e acuidade, sem problemas.

Breeze 7, com tela de sete polegadas (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Hardware e processamento

O processamento não é dos mais fortes. Temos um conjunto alimentado por um ARM Cortex-A8 de 1.2GHz, com 800 MB de RAM - o equivalente a um celular barato da geração passada. Seu desempenho não chega a ser ruim, ainda mais com quase 1GB de memória, mas a falta dos dois núcleos não garante um futuro promissor depois de tantos apps instalados.

Nos testes o Breeze 7 aguentou bem rodar aplicativos em multitarefa. E também levou consideravelmente bem os jogos mais pesados, como o Blood and Gloty: Legends. Há um poucos atrasos, mas nada que o impeça de jogar. Ou seja: mesmo que o processamento não seja um dos melhores, ele se saiu bem em desempenho.

Nos testes com o app de avaliação de desempenho Antutu ele teve 3.836 pontos, ficando com apenas uma estrela. Em comparação, o smartphone Samsung Galaxy S costuma ter 4.228 pontos.

No Breeze 7: entrada para cartão, microfone, mini HDMI e conexão de áudio (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Um outro problema está em suas conexões. Além de não possuir HDMI, não vem com conectividades sem fio muito usadas, como Bluetooth, GPS e 3G. Assim, fica limitado ao Wi-Fi. Para usar o 3G, no entanto, a AOC envia na caixa do produto um adaptador microUSB/USB, feito para plugar um modem externo.

Nos sensores o padrão: luminosidade, proximidade, acelerômetro e bússola. E há uma atualização de firmware já disponível para este modelo no site da AOC, mas ela só funciona se a instalação foi feita pelo Windows.

Informações do AOC Breeze 7 (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Sistema operacional e usabilidade

O sistema do tablet AOC Breeze 7 é o Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich). Não é possível saber se haverá update do sistema, mas pelo seu hardware, é bem difícil que tenha. A versão 4.0 ainda tem a cara da versão 3.0 (Honeycomb), feita especialmente para tablets, por isso na tela maior a usabilidade é ótima.

Há espaço para colocar diversos widgets e atalhos, mas nesta versão não há barra de notificação superior. Por isso, tudo fica em uma barra visível na parte inferior: botões do sistema, hora, bateria e os avisos do Android.

Botões de volume e energia do Breeze 7 (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

A grande moldura ao redor da tela garante um uso prático, já que evita toques errados enquanto se segura o aparelho. O sistema, configurado pela AOC, poderia ser um pouco melhor, pois tem alguns erros.

Quando virado na horizontal, o Breeze 7 se torna um bom tablet para digitação. Alguns minúsculos atrasos são notáveis ao pressionar as letras, mas a tela identifica bem e não é difícil digitar. Infelizmente, não possui resposta háptica.

Aplicativos

Os aplicativos são um dos destaques do Breeze 7. A AOC trabalhou bem e providenciou uma série de apps exclusivos, como a loja de apps, o leitor de eBooks, o gerenciador de arquivos, o launcher exclusivo, o placar de truco e o porta momentos - uma tela que mostra uma apresentação de fotos e informações de hora e data, como um portarretratos digital.

Capinha de boa qualidade acompanha o tablet AOC (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Na loja, é possível baixar outros apps da marca. Além deles, o tablet Breeze 7 vem com agenda, calculadora, câmera, e-mail, Estúdio de filmes, explorador (mais um gerenciador), galeria, Gmail, gravador de voz, GTalk, latitude, locais, mapas, música, navegador, navegador GPS, pesquisa, pessoas, Play Store, reprodutor de vídeos, reconhecimento de voz e YouTube.

Um aplicativo de nome Configuração Fácil confirma o uso para iniciantes. Ele é um ótimo auxílio para configurar os ajustes mais importantes de forma descomplicada.

Câmera frontal do tablet AOC Breeze 7, mas sem traseira (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Música, mídia e câmera

O alto-falante externo do AOC Breeze 7 é um pouco baixo, mas se mostrou bem equilibrado, sem transparecer aquela qualidade de "som de lata". Por sua posição, ao segura-lo na horizontal para ver um vídeo, sua mão servirá de concha acústica, dando até a impressão de um som estéreo.

Falando em vídeos, o tablet da AOC se saiu muito bem neste quesito. Mesmo sem conexão HDMI, ele reproduziu filmes em FullHD sem tropeços, por mais que sua tela não seja capaz de reproduzi um quarto da qualidade necessária.

Não há câmera traseira, e a câmera frontal não é lá aquelas coisas: apenas um sensor de 0,3 megapixels com resolução VGA. Serve bem para chamadas em vídeo, e esse é seu uso principal.
 

Na traseira do Breeze 7, uma parte emborrachada ajuda na pegada (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

Bateria e armazenamento

Quieto, ele pode passar de um dia de bateria. Em uso normal, esse número cai para 9 horas. Nada mau para um modelo barato, mas isso deve ser justificado pela falta de outras conexões, como 3G, GPS e Bluetooth. Ao ver filmes, entretanto, seu rendimento caiu para aproximadamente 4 horas.

O armazenamento é confuso pois, apesar de anunciar 8 GB, há apenas 5,7 GB disponíveis. Não é tão pouco, mas bem menos do que o anunciado na embalagem. Para quem acha que é pouco, há um slot para cartões de memória que suporta microSD de até 32GB.

Conteúdo da caixa do tablet AOC Breeze 7 (Foto: Stella Dauer) — Foto: TechTudo

O que vem na caixa

A caixa é grande, porém simples: vem o tablet, um cabo USB, carregador microUSB com fio, um adaptador microUSB/USB para o modem 3G, manuais e uma simpática capa protetora. Não há fones de ouvido, cartões de memória ou outro acessórios.

Informações

Tabela

Tela 7 polegadas
Resolução de tela 764 x 480 pixels
Sistema operacional Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich)
Processador 1.2 GHz ARM Cortex-A8
Memória RAM 800 MB
Câmera VGA 0.3 MP, frontal
Armazenamento 8 GB internos (5,7 GB para o usuário)
Conectividade Wi-Fi b/g/n, USB
Dimensões 19,2 x 12 x 1 cm
Peso 330 gramas
Autonomia de bateria 9 horas de uso, 26 horas em stand-by
Itens inclusos tablet, cabo USB, carregador, capa protetora, adaptador para modem 3G, manuais.

.

7

Design
7
Desempenho
7
Custo-benefício
7

Prós

  • * Loja e apps exclusivos;
  • * Acabamento em metal e vidro;
  • * Videos FullHD sem engasgos.

Contras

  • * Tela de baixa definição;
  • * Não possui GPS ou Bluetooth;
  • * Não possui conexão HDMI.

Mais do TechTudo