Tablet

NOTA tt
7.0

Review AOC Breeze 7

Quem quer entrar no mundo dos tablets e não tem muito capital para começar pode pensar nesse modelo da AOC. É para pessoas pouco exigentes, que usarão o aparelho para acessar a internet, jogar um pouco, falar por chamada de vídeo, entre outros.

Stella Dauer
por
em

Chegou a vez do AOC Breeze 7! Nesta avaliação, o tablet se revelou um modelo mais simples, com tela de 7 polegadas, feito para um público que procura um tablet para cumprir tarefas simples, como navegação e leitura.

Produzido por uma das mais tradicionais empresas de eletrônicos no mundo, este tablet faz parte da linha Breeze, composta por vários modelos já lançados no Brasil. Desta vez, no entanto, o foco é o "baratinho" AOC Breeze 7, vendido aproximadamente a R$ 499. Saiba como ele se saiu:

Tablet AOC Breeze 7, de frente (Foto: Stella Dauer)Tablet AOC Breeze 7, de frente (Foto: Stella Dauer)

Design

O Breeze 7 tem um design óbvio, com desenhos bem simples. Ainda assim, apesar do seu preço, ele tem um acabamento bem resistente, feito em metal e vidro. Geralmente o corpo de tablets mais baratos, assim como a tela, costumam ser de plástico. Não é o caso deste modelo da AOC.

Para seu tamanho, ele não chega a ser muito leve, pesando 330 gramas. Isso é compensado pela traseira toda em metal, prateada e fosca, que escorrega nas mãos mas garante uma segurança a mais. E ele até pode ser considerado fino, com apenas um centímetro de espessura.

Para melhorar a pegada, a parte esquerda da traseira do tablet tem um reforço de plástico emborrachado. De resto, há uma saída de som e as informações do produto. Já a frente traz somente a tela e a câmera.

Traseira em metal dá qualidade ao Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)Traseira em metal dá qualidade ao Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)

Por cima, temos o botão de energia e os de volume, enquanto que na lateral direita há a conexão de áudio, micro USB, microSD e um microfone. Nas laterais também encontramos parafusos aparentes, dando um ar mais industrial ao modelo.

Na caixa, é possível encontrar também uma boa capinha para proteção do aparelho. Bem resistente e bonita, ela possui um interior macio, evitando que a tela seja riscada.

Display

A tela tem confortáveis 7 polegadas, mas deixa a desejar no quesito definição, com apenas 764 x 480 pixels. O número de cores também é baixo: apenas 56 mil. Entretanto, sua tela é capacitiva e multitoque, feita de vidro resistente, com cores equilibradas, e bons contraste e acuidade, sem problemas.

Breeze 7, com tela de sete polegadas (Foto: Stella Dauer)Breeze 7, com tela de sete polegadas (Foto: Stella Dauer)

Hardware e processamento

O processamento não é dos mais fortes. Temos um conjunto alimentado por um ARM Cortex-A8 de 1.2GHz, com 800 MB de RAM - o equivalente a um celular barato da geração passada. Seu desempenho não chega a ser ruim, ainda mais com quase 1GB de memória, mas a falta dos dois núcleos não garante um futuro promissor depois de tantos apps instalados.

Nos testes o Breeze 7 aguentou bem rodar aplicativos em multitarefa. E também levou consideravelmente bem os jogos mais pesados, como o Blood and Gloty: Legends. Há um poucos atrasos, mas nada que o impeça de jogar. Ou seja: mesmo que o processamento não seja um dos melhores, ele se saiu bem em desempenho.

Nos testes com o app de avaliação de desempenho Antutu ele teve 3.836 pontos, ficando com apenas uma estrela. Em comparação, o smartphone Samsung Galaxy S costuma ter 4.228 pontos.

No Breeze 7: entrada para cartão, microfone, mini HDMI e conexão de áudio (Foto: Stella Dauer)No Breeze 7: entrada para cartão, microfone, mini HDMI e conexão de áudio (Foto: Stella Dauer)

Um outro problema está em suas conexões. Além de não possuir HDMI, não vem com conectividades sem fio muito usadas, como Bluetooth, GPS e 3G. Assim, fica limitado ao Wi-Fi. Para usar o 3G, no entanto, a AOC envia na caixa do produto um adaptador microUSB/USB, feito para plugar um modem externo.

Nos sensores o padrão: luminosidade, proximidade, acelerômetro e bússola. E há uma atualização de firmware já disponível para este modelo no site da AOC, mas ela só funciona se a instalação foi feita pelo Windows.

Informações do AOC Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)Informações do AOC Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)

Sistema operacional e usabilidade

O sistema do tablet AOC Breeze 7 é o Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich). Não é possível saber se haverá update do sistema, mas pelo seu hardware, é bem difícil que tenha. A versão 4.0 ainda tem a cara da versão 3.0 (Honeycomb), feita especialmente para tablets, por isso na tela maior a usabilidade é ótima.

Há espaço para colocar diversos widgets e atalhos, mas nesta versão não há barra de notificação superior. Por isso, tudo fica em uma barra visível na parte inferior: botões do sistema, hora, bateria e os avisos do Android.

Botões de volume e energia do Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)Botões de volume e energia do Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)

A grande moldura ao redor da tela garante um uso prático, já que evita toques errados enquanto se segura o aparelho. O sistema, configurado pela AOC, poderia ser um pouco melhor, pois tem alguns erros.

Quando virado na horizontal, o Breeze 7 se torna um bom tablet para digitação. Alguns minúsculos atrasos são notáveis ao pressionar as letras, mas a tela identifica bem e não é difícil digitar. Infelizmente, não possui resposta háptica.

Aplicativos

Os aplicativos são um dos destaques do Breeze 7. A AOC trabalhou bem e providenciou uma série de apps exclusivos, como a loja de apps, o leitor de eBooks, o gerenciador de arquivos, o launcher exclusivo, o placar de truco e o porta momentos - uma tela que mostra uma apresentação de fotos e informações de hora e data, como um portarretratos digital.

Capinha de boa qualidade acompanha o tablet AOC (Foto: Stella Dauer)Capinha de boa qualidade acompanha o tablet AOC (Foto: Stella Dauer)

Na loja, é possível baixar outros apps da marca. Além deles, o tablet Breeze 7 vem com agenda, calculadora, câmera, e-mail, Estúdio de filmes, explorador (mais um gerenciador), galeria, Gmail, gravador de voz, GTalk, latitude, locais, mapas, música, navegador, navegador GPS, pesquisa, pessoas, Play Store, reprodutor de vídeos, reconhecimento de voz e YouTube.

Um aplicativo de nome Configuração Fácil confirma o uso para iniciantes. Ele é um ótimo auxílio para configurar os ajustes mais importantes de forma descomplicada.

Câmera frontal do tablet AOC Breeze 7, mas sem traseira (Foto: Stella Dauer)Câmera frontal do tablet AOC Breeze 7, mas sem traseira (Foto: Stella Dauer)

Música, mídia e câmera

O alto-falante externo do AOC Breeze 7 é um pouco baixo, mas se mostrou bem equilibrado, sem transparecer aquela qualidade de "som de lata". Por sua posição, ao segura-lo na horizontal para ver um vídeo, sua mão servirá de concha acústica, dando até a impressão de um som estéreo.

Falando em vídeos, o tablet da AOC se saiu muito bem neste quesito. Mesmo sem conexão HDMI, ele reproduziu filmes em FullHD sem tropeços, por mais que sua tela não seja capaz de reproduzi um quarto da qualidade necessária.

Não há câmera traseira, e a câmera frontal não é lá aquelas coisas: apenas um sensor de 0,3 megapixels com resolução VGA. Serve bem para chamadas em vídeo, e esse é seu uso principal.
 

Na traseira do Breeze 7, uma parte emborrachada ajuda na pegada (Foto: Stella Dauer)Na traseira do Breeze 7, uma parte emborrachada ajuda na pegada (Foto: Stella Dauer)

Bateria e armazenamento

Quieto, ele pode passar de um dia de bateria. Em uso normal, esse número cai para 9 horas. Nada mau para um modelo barato, mas isso deve ser justificado pela falta de outras conexões, como 3G, GPS e Bluetooth. Ao ver filmes, entretanto, seu rendimento caiu para aproximadamente 4 horas.

O armazenamento é confuso pois, apesar de anunciar 8 GB, há apenas 5,7 GB disponíveis. Não é tão pouco, mas bem menos do que o anunciado na embalagem. Para quem acha que é pouco, há um slot para cartões de memória que suporta microSD de até 32GB.

Conteúdo da caixa do tablet AOC Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)Conteúdo da caixa do tablet AOC Breeze 7 (Foto: Stella Dauer)

O que vem na caixa

A caixa é grande, porém simples: vem o tablet, um cabo USB, carregador microUSB com fio, um adaptador microUSB/USB para o modem 3G, manuais e uma simpática capa protetora. Não há fones de ouvido, cartões de memória ou outro acessórios.

Informações

Tela 7 polegadas
Resolução de tela 764 x 480 pixels
Sistema operacional Android 4.0.4 (Ice Cream Sandwich)
Processador 1.2 GHz ARM Cortex-A8
Memória RAM 800 MB
Câmera VGA 0.3 MP, frontal
Armazenamento 8 GB internos (5,7 GB para o usuário)
Conectividade Wi-Fi b/g/n, USB
Dimensões 19,2 x 12 x 1 cm
Peso 330 gramas
Autonomia de bateria 9 horas de uso, 26 horas em stand-by
Itens inclusos tablet, cabo USB, carregador, capa protetora, adaptador para modem 3G, manuais.

.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Design
7
Desempenho
7
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Loja e apps exclusivos;
  • * Acabamento em metal e vidro;
  • * Videos FullHD sem engasgos.

Contras

  • * Tela de baixa definição;
  • * Não possui GPS ou Bluetooth;
  • * Não possui conexão HDMI.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jailton Santos
    2013-08-30T22:53:45  

    Comprei o AOC Breeze 7 e no primeiro dia de uso ele ja começou a apresentar travamento e mesmo com a rede wifi conectada e com excelente sinal o mesmo informava "aplicativo parou de funcionar" isto duante a tentativa de acessar o play story e outros

    recentes

    populares

    • Jailton Santos
      2013-08-30T22:53:45  

      vc quis dizer Play Store não?

    recentes

    populares

    • Jailton Santos
      2013-08-30T22:53:45  

      Play Story? kkkkkkkkkk... talvez seja Toy Store.... kkkkkkkk

  • Sérgio Machado
    2013-05-17T15:08:11  

    Comprei o modelo MW0821 e depois de um de uso começaram os meu problemas, não aconselho esse produto! É pesado, S.O. distribuído pela AOC é ruim, tela sem brilho e contraste, câmera medíocre e Wi-Fi mal funciona, oscilando muito, e engasga muito na execução de qualquer aplicativo. A única vantagem é que tem Assistência Técnica e SAC no Brasil. Por mais R$ 200 é possível comprar um Galaxy Tab 2 de 7".

    recentes

    populares

    • Sérgio Machado
      2013-05-17T15:08:11  

      S.O distribuído pela AOC??????? O Pseudo Sistema Operacional é o Android 4.04 distribuído em vários outros dispositivos. Comentário de Leigo!

  • Vagner Souza
    2013-05-17T15:45:46

    esse tablet é um lixo....... um samsung tab 2 esta em torno de 600 reais

  • Jacob Kaspary
    2013-05-17T19:46:02

    Se for a R$ 499,00 tá bom de comprar.

  • Rafael Melo
    2013-05-17T18:15:42

    até o genius é melhor que isso aí... matéria paga!

  • Jose Donisete
    2013-05-18T01:36:38

    gostaria de ver uma avaliação do tablet blackbarry grato

  • Alexandre Santana
    2013-05-17T21:26:00

    Procurem também um tablet da marca Genesis . Bem melhor !

  • Debora Santos
    2013-05-17T15:01:51

    Detalhe.... essa marca AOC não é boa não viu... tenho uma TV 32 polegadas que com apenas 1 ano e 4 meses de uso estragou algo no tubo de imagem que o conserto é em torno de 800 reais. Ou seja uma nova... o custo pode ser baixo, mas de que adianta se não tem qualidade!

  • Marcelo Pires
    2013-05-17T14:54:05

    bem caro,com um pouco mais de 200 reais vc compra o genesis 7205 que se equipara em desempenho a este.

  • Osvaldo Pinto
    2013-05-17T14:36:52

    ainda esta caro hoje ,nem tudo que esta vinculado a sites de grande visitaçao e verdade tem tablet melhor e mais barato na faixa e 350 e so procurar que acha.

  • Mateus Silva
    2013-05-17T12:06:13

    Muito caro... Eu compro um dual core com 1gb de ram e android 4.1 com menos de 300 reais..

  • Alessandro Agostinho
    2013-05-17T10:51:46

    Tem que estudar mais e procurar saber o que significa "Xing Ling"...Sinceramente, o que mais valeu nessa matéria foram os comentários de dos nossos amigos... Muito mais instrutivo...Abraços.

  • Flavio Silva
    2013-05-17T10:39:17

    Avisa o rapaz da matéria que a AOC não é Chinesa e sim foi fundada em Chicago e as peças dos Tablet, LCD e Monitores, não vem da China e sim de Taiwan... Então não tem nada de Xing Ling na AOC meu filho...

  • Marky Mass
    2013-05-17T10:34:12

    Por incrível que pareça um dos tablets mais baratos e com melhor hardware é o da tectoy, apesar da aparência infantil. Dual-core de 1.5 Ghz, 1 Gb de ram, resolução 1024 x 600, câmera traseira e frontal e mais barato que esse AOC.

  • Marcelo Gilano
    2013-05-17T10:02:54

    Chamar a AOC de marca Xing-Ling e ainda mais com o tablet sendo Fabricado no Brasil!!! Tá de sacanagem!!!!

  • Anderson Vani
    2013-05-17T09:57:22

    O cara que cria as chamadas na página inicial da Globo que linka com as matérias do TechTudo é uma comédia.. Como o cara escreve uma besteira dessas: "Tablet 'xing-ling' chama atenção com boa tela e preço 'camarada'" O cara deve conhecer só Apple, o resto é Xing Ling.

  • Gustavo Silva
    2013-05-17T09:52:08

    "Contras: Não possui conexão HDMI" na outra foto :"No Breeze 7: entrada para cartão, microfone, mini HDMI e conexão de áudio (Foto: Stella Dauer)" Logo não é um contra...!!!

  • Carlos Gomes
    2013-05-17T10:30:22

    Cara Stella. Você disse que é barato, mas não disse o quanto. E cá pra nós, vc precisa ir nas lojas casas bahia, ponto frio e etc pra ver que AOC não é xing ling.

  • Rafael Volpato
    2013-05-17T10:30:03

    AOC é xing-ling agora.........ta sabendo legal.....

  • Elison Abreu
    2013-05-17T10:27:40

    Lol AOC xing ling? De onde tiraram isso?

  • William J
    2013-05-17T10:25:43

    Xing - ling ? kkkkkk brincadeira né, AOC vem crescendo cada vez mais e é um fabricante serio, e sem contar que todos os seu produtos há um grande custo beneficio.

  • Allan Leite
    2013-05-17T10:17:23

    25% do anuncio alegou a pobre menina

  • Edson Ferreira
    2013-05-17T09:47:13

    Também não entendia o Xing-Ling!

  • Cristiano Palmer
    2013-05-17T09:38:07

    AOC não é xing ling!!!

  • Carlos Adelson
    2013-05-17T10:17:24  

    AOC é a maior fabricante de TELAS LCD, LED, PLASMA do mundo, se não me engano ela fornece para a maioria dos fabricantes de monitor e tv. Ah, não achei o preço na matéria... vou procurar na internet.

    recentes

    populares

    • Carlos Adelson
      2013-05-17T10:17:24  

      Agora eles reformaram a matéria tirando os termos pejorativos e colocando o preço. A estagiária tinha esquecido.

    recentes

    populares

    • Carlos Adelson
      2013-05-17T10:17:24  

      Tertuliano Silva não tinha, corrigiram a matéria, então leia outros cometários pra ver que eu não deixei de ler a matéria.