Fone de ouvido

NOTA tt
8.0

Review Apple EarPods

Os novos fones da Apple estão presentes no iPhone 5 e nos iPods nano e touch de última geração. Mas será que os sucessores dos antigos earbuds valem o investimento?

Marlon Câmara
por
em

Os EarPods, novos fones de ouvido da Apple, foram revelados em um evento que também ficou marcado pela apresentação da nova geração de iPods e do iPhone 5. Por isso, deixaram a impressão de que seriam fones surpreendentes, acompanhando o alto nível de tecnologia dos demais gadgets mostrados na ocasião. Mas será que o acessório da companhia da maçã é realmente superior aos demais fones disponíveis no mercado?

Earpods acompanham os novos iPods da Apple (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)EarPods acompanham os novos iPods da Apple (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Design

Quando analisados de perto, os EarPods realmente surpreendem pela beleza. Feitos de um material bem liso e brilhante, e carregando um design bem diferente da grande maioria dos fones, o acessório da Apple dá mesmo a impressão de ser bem acima da média. Os fones também são muito leves.

O layout dos EarPods, aliás, é muito interessante, e deixa logo de cara a curiosidade de como vai encaixar na orelha. Com um formato arredondado mas esticado na área que encaixa no ouvido, ele parece um híbrido entre os fones padrão e aqueles intra-auriculares - com uma borracha que finca na orelha.

Earpods encaixam bem na orelha do usuário (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)EarPods encaixados na orelha parecem fones simples (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Toda essa beleza, no entanto, "desaparece" quando os fones são colocados na orelha. Isso porque a parte de trás do acessório é muito simples, lembrando qualquer outro fone comum. A Apple poderia até ter incluído uma maçãzinha na traseira para deixar claro a "grife" do acessório, mas não é o caso.

Conforto

Por ser feito de um material mais duro e pelo seu formato que deixa algumas "pontas" - já que a extremidade dos fones têm um corte chapado, podendo arranhar a orelha -, em um primeiro momento os fones podem parecer desconfortáveis. Além disso, é preciso ajeitar muito eles na orelha até que eles encaixem perfeitamente - o que varia de cada pessoa, claro.

Depois de assentados na orelha, porém, os fones surpreendem: eles "desaparecem" totalmente. Como são leves, é possível que você até esqueça que está com eles encaixados depois que consegue acertá-los no ouvido.

Earpods da Apple têm design diferenciado (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)EarPods da Apple têm design diferenciado (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Qualidade de som e volume

Os EarPods têm uma boa qualidade de som, com agudos cristalinos e bem definidos, e boa resolução dos baixos. O grande defeito dos fones fica por conta dos médios, que desaparecem muitas vezes, principalmente quando o volume não está muito alto. A questão, na prática, é que isso desvaloriza muito o vocal das músicas - que normalmente ficam nesta frequência. Então, se você gosta de ouvir músicas com os instrumentos muito mais "aparentes" que a voz, vai curtir certamente. Se não, provavelmente vai estranhar.

Outra questão problemática é o vazamento do áudio pelos fones. Não chega a ser absurdo, mas considerando a qualidade que os EarPods parecem ter, é decepcionante. O acessório da Apple bloqueia o som externo muito mal - pelo menos muito pior que os intra-auriculares mais comuns do mercado - e deixa o áudio vazar bastante. Para ouvir músicas em ambientes barulhentos, é bem ruim.

Earpods da Apple (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)EarPods da Apple (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Durabilidade

Dá para perceber que a Apple teve bastante cuidado para que os EarPods durem bastante. Além do acessório ser feito com materiais resistentes e de qualidade, alguns detalhes mostram que não vai ser fácil destruir os fones com o uso frequente.

Um dos casos mais comuns de perda de fones de ouvido é que a borracha que envolve os fios acaba se desgastando com o tempo, de tanto que é dobrada e repuxada, deixando os cabos expostos. Com isso, é questão de tempo até que o fone comece a apresentar mau contato ou parar de funcionar.

Nos EarPods, porém, isso é mais difícil de acontecer, já que o acessório recebeu uma camada extra de borracha nas extremidades próximas às partes mais duras do fone. Assim, justamente as partes mais sensíveis do fio ficam bem mais protegidas do que a maioria dos fones de ouvido.

Funcionalidades

Apesar da versão dos fones testadas serem as inclusas nos novos modelos de iPods, existem variações dos EarPods destinadas, principalmente, para o iPhone. Com isso, os acessórios testados eram os mais simples, destinados só a ouvir músicas, mas também podem ser adquiridos modelos com microfone e controle manual, que ficam ao longo do fio. Para quem quer usar o fone no smartphone, a opção é ótima.

Earpods acompanham o novo iPod nano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)EarPods acompanham o novo iPod nano (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Custo-benefício e conclusão

O novo fone de ouvido da Apple custa R$ 129 na loja oficial da companhia e em boa parte dos sites especializados. Apesar da qualidade indiscutível do acessório, o preço é um pouco exagerado para o que é apresentado, já que é possível encontrar fones de outras marcas com desempenhos bem semelhantes e valores muito menores. 

Assim, se você faz questão de comprar fones com a marca Apple e não se importa em pagar o valor, não vai se arrepender: no geral, o produto é muito bem feito e tem performance acima da média. Porém, se você vai adquirir o acessório porque espera que ele seja "o maior de todos", vai se decepcionar.

Os EarPods são ótimos fones, mas é possível encontrar outros "tão ótimos" quanto ele. Logo, ele é muito melhor que modelos simples e baratos, mas não consegue se distanciar de outros do mesmo segmento, que apresentam muitas vezes desempenhos bem parecidos e contam até com preços um pouco menores.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
7

Prós

  • * Design bonito e diferenciado
  • * Confortável
  • * Bons agudos e graves
  • * Resistente

Contras

  • * Som vaza excessivamente
  • * Frequências médias ruins
  • * Preço alto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Heber S.
    2014-08-24T11:16:01

    4. Quando o autor postou a notícia citou que a Apple deveria ter colocado o simbolo na parte que fica externa quando encaixado no ouvido. Eu discordo, primeiro por que você chama a atenção (se for o caso pra ser observado), segundo por que você tem que usar o produto por que gosta e não por status (seu coxinha) e por ultimo ele pode ser usado em aparelhos android também, ou seja, adopor ser melhor da categoria de fone para smartphones ser usado em outro ele ganha mercado.

  • Heber S.
    2014-08-24T11:15:58

    Sou uso iPhone e iPod mas já usei esse earpod. Eu acho que vocês não entendem de qualidade de som. 1. Esse earpod tem uma qualidade melhor no grave e médio, e não no agudo e o médio ruim como na reportagem. 2. Só os falsos cortam a orelha confrontando o que foi dito na parte do Conforto. 3. O som não escapa como vocês disseram, eles são para equilibrar e para que não cause dano a adição.

  • Kelly
    2014-05-10T13:02:51

    paguei 150 dilmas. Apesar de mais caro, o fone fale muito a pena

  • Anonimo Nome
    2013-03-21T08:35:49

    Fanboys dizendo que a matéria é tendenciosa em 3...2...1

  • Vinícius N.
    2013-03-21T07:28:35

    Eu tenho um philips she9000 e um sony xb700. Paguei cerca de 90 reais no philips e 300 no sony. São de qualidade impressionante. Fui experimentar os da apple recentemente, inclusive com muita "sede ao pote", e me decepcionei.. a qualidade nao chega nem aos pes do philips, quanto mais do sony. E sincetamente, o fone philips é bem mais bonito visualmente. Nao sei, esperava muito mais da apple devido a propaganda que fez do fone. Acho que está virando mais grife (com preço altissimo) do que qualidade.

  • Lawrence Teixeira
    2013-03-21T10:54:26

    Esse foi o primeiro produto da Apple que adquiri, um amigo trouxe dos eua pra mim, paguei 29 dolares e não me arrependi. O fone foi um dos poucos que se encaixou bem na minha orelha, a qualidade é boa e ele não fica caindo atoa quando corro ou ando com ele. Muito bom o fone, recomendo.

  • João Netto
    2013-03-21T09:58:00

    Entrei na matéria achando que veria graficos de potencia, relação sinal ruído...kkkkkk pura ilusão...os estagiários da globo simplesmente colocam o fone no ouvido, escutam, e dizem que é melhor que os outros...cada vez mais piada esse site, na boa.

  • Cláudio Dourado
    2013-03-21T00:48:38

    Ultimamente o Techtudo tem perdido o resto de respaldo que tinha, eu tenho os fones da reportagem vieram junto com meu iphone 5, e sinceramente ele se encaixa perfeitamente na orelha, n tive que fazer magica alguma é so colocar da direita e esquerda nas orelhas corretas que eles se encaixam se arranhar ou algo parecido, e o som é fantástico... Matéria mais que tendenciosa como tudo que fazem da apple ultimamente.

  • Marlon
    2013-03-21T12:23:50

    Acho q a proposta nem é ser um excelente fone pra ser comprado a parte e sim um excelente fone pra vir junto com o seu iphone/ipod.

  • Fabiano Santos
    2013-03-20T22:47:45

    A avaliacao foi feita levando em consideracao o preco no Brasil.Foi dito que "pelo preco cobrado,existem outros tao bons quanto".E preciso lembrar que esse fone custa nos Estados Unidos a modica quantia de 30 dolares,o que e bem barato para um fone e principalmente,um fone da Apple.Por esse preco,ele vale muuuito a pena.Nao da pra avaliar o produto pelo preco que ele chega aqui.Seria injusto.Ele foi feito para ser melhor q o outro e para ser vendido barato.Agora,quando chega aqui,vem custando mais de cem reais e ai se comeca a pensar se vale a pena.Brasil sil sil.....

  • Oto Neto
    2013-03-20T22:31:51

    cara se não são bons na frequência media já quebra tudo, a região media é a mais importante quando se fala em som hi fi

  • Rafael Oliveira
    2013-03-20T19:39:44

    Nunca falam mal da Samsung, mas quando é pra falar mal da Apple todo mundo mete o pau --'

  • André Lopes
    2013-03-20T19:34:58

    Gostaria de saber quem como foi feita essa avaliação do fone, em especial quando se fala a respeito da "deficiência das frequencias médias". Isso foi testado por quem? Algum profissional da área? Algum técnico de stúdio? Algum sonoplasta?

  • Fabricio Henrique
    2013-03-20T19:12:21

    Paguei 90 reais na blackfriday e com mais 5% de desconto

  • Paulo Neto
    2013-03-20T18:35:17

    Eu comprei e pra mim vale o preco sim!

  • Marcelo Alves
    2013-03-21T05:37:38  

    paguei 10 reais na 25 num "OLIGINAL" conforme a chinesinha que me vendeu huehue, logico que é replica, e na boa, funciona muito bem, o som sai bem parecido com o original que vem no 5, sei pq tenho o 5 e minha mulher pegou o meu original pra usar no aparelho dela, e achei bem parecido o som

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2013-03-21T05:37:38  

      Pau mandado!

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2013-03-21T05:37:38  

      "sei pq tenho o 5 e minha mulher pegou o meu original pra usar no aparelho dela"............................................"Pau mandado!".......................................................... kkkkkkkkkkkkkkkk morto.

  • Grm
    2013-03-20T19:46:25  

    Claro que vale o preço, e ainda assim ele vem gratuitamente em iPhone 5, e iPods de últimas gerações, logo, o que não vale é o lixo que acompanha a concorrência.

    recentes

    populares

    • Grm
      2013-03-20T19:46:25  

      Grm quem tem que tirar proveito dos múltiplos processadores é o SO e não os aplicativos... o Android está preparado para isso

    recentes

    populares

    • Grm
      2013-03-20T19:46:25  

      Grm só porque eu disse mal do iPhone você já pensou que eu era fã do s3? Nunca tive um s3, eu uso um nokia lumia. Que na minha opinião é muito bom, mas não tem muito suporte, e o pior é que a Microsoft irá parar de suportar ano que vem.

  • Heloisa Saddi
    2013-03-26T04:34:10  

    acho esse fone uma porcaria e desconfortavel , esta jogado na gaveta ...... fone bom é Bose , um pouco mais caro porem 10x melhor .

    recentes

    populares

    • Heloisa Saddi
      2013-03-26T04:34:10  

      Me venda o seu então Heloisa