Smartwatches

NOTA tt
6.0

Review Apple Watch

O smartwatch da Apple tem design elegante e a promessa de inovação, mas será que ele é o relógio correto para você?

Bernardo Dabul
por
em

O Apple Watch é a primeira tentativa da Apple de entrar no mercado de relógios inteligentes. O aparelho, que ainda não chegou no Brasil, tem design elegante e vários modelos diferentes. Sem dúvidas, o smartwatch se destaca visualmente, mas não tem nada de espetacular em seu desempenho. Confira no review a análise completa do gadget.

O Apple Watch vale o preço? Compare com outros smartwatches do mercado

Confira o review do TechTudo para o smartwatch da Apple (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)Confira o review do TechTudo para o smartwatch da Apple (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

Design

O Apple Watch está disponível em dois tamanhos diferentes, 38 e 42 mm. São três modelos, cada um deles feito de um material diferente - o Sport é de alumínio, enquanto o Edition é de ouro 18 quilates. Apesar disso, ambos têm tela OLED Retina Flexível, coroa que acessa o menu principal, botão lateral para contatos favoritos e Apple Pay.

O design do Apple Watch é elegante e moderno (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)O design do Apple Watch é elegante e moderno (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

Para este review, testamos o modelo Apple Watch Sport 42 mm. O gadget apresenta design elegante e moderno, graças às bordas arredondadas e à tela relativamente grande. O seu tamanho também é bom, inclusive, para usuários com pulsos maiores. Além disso, a pulseira é facilmente trocável, e oferecida pela Apple em uma série de cores, materiais e acabamentos. Embora o modelo Sport venha com pulseira de plástico, originalmente, todas as outras podem ser compradas, o que amplia as opções de personalização.

O Apple Watch vem com acessórios originais, mas que podem ser trocados (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)O Apple Watch vem com acessórios originais, mas que podem ser trocados (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

Uma recomendação ao colocar o aparelho é que se mantenha a pulseira justa, de forma que funções como o medidor de batimento cardíaco e as vibrações de notificações possam funcionar corretamente. O smartwatch é confortável com a pulseira padrão, suas vibrações são curtas e suaves o suficiente para chamar a atenção sem se transformarem em incômodo.

Aplicativos e Funções

Para o aproveitamento das funções do Apple Watch, é essencial que o usuário tenha um iPhone 5 ou mais recente, com sistema operacional, no mínimo, iOS 8.2. Sem isto, grande parte dos aplicativos não funcionam, uma vez que o aparelho, que roda o sistema operacional da Apple watchOS, usa o poder de processamento do celular via Bluetooth.

O Apple Watch pode ler e responder mensagens de três formas diferentes (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)O Apple Watch pode ler e responder mensagens de três formas diferentes (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

O relógio oferece uma gama de aplicativos desenvolvidos pela Apple que utilizam completamente suas funções. O Messages permite que o usuário veja e responda mensagens recebidas tanto por iMessage como por SMS. Com isso, há três formas de responder esses recados: a primeira é através de mensagens automáticas, que podem ser enviadas com um toque. Além disto, emojis exclusivos do Apple Watch podem ser escolhidos. Finalmente, é possível ditar mensagens, que podem ser áudio ou texto transcrito pelo smartwatch, inclusive em português.

O relógio inteligente permite que o usuário receba e faça chamadas de celular diretamente do aparelho, através do um microfone embutido, sem a necessidade de utilizar o celular. Adicionalmente, caso haja outro aparelho ligado via Bluetooth ou pela entrada de fone de ouvido, a chamada será automaticamente redirecionada para o relógio.

O Apple Watch conta com várias funções convenientes para o dia a dia (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)O Apple Watch conta com várias funções convenientes para o dia a dia (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

O Apple Watch também conta com vários aplicativos de fitness que auxiliam no controle de gasto calórico e fornecem dados sobre sessões de exercícios. O Activity, por exemplo, acompanha o tempo de exercício e quanto o usuário fica em pé diariamente, o que possibilita o estabelecimento de metas.

Em geral, os aplicativos da Apple funcionam muito bem com o aparelho e utilizam de forma bem completa todas as funções disponíveis. Serviços como Music, Photos e Calendar funcionam mais como uma extensão dos controles tradicionais, sem apresentar alguma real inovação além de serem simples de usar.

Quanto a aplicativos de terceiros, ainda não há muito suporte para o Apple Watch. Existem empresas que já criaram suas versões, como Twitter, Instagram e Uber, mas ainda falta a presença de apps com WhatsApp e Facebook. De qualquer forma, todos os aplicativos para o smartwatch dependem da instalação do seu equivalente no celular para que funcionem.

Além do Twitter e do Instagram, ainda há poucos apps de terceiros para o Apple Watch (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)Além do Twitter e do Instagram, ainda há poucos apps de terceiros para o Apple Watch (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

Quais as vantagens de um smartwatch? Confira no Fórum do TechTudo

Para a função de relógio, o dispositivo apresenta algumas faces, que podem ser alternadas, de acordo com o gosto do usuário. Existem faces tanto digitais como “analógicas”, com vários campos editáveis em cada uma delas, deixando que o usuário selecione a informação mais relevante para a tela principal. Por enquanto, essa escolha é limitada e não há novas faces disponíveis na loja. 

Além disso, ao apertar o botão da coroa do relógio, o usuário é levado para uma tela que exibe todos os aplicativos instalados no aparelho. Pelo iPhone, é possível reorganizá-los, segundo sua relevância pessoal.

Para melhorar o desempenho da bateria, o aparelho também apresenta uma função para poupar energia, que desativa todas as outras áreas, exceto o relógio. Isso é muito útil para situações de uso estendido sem possibilidade de recarga.

Uma das funções mais interessantes do Apple Watch é a Glances, que permite ao usuário acessar aplicativos de forma mais rápida. Ao deslizar o dedo no visor, de baixo para cima, aparecem várias páginas com versões mais simplificadas dos aplicativos. Isso possibilita uma navegação mais rápida, permitindo ações como pular de música, deixar o aparelho no mudo e ver o progresso das metas de exercício.

Finalmente, a função Force Touch permite que o usuário aperte a tela para acessar tarefas secundárias. Embora a sensação seja satisfatória, ainda não há muito a ser feito em relação a isto, uma vez que poucos aplicativos aproveitam esse recurso.

No balanço final, nenhuma das funções e aplicativos são fundamentais para o dia a dia do usuário. Assim como a maioria dos smartwatches já existentes no mercado, tudo que o aparelho oferece é conveniência. Ou seja, não é mais necessário retirar o iPhone do bolso para ler mensagens, ligações recebidas, calendários, trocas de música ou execução de outras ações. No entanto, tarefas mais complexas, como responder e-mails, ainda dependem do celular. O diferencial do Apple Watch em relação aos competidores, neste aspecto, é que sua usabilidade é bastante simples e fácil.

Desempenho

O carregamento do Apple Watch é feito por indução magnética, sem fios (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)O carregamento do Apple Watch é feito por indução magnética, sem fios (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

Com 8 GB de memória interna (e 1,6 GB ocupados pelo watchOS), o Apple Watch é um sucesso em alguns pontos, e deixa a desejar em outros. A bateria do relógio é excelente, e oferece 18 horas de vida útil, porém, durante os testes, foi possível observar que isto só se aplica em casos de uso intensivo. Normalmente, a bateria dura cerca de dois dias, e o tempo de recarga é de duas horas, em média. O carregamento é realizado através de uma base, na qual o aparelho é acoplado através de indução magnética, eliminando a conexão por fio.

O pareamento com o celular é extremamente simples, e o aplicativo do Apple Watch para iOS fornece um passo a passo para realizá-lo.

Durante os testes, foi possível notar que o aparelho recebia as notificações do iPhone, mesmo a uma distância razoável. Adicionalmente, uma ordem de emissão sonora pode ser enviada para o celular pareado, facilitando sua localização.

A forma com que as notificações chegam ao aparelho não é das melhores. Em muitos casos, como os pop-ups são somente espelhados do celular, mensagens maiores ocupam espaço demais na tela, prejudicando outras notificações. A tela do aparelho, por outro lado, é muito boa, com 312 × 390 pixels distribuídos em 1,5 polegadas. A definição da imagem é de alta qualidade e o sensor de toque é muito preciso, tornando improvável que o usuário acione algo por engano.

O Apple Watch tem usabilidade mais simples que seus concorrentes (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)O Apple Watch tem usabilidade mais simples que seus concorrentes (Foto: Bernardo Dabul/TechTudo)

O Apple Watch parece ser bem resistente. Mesmo o modelo Sport, que é feito de alumínio, conseguiu resistir a várias colisões com paredes, portas e mesas sem sofrer sequer um arranhão ou amassado. Por falar em resistência, o aparelho é forte também contra água, tendo sido exposto tanto a chuva quanto a água corrente sem apresentar problemas. No entanto, segundo a fabricante, não é feito para resistir à submersão, ou seja, nada de mergulhos.

Custo-Benefício

Para aqueles que já possuem um iPhone e estão à procura de um smartwatch simples de usar, resistente e com bateria duradoura, o Apple Watch é uma ótima pedida. Mas é importante ter em mente que nenhuma de suas funções é revolucionária, em termos de usabilidade.

Com o preço do Apple Watch entre US$ 350 (Sport 38 mm) e US$ 15.000 (Edition 42 mm), sem previsão de venda no Brasil, é importante avaliar o modelo que melhor suprirá suas necessidades. É possível que ele chegue a custar R$ 98 mil em território nacional. De qualquer forma, uma coisa é certa: este é um dos melhores smartwatches no mercado. 

Tabela de especificações técnicas do Apple Watch (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações técnicas do Apple Watch (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
6.0
Design
8
Desempenho
7
Tela
8
Câmera
0
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • Resistente;
  • Bateria duradoura;
  • Glances;
  • Design elegante e adaptável;
  • Vibrações.

Contras

  • Notificações grandes;
  • iPhone é obrigatório;
  • Poucos aplicativos;
  • Pouco inovador.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Ruas
    2015-07-17T16:33:41

    Review de um aparelho lançado há quase um ano atrás?

  • Rogério Alditore
    2015-07-17T14:49:35

    Aparelho inútil para tirar dinheiro de manés. Mais um produto para ficar carregando na tomada, sendo que tudo o que ele faz um smartphone já faz. Mesmo os outros smartwatchs que existem por ai. Nenhum vale a pena. Fica ridículo no braço, parecendo aqueles relógios digitais antigos. Um relógio hoje em dia é mais ornamental do que funcional. Então no pulso prefiro um belo relógio analógico. Tem bem mais classe e requinte do que um gadget eletrônico.

  • Marcelo Machado
    2015-07-17T13:58:28  

    Techtudo melhor vocês reverem as informações do final do texto, porque R$ 98.000,00 em um relógio é um pouco demais, vocês não acham?

    recentes

    populares

    • Marcelo Machado
      2015-07-17T13:58:28  

      E o que eles tem a ver com o preço que a Apple cobrará pelo modelo folheado à ouro, no Brasil ? Melhor você se informar. O preço será esse mesmo.

    recentes

    populares

    • Marcelo Machado
      2015-07-17T13:58:28  

      15.000 + impostos x Cambio = 98.000.

  • Regis
    2015-07-17T12:53:25  

    Techtudo deveria ser mais profissional e não tendencioso quando se diz Apple. Nota 0 pra camera sendo q o relógio não tem e ainda contar na média? Média correta é 7.5 e não 6. Agora no review do moto 360 a nota da camera nao conta na media, q deveria ser 6.6 e não 8.2 de acordo com os "critérios" Techtudo. Por isso q não tem credibilidade alguma, e ainda apagaram meu post anterior.

    recentes

    populares

    • Regis
      2015-07-17T12:53:25  

      Dar nota zero pra algo que o aparelho não tem é dose mesmo. Câmera não é item obrigatório em relógio, seria um "plus". Se ele tivesse, aí sim, vamos avaliar a qualidade da câmera. Mas não tem. Non sense total.

  • Orlando Nunes
    2015-07-17T14:29:57

    O estagiário que colocou esses valores não tem a mínima noção do que escreveu.

  • Pai Fc
    2015-07-17T14:13:56

    Camera 0? hahaha Q lixo de review, meu Deus.

  • Theodoro
    2015-07-17T13:41:34

    MUITO BOM, FANTÁSTICO NAS SUAS FUNCIONALIDADES, INCOMPARÁVEL.

  • Tiago Costa
    2015-07-17T12:58:33  

    Show de aparelho! Mas quem pode pode, quem não pode, infelizmente se android.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-07-17T12:58:33  

      Estou feliz da vida com meu galaxy note. Se eu fosse comprar um relógio desses hoje, seria o Gear S, celular + smartwatch por mil reais. Parabéns pra quem quer gastar com inutilidades, não sei que orgulho é esse de falar que deu tempo da sua vida pra uma empresa bilionária (salário é seu tempo de vida sendo trocado por trabalho, nunca se esqueça).

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-07-17T12:58:33  

      kkkkk mitou, vou usar isso kkkk

  • João Henrique
    2015-07-17T11:32:33

    camera 0? kkkkk que lixo de review

  • Leandro
    2015-07-17T11:45:50

    No Brasil ? Vão levar até o braço