Jogos de ação

NOTA tt
7.0

Review Assassin’s Creed: Rogue

A Ubisoft desgasta sua franquia com um lançamento desnecessário. Leia mais no review.

Felipe Velloso
por
em

Assassin’s Creed Rogue mostra que a Ubisoft passou a tratar a franquia como uma meta que deve ser batida todos os anos. Disponível para PC, PS3 e Xbox 360 em 2014, a nova edição é um dos piores lançamentos da empresa que, aos poucos, mata a bem-sucedida franquia.

Conheça a Revolução Francesa pelos olhos de um assassino

Assassin’s Creed Rogue  (Foto: Divulgação)Assassin’s Creed Rogue (Foto: Divulgação)

Em Assassin’s Creed Rogue, você controlará Shay Cormac, um assassino que se desilude com a sua ordem e se torna um templário. Nessa edição, o foco é mostrar os inimigos a partir de um novo ângulo. Para isso, todo o aparato técnico de Black Flag foi usado, o que garantiu uma recauchutada em poucos cenários, além de vender o título como se fosse um game novo. Por conta disso, até as fontes das letras do menu são as mesmas do jogo anterior.

A história

Em teoria, o principal componente é a história, que finalmente mostra os templários de forma positiva. O jogo não funciona com novatos na série. Isso porque tudo serve para referenciar e colocar uma nova interpretação dos vilões dos títulos anteriores.

Situado entre Assassin’s Creed III e IV (batizado de Black Flag), com diversas aparições de personagens dos dois jogos, Rogue traça a trama de Shay Cormac nas costas geladas da América do Norte. O game constrói de maneira cuidadosa o personagem e a sua relação com a ordem dos assassinos.

Os cenários são bem semelhantes ao de Black Flag (Foto: Divulgação)Os cenários são bem semelhantes ao de Black Flag. (Foto: Divulgação)

Apesar do novo ponto de vista dos assassinos ter sido o principal ponto de venda, o game só acontece muitas horas depois do início. Isso leva o jogador, inclusive, a compreender muito bem a decisão de Shay.

Assassin’s Creed Rogue não teme mostrar que os assassinos podem ser tão perigosos para a humanidade quanto os templários. Para salvar as pessoas que ama, Shay se alia aos famigerados oponentes. A narrativa não é ruim, mas sozinha ela não consegue sustentar o game.

O novo navio, Morrigan, é perfeito para o ártico (Foto: Divulgação)O novo navio é perfeito para o cenário do game. (Foto: Divulgação)


Jogabilidade e Visual

Ano passado, o Techtudo fez uma resenha de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Em relação aos aspectos técnicos, muitos recursos foram repetidos. Além disso, a jogabilidade é absolutamente idêntica ao quarto jogo: todos os movimentos, apetrechos, itens, golpes estão de volta. Os navios e o combate naval, as ilhas e os fortes: todas as missões possuem objetivos semelhantes, a caça as baleias e tubarões.

Existem apenas duas adições a Rogue: um lança granadas horrível, que serve para destruir portas, e a possibilidade de incendiar a superfície do mar com barris de óleo. 

Em termos visuais - tirando o gelo e o frio -, algumas cidades são exatamente iguais a certas ilhas de Black Flag. Por fim, a impressão é que as pessoas estão pagando por um DLC do jogo anterior. Mas a Ubisoft ainda acha justificável cobrar o mesmo preço de um título completo.

O game faz a ponte entre Assassins Creed III e IV (Foto: Divulgação)Em termos visuais, algumas cidades são exatamente iguais a certas ilhas de Black Flag. (Foto: Divulgação)

Todos os colecionáveis também voltam para a história de Shay, incluindo os sensacionais cantos de pirata que agora já soam um pouco velhos e desgastados.

Conclusão

Assassin’s Creed Rogue é uma vergonha. Apesar da história ligeiramente nova, o game prova que a Ubisoft decidiu fazer novos jogos da série de maneira preguiçosa e descompromissada. Se a empresa não se deu o trabalho de criar nada novo, é ainda mais chocante se dar conta que o jogo tem apenas a metade do tamanho do título anterior que ele copiou inteiro.

Se você não for um grande fã da série, Rogue é um título que não merece ser comprado. Incentivando o pior nas empresas de videogame, o game visa o lucro fácil.

O que achou do novo Assassin’s Creed: Unity? Comente no Fórum do TechTudo!

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
5
Som
7

Prós

  • História ambígua
  • Trama traz diferentes pontos de vista
  • O sistema de jogo funciona
  • Game apresenta poucos bugs

Contras

  • Não existe nenhuma inovação
  • A repetição torna o jogo entediante e cansativo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wallace Ferreira
    2014-11-21T04:05:44  

    O Game não tem que mostrar melhorias afinal ele ocorre entre o 3 e o 4. A História muda porque é um game novo e não poderia trocar controles nem colocar coisas novas se o game ocorre no mesmo tempo que os outros. A Ubi pensou nisso e ela falou sobre isso. As pessoas estão com a ideia errada sobre este game. Ele é sim um belo game apresenta uma bela história. Não tinha como criar melhorias se ele ocorre no mesmo tempo que os anteriores e com essa ideia que a Ubi fez o novo assassin's creed Roque que a novidade é o jogador ver a visão de um templário. isso que é entender bem de um game.'-'

    recentes

    populares

    • Wallace Ferreira
      2014-11-21T04:05:44  

      Então você quer me dizer que só porque o jogo se passa antes ele não pode ter melhoria alguma, imagina então os jogos que se passam antes da saga original como Batman Arkham Origins, e tantos outros, eles deveriam ser ruins ? Claro que não cara,

    recentes

    populares

    • Wallace Ferreira
      2014-11-21T04:05:44  

      eric, como colocar novidade no game (amar, golpes, etc...) que voltou atrás, tipo se esse jogo ocorre entre 3 e 4, como colocar golpes, ou armas novas nesse jogo, sendo que na teoria o 4 é mais novo que o rogue?

  • Wallace Ferreira
    2014-11-21T03:42:45  

    Olha o que você mesmo disse: "Em relação aos aspectos técnicos, muitos recursos foram repetidos. Além disso, a jogabilidade é absolutamente idêntica ao quarto jogo: todos os movimentos, apetrechos, itens, golpes estão de volta. Os navios e o combate naval, as ilhas e os fortes: todas as missões possuem objetivos semelhantes, a caça as baleias e tubarões." É OBVIO que será igual, isso foi dito pela própria editora. Se ele ocorre no mesmo período que o 3 e o 4 e ele é tipo uma continuação não haverá melhorias ou mudança de algo pos isso vai contra a historia. Em fim é um belo game diferente sim.

    recentes

    populares

    • Wallace Ferreira
      2014-11-21T03:42:45  

      Concordo. Mas melhorias poderiam haver sim, desde que não influenciace a relação com as historias dos dois titulos anteriores.

  • Igor Sousa
    2014-11-22T00:39:15  

    Se você não gostou do jogo, problema seu, a Ubisoft não vai criar um jogo perfeito só pra você ficar falando mal dele, então não fale nada sem ter certeza

    recentes

    populares

    • Igor Sousa
      2014-11-22T00:39:15  

      Seu palerma, o cara esta fazendo um review, como se faz uma review sem falar o que há de mal no jogo ... ?!?!?

  • Wallace Ferreira
    2014-11-21T03:39:04

    Olá Senhor "Felipe Velloso". Bem eu acho que você não jogou esse game da Ubisoft '-'... você só ouviu falar porque tudo o que você falou esta errado. Primeiro Lugar : Nesse Game a Ubi deixou claro que ele ocorre entre o Assassin's creed lll e Assassin's creed lV é claro que obvio que tem que ter semelhança aos controles, missões pos ele em bora seja um jogo diferente ele ocorre no mesmo período que o outros games lançados anterior a ele.

  • Ricardo Silva
    2014-11-19T11:30:32

    os melhores AC foram o 2 e 4.

  • Paulo Hoffmann
    2014-11-19T09:04:19

    Esses caras kkk so sabem falar bem da EM kkk o Jogo esta Muito bom com personagems Históricos conhecidos como Franklin um otimo jogo como Templário particularmente gostei muito tem bastante coisa nova sim e só explorar o mundo e não ficar focado so na principal tem que curtir o jogo.

  • Gustavo
    2014-11-18T15:52:15

    A Ubisoft so vacilando mais com suas franquias...

  • Luiz Júnior
    2014-11-18T10:54:10

    Sou fã da saga, mas o que mais me impressionou foi black flag. De resto concordo com o tt nessa avaliação, a ubisoft podia ter caprichado mais.

  • Daniel Melo
    2014-11-18T08:11:53

    joguei apenas 5 missões e já concordo uns 90% com essa review....sou fã da saga e espero que minha nota geral no final seja melhor q essa!