Notebook

NOTA tt
8.0

Review ASUS Eee PC 1201T

Quando a gente procura um netbook, a primeira coisa que pensamos é em um produto portátil para estar conosco em qualquer lugar que precisarmos acessar a internet, mostrar uma apresentação para um cliente, escrever um texto que não pode esperar, levar para a viagem e poder trabalhar onde quisermos.

Pedro Cardoso
por
em

Quando a gente procura um netbook, a primeira coisa que pensamos é em um produto portátil para estar conosco em qualquer lugar que precisarmos acessar a internet, mostrar uma apresentação para um cliente, escrever um texto que não pode esperar, levar para a viagem e poder trabalhar onde quisermos. Mas o foco do ASUS Eee PC 1201T é outro: o entretenimento.

Para cumprir o seu objetivo, colocaram uma tela LED com ótima resolução e brilho, e um som potente para um netbook. Assim, você poderá ouvir suas músicas e ver seus filmes com conforto e qualidade. Leia abaixo cada detalhe do review do TechTudo, baseado em nossos testes.

Som

Um dos destaques deste netbook são seus alto-falantes. É espantoso quando se roda uma música no último volume e você percebe o quanto ele consegue ser alto e não distorcer. Neste ponto, para ficar perfeito, só faltou mesmo um controle independente de volume.

Processamento e memória

O processador é um AMD Neo MV-40 de 1.60 GHz. Apesar de não ser um processador muito poderoso, cumpre bem o seu papel em um netbook. Ele, somado a memória de 2 GB e a placa de vídeo ATI Radeon HD 3200, conseguiram 3,1 no Índice de Experiência do Windows.

Como o foco do ASUS Eee PC 1201T é o entretenimento, poderia ter pelo menos mais 1 GB de memória RAM para ficar “redondo”, pois 2 GB se mostrou pouco para rodar jogos mais exigentes. Mas isso é um papo para a parte de placa de vídeo.

Placa de vídeo e tela

A placa de vídeo ATI Radeon HD 3200 faz toda a diferença para execução de vídeos com qualidade de Blu-ray e jogos. Testamos com o básico Counter-Strike, que rodou levíssimo por ser um jogo bem antigo e pouco exigente, e com FarCry, que rodou muito bem até a configuração média. Com todas as opções gráficas ligadas no máximo, ele pediu "arrego".

A tela LED de 12 polegadas apresenta ótimo brilho e definição de cores, além de ter uma boa resolução máxima de 1366 x 768, que deixa todos os ícones e letras pequenas, mas ainda confortáveis de serem vistos, se você não apresenta problema de visão.

Você também pode ligá-lo em um monitor externo para reproduzir conteúdo FullHD (1080p), porém, ele tem uma saída VGA, mas nenhuma HDMI. Isso não ocorre quando se tenta ver um vídeo em alta definição no Youtube, pois ele engasga e trava o player.

Bateria

O fabricante promete que a bateria do ASUS Eee PC 1201T dura até seis horas, mas isso vai depender muito do uso que você der ao netbook. Quanto mais pesado o aplicativo, ou tarefa, menos tempo vai durar a bateria. Em nossos testes, a bateria durou mais de duas horas, sendo que 90% desse tempo foi usado para navegar na internet.

Asus Eee PC 1201TTeclado do Asus Eee PC 1201T (Foto: Pedro Cardoso/Techtudo)

Teclado e touchpad

O teclado tem um bom tamanho para um netbook, com teclas separadas, porém, não são macias e suaves como deveriam ser. Além disso, o trackpad é pequeno e atrapalha quem tem dedos grandes a executar as funções que exigem dois ou 3 dedos, como rolar um página, dar zoom, entre outros comandos.

Acima do teclado, existem dois botões separados, o da esquerda serve para desligar e ligar o trackpad, enquanto o da direita liga e desliga o computador.

Existe também a tecla “Fn”, que combinada com diversas teclas executa diversas funções como hibernar o Windows, aumentar e diminuir o brilho da tela, aumentar e diminuir volume e controlar os players, como pausar, parar e avançar vídeos e músicas.

Ficha técnica

Tela 12,1” LED
Resolução máxima 1366 x 768
Sistema operacional Windows 7 Starter
Processador AMD Neo MV-40 de 1.60 GHz
Memória RAM 2 GB
Vídeo ATI Radeon HD 3200
Mídia ótica não
Armazenamento 320 GB
Webcam e microfone sim
Conectividade Wi-Fi/USB
Dimensões 296 x 208 x 27.3 mm
Peso 1.46 Kg (com a bateria)
Autonomia de bateria até 6 horas (segundo o fabricante)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Funcionalidades
7
Desempenho
8
Custo-benefício
8

Prós

  • * Som alto e de qualidade.
  • * Tela com ótima resolução.
  • * Ótima placa de vídeo.
  • * Bom armazenamento.

Contras

  • * Versão Starter do Win 7.
  • * Teclado com resposta lenta.
  • * Touchpad pequeno.
  • * Falta controle de volume.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Érica Alves
    2013-03-19T20:47:52

    Do o meu de graça