O mouse Gladius que faz parte da linha Republic of Gamers da empresa Asus chegou querendo dominar o seu computador. Com uma gama de opções configuráveis e design elegante, somente alguns pequenos problemas ergonômicos o impedem de atingir a excelência.
Quer comprar um mouse novo? Veja como escolher o melhor modelo

Design
O Gladius possui design moderno, cuja forma tem como objetivo se adaptar às diferentes pegadas dos jogadores. Além disto, o aparelho possui duas áreas emborrachadas nas laterais, tornando possível ter maior firmeza ao manusear o aparelho em sessões de jogo mais intensas.

Infelizmente, os botões principais são um pouco separados demais, fazendo que nos nossos testes fosse necessária uma separação desconfortável dos dedos para conseguir utilizar o mouse corretamente. Além disto, os botões laterais são muito recuados, sendo de difícil acesso e um incômodo em seu uso.
Funcionalidades
O Gladius funciona como qualquer outro mouse, possuindo apenas dois botões adicionais na lateral que podem ser configurados para fazer diferentes ações e um no topo para alterar a sensibilidade rapidamente.

Já seu software, chamado Republic of Gamers Armoury, permite que o usuário faça uma gama de alterações no mouse. Com isto, jogadores podem personalizar o aparelho com suas preferências dependendo tanto de seu estilo quanto do jogo no qual o aparelho será utilizado. Dentre as opções estão sensibilidade do cursor, aceleração, macros, opções de iluminação, além de outras.
Em geral, o grau de flexibilidade apresentado é realmente muito bom para aqueles que procuram um mouse que se adéqua a vários estilos de jogo diferentes.
Desempenho
Como o Gladius é vendido com a proposta de ser um mouse para gamers, foram feitos testes com diferentes tipos de jogos para avaliar mais precisamente seu desempenho em várias áreas de atuação.

Ao testar jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), foi possível notar que essa é a área de foco para o aparelho. O botão de alteração de sensibilidade é ideal para situações onde o jogador precisa rapidamente mudar sua configuração para uma mais precisa (usando um sniper, ou alguma outra arma de precisão).
Adicionalmente, apesar do problema da separação dos botões, estes ainda se adequam bem a situações onde o jogador precisa clicar intensamente.
Em jogos de estratégia, como StarCraft II por exemplo, o mouse também tem desempenho satisfatório. Os botões laterais podem ser configurados para acessar rapidamente grupos de unidades e a sensibilidade máxima ajuda o jogador a navegar pelo mapa rapidamente.
Está tendo problemas com o mouse?Descubra como solucionar no Fórum do TechTudo.

Finalmente, em MOBAs como Dota 2 é onde o mouse tem seu pior desempenho. Por mais que vários dos fatores dos jogos de estratégia se apliquem neste gênero, o jogador ainda assim precisa utilizar várias habilidades e itens ao longo da partida. Sem poder mapear tantas destas ações para o mouse, como o Razer Naga/Naga Hex por exemplo consegue fazer, o jogador é forçado a reposicionar sua mão no teclado, o que não é desejável.
Custo-Benefício
De todos os mouses para jogos disponíveis no mercado, o Asus Gladius é bem competente no que faz. O problema de separação dos botões principais é um fator negativo que permeia a experiência toda, e jogadores de MOBA vão desejar mais botões. Por outro lado, seu grande nível de customização e firmeza na pegada são fatores extremamente positivos para aqueles jogadores hardcore em busca de um aparelho mais focado em games. Fica a critério do usuário apenas se vale o investimento - e se tem disponível o valor - de R$ 509.
