Placas

NOTA tt
9.0

Review Asus M5 A99XEVO

Se você está montando um computador baseado nas arquiteturas da AMD, a Asus M5 A99XEVO pode ser uma das melhores placas. Acompanhe neste review.

Gustavo Ats
por
em

Muita gente ainda não pretende abandonar os desktops, e nem é mais por causa do baixo custo e sim, por causa do bom desempenho do computador. E é por isso que o mercado de peças para computadores de desempenho médio e alto ainda está aquecido.

Um exemplo é esse lançamento da Asus, claramente voltado a entusiastas por hardware e fãs da AMD. Aliás, essa é uma das melhores placas para este público.

Placa Asus M5 A99XEVO (Foto: Divulgação)Placa Asus M5 A99XEVO é uma boa opção e com bom custo-benefício (Foto: Divulgação)

Recursos

Ao contrário do que possa parecer, uma placa mãe pode ter recursos muito interessantes, um deles é a BIOS, muito, muito intuitiva. A vantagem principal disso é que é fácil de configurar. Na verdade esta interface é uma das poucas interfaces gráficas que são realmente agradáveis de serem usadas. Com o mouse é possível fazer vários ajustes e várias configurações, incluindo ajustes finos no sistema, principalmente pra quem é viciado em Overclock.

Além da BIOS maravilhosamente bem construída, o chipset também pode ser alvo de elogios. Acontece que ele comporta vários recursos, geralmente designados por outros chips. Para começar, ela não inclui o chipset gráfico mas suporta tanto o Crosfire da ATI quanto o SLI da nVidia, além disso ela suporta até 4 slots PCI Express.

Apesar de ainda não estarem disponíveis facilmente no mercado, a placa já suporta o novo socket da AMD, o AM3+ . Isso significa que podemos comprar a placa tranquilamente, sem pensar que não precisaremos trocá-la quando os novos processadores estiverem disponíveis.

Asus também incorporou a tecnologia Auto Tuning na placa M5 A99XEVO. Isso permite o usuário para otimizar o desempenho do seu sistema sem ter que gastar dinheiro em upgrades. Esta é uma maneira extremamente econômica para o usuário aumentar o desempenho do sistema de uma forma muito simples e fácil.

A M5 A99XEVO ainda tem muitos recursos interessantes, como o que permite iniciar o sistema mesmo que a memória não seja 100% compatível com a placa. Infelizmente, não conseguimos testar o tal recurso, pois  todas as que tínhamos em mãos eram compatíveis. Um outro ponto que nos chamou a atenção foi o gerenciador de energia para o processador, de fato, eficiente.

Design

Bom, quando precisamos de um computador para overclock é necessário um bom cooler. No entanto, este ocupa um espaço grande e isso torna a manutenção e os upgrades uma coisa bem desagradável. A parte boa é que a ASUS deixou um bom espaço para um cooler gigante e isso acaba fazendo com que a placa possa ser utilizada com os maiores coolers possíveis.

A conectividade é vasta. Somente para armazenamento de dados são 10 portas: 6x SATA de 6Gbps + 2 SATA 3Gbps e 2 portas e-sata (3Gbps). Já imaginou colocar um HD de 2TB em cada porta? Além disso, ela possui 4 portas USB 3.0 e 14 (!) portas USB, 1x IEEE 1394a.

Custo-benefício

Com todos esses features, a placa não é das mais baratas. Custa mais ou menos US$ 155,00 nos EUA. Aqui no Brasil, quando encontrada, ela pode custar até R$ 900,00, o que é um ótimo preço para quem quer ter um computador de desempenho considerável.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
9

Prós

  • * Alto desempenho.
  • * Ótimos recursos.
  • * Suporta AM3+.

Contras

  • * Um pouco cara.
  • * Difícil de encontrar.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Kaiser
    2011-12-30T22:18:52

    Asus para mim não é sinônimo de qualidade e confiança,das 2 mobos que tive,ambas deram problemas tão logo. Mesmo apesar do desempenho que entregam,não recomendo a marca.Muitas outras como Gigabyte e até uma ECS entregam mais desempenho e tem mais confiabilidade ao longos dos anos. Quem usa AMD não é fã e sim sabe o que é excelencia sem custo elevado.