Roteador

NOTA tt
9.0

Review ASUS N14U

Com configuração fácil, antenas internas e recursos de compartilhamento de arquivos via nuvem, Asus inova com o roteador N14U.

Caio Renan
por
em

O Asus N14U é um novo estilo de roteador no mercado. Com um design interessante, que traz as antenas no interior do aparelho, e a possibilidade de ser usado como servidor de arquivos online e uma central de compartilhamento de impressoras, este roteador é visto como uma grande inovação. O TechTudo testou o equipamento e verificou se ele vale mesmo a pena e se cumpre o que promete com precisão.

Design

A Asus mais uma vez investiu no design black diamond. Dessa vez, com as antenas internas, o visual do roteador ficou bem mais elegante. As cinco luzes de led, que indicam as funcionalidades do equipamento, contribuem para uma aparência positiva.

Roteador sem antena Asus N14U (Foto: Divulgação)Roteador sem antena Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan)

O roteador vem também com um suporte que permite que ele seja usado na vertical ou na horizontal. É possível também apoiá-lo na parede. Os botões e entradas de cabos ficam na lateral, assim como o botão para ligar/desligar. O roteador é também bem leve e fácil de manusear: pesa apenas 260 gramas.

AiCloud e AiDisk

É possível dizer que o AiCloud seja a grande inovação e a melhor funcionalidade que este equipamento traz. O AiCloud é um aplicativo desenvolvido para Android e iOS, para ser instalado em seu tablet ou smartphone, que é usado para se conectar à seu servidor em nuvem. O seu próprio roteador cria esse servidor em nuvem e permite que qualquer arquivo (seja áudio, texto ou vídeo) possa ser compartilhado em uma nuvem privada ou pública, de onde quer que você esteja.

Asus N14U deitado, sem a sua base (Foto: Divulgação)Asus N14U deitado, sem a sua base (Foto: TechTudo/Allan)

Esse compartilhamento pode ser feito de várias formas fáceis, incluindo via e-mail ou até mesmo SMS.

Já o AiDisk é outro serviço também ótimo para garantir seus arquivos, até mesmo para um backup ou para uma emergência. É possível acessar via internet qualquer arquivo que você tenha colocado no seu AiDisk de qualquer dispositivo seu, como um tablet.

Download Master

O Download Master é uma funcionalidade de muita qualidade e que também nos impressionou positivamente. Ele tem dois objetivos: O primeiro é acelerar a transferência e o download de arquivos utilizando um algoritmo especial do roteador. O segundo, e que achamos até mais interessante, é a possibilidade de realizar downloads direto para um dispositivo USB conectado ao roteador sem a necessidade de ter um computador ligado.

Todas as conexões do Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)Todas as conexões do Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Compartilhamento de impressoras

Mantendo a qualidade das outras funções que possui, o compartilhamento de impressoras e arquivos do Asus N14U também é ótimo. Graças a porta USB que possui e ao bom sinal de wi-fi que fornece, o roteador serve como ótimo servidor para compartilhar arquivos ou impressoras, mesmo com o computador desligado.

O teste do TechTudo conseguiu realizar impressões a aproximadamente 20 metros de distância em uma casa, partindo de um iPad e de um celular Android.

 Todas as conexões do Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo) Todas as conexões do Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Conexão 3G/4G

É possível usar o serviço de 3g e 4g no modem, via USB. Você conecta um modem ou então usa o seu celular como ponto de acesso para habilitar a sua conexão 3g ou 4g para ser compartilhada via wi-fi. Assim, caso a sua conexão original falhe, você nunca deixa de estar online. No entanto, no Brasil ainda não são muitos os aparelhos que suportam a rede 4G, que ainda está sendo implementada.

No caso da conexão 3G, os planos que fornecem uma boa velocidade e alta capacidade de transmissão de dados são caros e/ou muito limitados. Portanto, o uso desse tipo de funcionalidade ainda não parece muito adequado e também útil no momento.

Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Rede para convidados

É possível criar mais de uma conexões. Uma com senha, para uso pessoal e de pessoas autorizadas, e uma livre, para visitantes. A conexão com senha, do administrador, daria acesso a banda total da internet e acesso também local aos arquivos e a tudo que o roteador pode proporcionar. Já a conexão de convidados, livre, funciona com banda menor, ou seja, não é tão rápida quanto a dos administradores. Os convidados também são impossibilitados de acessar os arquivos do roteador.

ASUSWRT

O ASUSWRT é uma ideia da Asus para otimizar a configuração do roteador N14U para seus usuários. Em um primeiro momento, a configuração do equipamento é bem simples. Assim que ligado e conectado ao sinal do roteador, basta abrir um navegador e em alguns segundos você já estará conectado à internet. Basta digitar sua ID e senha do provedor e em três passos o roteador coloca o usuário online. O processo leva menos de um minuto.

Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Porém, o ASUSWRT é uma página que engloba todos os serviços: Mapas de Rede, Rede para convidados, Controle de tráfego, Controle parental, aplicações USB e outros. A ideia é que o usuário possa configurar tudo com facilidade e de forma intuitiva na mesma interface. Essa página, porém, causou alguns "lags" em nossos testes. Ainda assim, é realmente um recurso interessante para que usuários ainda não habituados com esse tipo de configuração avançada.

Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)Asus N14U (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Conclusão

Para aqueles que procuram um roteador para uso corporativo ou compartilhado em uma residência, o Asus N14U é uma opção deveras interessante. O design do produto é inovador, e as funcionalidades são ótimas para o mundo corporativo, uma vez que ele compartilha arquivos e impressoras com uma incrível facilidade e qualidade.

Mesmo com o pequeno problema que tivemos ao usar o ASUSWRT, até mesma essa interface de configuração geral e intuitiva é uma ótima funcionalidade, que mostra que o roteador, mesmo em seus pontos mais fracos, é satisfatório. O produto vale muito a pena de ser comprado para usuários que querem mais do que apenas um roteador que propague um sinal de internet.

Sabe como configurar um roteador Wi-Fi? Veja no Fórum TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
9
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * AiCloud
  • * Fácil de configurar
  • * Design elegante

Contras

  • * Lags no ASUSWRT
  • * Alcance médio de 20 metros
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Italo Torres
    2013-07-02T14:56:30  

    Asus como sempre, fora de série!

    recentes

    populares

    • Italo Torres
      2013-07-02T14:56:30  

      Faltou a vírgula, Ítalo. Kls, o fato de você se assustar com uma expressão contextual e gramaticalmente correta é que faz rir. Não rir muito, a fraqueza da gramática nos haters nem é assim tão risível. Na verdade foi mais um exalar mais forte de ar pelo nariz...

  • Kls Balzarch
    2013-07-03T14:41:25

    Escrever "deveras interessante" num site sobre tecnologia é "deveras estúpido". Esse pessoal da Globo só me faz rir.