Notebook

NOTA tt
9.0

Review ASUS UX31

A palavra do momento entre computadores portáteis é o "ultrabook", e nessa guerra por um novo e promissor mercado, a ASUS apresenta o UX31 para tentar competir e ganhar terreno já amplamente dominado pelo MacBook Air.

Pedro Cardoso
por
em

Na guerra pelo novo e promissor mercado de ultrabooks, a ASUS apresenta o UX31 para tentar competir e ganhar "terreno" já amplamente dominado pelo MacBook Air. O ASUS UX31 é um ultrabook (ou Zenbook, como a empresa escolheu nomear) leve, bonito e que se tornará o seu objeto de desejo na lista de presentes para o Natal.

A máquina que testamos tem processador Intel Core i7, SSD de 256 GB de capacidade de armazenamento, 4 GB de memória RAM DDR3 e Microsoft Windows 7 Home Premium. Confira o nosso review:

ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)

Aparência

Este ultrabook tem um visual incrivelmente bonito, e sua pequena espessura deixa o produto leve e extremamente portátil. O UX31 é o computador que mais chega perto do design do MacBook Air, o que com certeza fará muitos o chamarem de cópia (ou homenagem, como queira). De qualquer maneira, podemos afirmar que claramente houve uma forte inspiração no concorrente da Apple.

Um computador para ser levado para todos os lugares precisa ser confiável e robusto, mas sem perder a leveza. Por isso, ele é todo construído em alumínio, o que não deixa nenhum ponto flexível na sua estrutura.

ASUS UX31 de frente (Foto: TechTudo / Allan Melo)ASUS UX31 de frente (Foto: TechTudo / Allan Melo)

Por outro lado, ele é tão fino que é até difícil abrí-lo, e você não conseguirá realizar esta simples tarefa com apenas uma das mãos, ou nem mesmo com ele apoiado na mesa. Faltou à ASUS pensar em incluir algum tipo de saliência, ou recuo para facilitar nossa vida.


Desempenho

O desempenho desta máquina é realmente incrível. O Zenbook UX31 faz 5,6 pontos de experiência no Windows 7. Além disso, em teste realizado na redação do TechTudo, ele atingiu 4.057 pontos no PCMark Vantage, conhecido aplicativo de benchmark para PCs com Windows.

Experiência no Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)Experiência no Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Tudo isso só é possível pela presença de um processador Intel Core i7, combinado aos 4 GB de memória RAM e ao SSD de 256 GB (novo padrão de armazenamento para computadores portáteis). Para esta máquina ser perfeita, só faltou um chip gráfico de respeito: ele vem com o modesto Intel HD Graphics, que pelo menos dá suporte ao padrão DirectX 11, essencial para os jogos atuais.

Teclado e Touchpad

O teclado é extremamente confortável e macio para se digitar, e as teclas têm um bom tamanho. A única ausência é a retroiluminação, para que possamos escrever no escuro sem problemas. Vale lembrar que o MacBook Air, seu maior concorrente, já possui este recurso, adicionado na sua última versão.

ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)

O touchpad tem o tamanho daqueles feitos para o MacBook: amplo, confortável e com os mesmos comandos que utilizam vários dedos, como pinça para dar zoom em uma página de Internet, por exemplo. Além disso, você pode clicar com os dois dedos para realizar as funções do botão direito do mouse.

ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)

Com o hardware do touchpad, no entanto, não funciona como deveria. Ao usar os dedos em formato de pinça, para amplicar uma foto ou imagem, a ação é realizada com um delay absurdo. Eu, sem saber se tinha feito o comando de forma correta, fazia de novo e, quanto tudo resolveu acontecer, a página estava gigante na tela. Depois, para voltar ao normal, foi outro desafio.

Tela

A tela é de 13,3 polegadas e tem a resolução de 1600 x 900, bem maior do que a maioria dos notebooks do mercado, que trabalham com 1366 x 600, o que já seria ótimo para uma tela desse tamanho. Essa resolução maior, apesar de deixar os ícones e toda a interface Windows menores, ainda é bastante confortável trabalhar, e você ainda aproveita muito mais o espaço para espalhar seus programas e janelas.

Tela do ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)Tela do ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)

Audio

Os alto-falantes do ASUS UX31 são da Bang & Olufsen, o que garante boa qualidade de som. Ele é bem nítido, apresenta certa profundidade e supera muito a maioria de notebooks neste quesito. Aliás, ele é melhor do que muita caixinha de som que vem com computadores desktop por aí. Ele tem razoável presença de grave e boa presença de médios e agudos.

Outros pontos fortes

Além do teclado e do áudio, já citados como pontos fortes do Zenbook UX31, outros itens devem ser ressaltados, e levados em consideração na hora de decidir a sua compra. Primeiro, ele já vem com USB 3.0, novo padrão do mercado, que garante transferência mais rápidas entre um pen drive (precisa ser compatível) e seu computador.

ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)ASUS UX31 (Foto: TechTudo / Allan Melo)

Em segundo lugar está o SSD de 256 GB, um bom espaço para um portátil, com uma nova tecnologia de armazenamento, que timidamente está substituindo o HD nos computadores do mercado global. Ter em mente estes dois padrões é pensar no futuro e saber que sua máquina estará atualizada por bastante tempo.

Bateria

Em nossos testes, utilizamos o notebook por quatro horas com conforto (o fabricante indica a duração de 7 horas), sem precisar ligá-lo na tomada de energia. Poucas pessoas ligam para a bateia na hora de escolher um notebook, mas, para um produto que se vende como um computador portátil e leve, que fará você carregá-lo para todos os cantos, uma bateria de respeito é fundamental.

Lançamento

O preço ainda não foi divulgado, ele será no dia 14 de dezembro, quando acontecerá o lançamento oficial, em evento realizado pela ASUS, em São Paulo.

ASUS UX31, parte de baixo (Foto: TechTudo / Allan Melo)ASUS UX31, parte de baixo (Foto: TechTudo / Allan Melo)

Ficha técnica

Tela: 13.3 polegadas, widescreen
Resolução máxima: 1600x900
Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Home Premium
Processador: Intel Core i7 2677M
Memória RAM: 4GB DDR3 1333MHz
Vídeo: Intel HD Graphics com memória compartilhada
Mídia ótica: DVD-RW
Armazenamento: SSD de 256GB da Sandisk
Webcam: sim
Conectividade: Bluetooth 4.0; USB 3.0; Wi-Fi; Leitor de cartão SD
Autonomia de bateria: 7 horas, segundo o fabricante
Itens inclusos: Capa protetora, adaptador micro HDMI para VGA, adaptador de LAN para USB, carregador de bateria, manual do usuário, certificado de garantia e pano para limpeza da tela

 


 

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • * Leve e portátil;
  • * Tem USB 3.0;
  • * Vem com SSD;
  • * Processador Core i7;
  • * Teclado confortável.

Contras

  • * Teclado sem luz;
  • * Chip gráfico Intel;
  • * Difícil de abrir;
  • * Trackpad lento.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Cardoso
    2011-12-05T18:24:56

    Na faixa de 3700 - 4000, é a expectativa.

  • Thiago
    2011-12-05T14:27:47

    Expectativa de preço?