Tablet

NOTA tt
8.0

Review Asus VivoTab

O VivoTab RT faz parte da linha de tablets da Asus que vêm acompanhados com um teclado-dock. Com 32 GB de armazenamento, o aparelho tem desempenho atrapalhado pelo sistema operacional adotado.

Caio Renan
por
em

O Asus VivoTab RT é um tablet equipado com teclado-dock e Windows RT. Projetado para ser utilizado em tarefas como produção e edição de conteúdo de escritório, o aparelho vem com pacote Office e serviço de nuvem da fabricante, o Web Storage. A semelhança com o Microsoft Surface RT é inegável, mas o dispositivo conta com algumas melhorias pontuais proporcionadas pela companhia taiwanesa.

Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Desempenho

Com um teclado integrado, o Asus VivoTab RT consegue manter a vida útil da bateria por mais tempo do que aqueles que usam o modelo virtual. Seu processador quad-core Nvidia Tegra, os 2GB de RAM e 32GB de armazenamento interno mostram um hardware poderoso, que serviu muito bem para o uso de aplicações mais comuns, como o Microsoft Office, Netflix e Skype, por exemplo. Tanto no modo tablet quando como um notebook, o aparelho apresentou bom desempenho e rapidez, sem travamentos ou problemas.

O Windows RT é o novo sistema operacional baseado no Windows, otimizado para PCs mais leves, com uma autonomia da bateria estendida e projetados para serem usados em movimento. O sistema executa apenas aplicativos pré-instalados ou baixados da Windows Store.

O software, no entanto, é um ponto negativo do aparelho. O sistema operacional, que é visualmente semelhante ao Windows 8, não oferece tantas opções de aplicativos e acaba impedindo o uso pleno do ótimo hardware do tablet. Além disso, a plataforma da Microsoft ocupa 8GB do armazenamento interno, deixando assim apenas 24 GB livres para o usuário.

O usuário que nunca utilizou o sistema vai se sentir um pouco "preso" no início, mas a curva de aprendizagem não chega a ser um ponto negativo. A usabilidade no modo touch é muito boa e não prejudica o uso de ferramentas do dia a dia.

A Microsoft já avisou que o RT não irá morrer. Pelo contrário, ganhará uma nova versão melhorada com o "8.1 RT" em breve, com promessas de ser mais leve e compatível com outros produtos da "casa", como o Outlook.com. Assim, espera-se também que os hardwares com o RT na versão 8.0 ganhem uma atualização.

Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Teclas grandes do Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

O teclado-dock inclui uma porta USB e uma entrada para o carregador, e traz um trackpad com bom tamanho e sensibilidade. Como trata-se de um aparelho com touchscreen, o touchpad talvez não seja muito usado, mas em programas do Office, que requerem maior precisão, ele pode ser útil.

A duração da bateria no modo tablet, em uso frequente, é de aproximadamente seis horas, o que não é muito diferente de outros modelos do gênero. No entanto, com o teclado-dock acoplado, a duração da bateria pode dobrar, ultrapassando excelentes 12 horas.

Design e praticidade

Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Belo acabamento na parte traseira do Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Para falar sobre o design do Asus VivoTab RT, é necessário dividir a avaliação em duas partes: com e sem o teclado-dock. Sem o teclado, o aparelho possui um design interessante e prático.

Leve e fino, o tablet, de 10.6 polegadas e apenas 525g, é fácil de carregar e bom para assistir filmes e séries, por exemplo. A tela é bem nítida e o áudio é satisfatório. O botão de desligar o aparelho fica na parte de cima, o que impede, por exemplo, que acidentalmente o usuário aperte-o enquanto assiste a algum filme ou série.

Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Desenho bem fino das linhas Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Com o teclado, a avaliação muda um pouco. O gadget se torna pesado e pouco prático de  carregar. Além disso, o dock em que ele se acopla ao teclado possui uma borda que não mantém o design harmonioso. Algo, definitivamente, a ser repensado.

Câmera

A câmera traseira de 8 megapixels se mostrou muito boa. Apesar de não ser a tarefa mais fácil sair por aí gravando ou fotografando com uma câmera de 10 polegadas, a qualidade de imagem é ótima, especialmente para gravação em HD. Se compararmos com as câmeras dos concorrentes (Surface RT e iPad), a do Vivo Tab é muito superior.

Custo-benefício

Asus VivoTab RT (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)O tablet ganha na portabilidade e autonomia de bateria (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Para quem está procurando por um tablet para uso profissional, o Asus Vivo Tab é uma boa escolha. Seu teclado otimiza as tarefas de escritório, assim como seu trackpad. No entanto, se o objetivo for um tablet para uso "geral", esta talvez não seja a melhor opção. Com o valor atual de R$ 2.600, o dispositivo é mais caro que o iPad, que é mais intuitivo e com muito mais funcionalidades do que o Windows RT.

Ficha técnica

   
Tela 10.1 polegadas (1366x768) com Corning Fit Glass
Sistema operacional Windows RT
Processador NVIDIA Tegra 3 Quad-core
Memória RAM 2GB
Armazenamento 32 GB
Câmera 8MP traseira e 2MP frontal
Conectividade WLAN 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.0, 1x leitor Micro SD, 1x USB 2.0, 1x micro HDMI, entrada para fone de ouvido/microfone
Bateria Com o teclado físico, dura até 12 horas
Peso 525 g sem o teclado / 1,06 Kg com o teclado

 

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
9
Desempenho
9
Custo-benefí­cio
7

Prós

  • * Autonomia da bateria;
  • * Teclado físico;
  • * Câmera de 8 megapixels;

Contras

  • * Sistema Windows RT;
  • * Teclado o torna pesado;
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares