Acessórios

NOTA tt
8.0

Review AVerMedia Game Capture HD

Game Capture HD traz compatibilidade com os principais consoles do mercado e uso bem simples. Confira a análise do TechTudo.

Renato Carvalho
por
em

A AVerMedia Game Capture HD é uma placa de captura que promete gravar e armazenar imagens dos seus jogos sem complicação. À venda no Brasil por cerca de R$ 600, o produto é compatível com o Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii e pode salvar vídeos em 720p ou 1080i em HD internos e externos. Confira os testes do TechTudo com o Game Capture HD e descubra se vale a pena comprar esta placa.

Game Capture HD é a placa de captura da Avermedia. (Foto: Divulgação)Game Capture HD é a placa de captura da AVerMedia para Xbox, PlayStation e Nintendo Wii (Foto: Divulgação)

Design

O design da placa de captura da AVerMedia é bastante simples. Com a aparência de uma pequena caixa preta, o dispositivo traz contornos arredondados na parte frontal, três botões em formato de círculo e duas pequenas luzes, que indicam quando o aparelho está ligado e gravando. Dividindo o mesmo espaço, os usuários encontram a rápida entrada USB, essencial para o funcionamento da placa.

Na parte de trás do aparelho, estão presentes as saídas de vídeo componente destinadas ao envio do sinal para a TV, além das portas do mesmo formado para o recebimento do sinal do vídeo game. Na parte inferior, encontra-se o espaço destinado ao HD, acessível através de uma tampa bastante evidente.

A parte superior do dispositivo traz apenas a logo, com uma textura escovada, cantos arredondados e extremidades levemente espelhadas. No geral, o aparelho se comporta bem na sala, chamando pouca atenção tanto para a posição quanto para o estado de funcionamento.

GCHD possui entrada e saída em vídeo componente. (Foto: Renato Carvalho)GCHD possui entrada e saída em vídeo componente. (Foto: Renato Carvalho)

Controle

O pequeno controle da AVerMedia Game Capture HD é extremamente funcional. Com atalhos para a maioria das funções disponíveis no dispositivo, os usuários podem navegar entre os arquivos gravados recentemente, alterar qualidade da saída de vídeo, o local de armazenamento e inúmeras funcionalidades.

Além dos atalhos para navegar entre o conteúdo capturado, os usuários podem utilizar um recurso extremamente funcional: o screenshot. Ao pressionar o símbolo de uma máquina fotográfica, é possível capturar a imagem que está na tela, que será enviada para o dispositivo de armazenamento acoplado.

Controle da GCHD traz inúmeros recursos. (Foto: Renato Carvalho)Controle da GCHD traz inúmeros recursos. (Foto: Renato Carvalho)

Formatos de gravação

Um dos poucos pontos questionáveis da placa de captura é o formado de saída de vídeo. A maioria dos usuários busca o que de melhor o mercado tem para oferecer, porém o aparelho só consegue exportar imagens em 1080i. O formato de saída único é o avi, porém a empresa disponibilizou um pequeno programa em seu site que permite uma conversão para mp4 extremamente intuitiva.

Os interessados também não poderão utilizar cabos em HDMI para obter o máximo da performance do aparelho, já que seu formato de saída único é o vídeo componente.

Conexões e cabos

A placa de captura traz de fábrica um cabo universal capaz de se conectar com o PlaySyation 3, o Xbox 360 e o Wii. Embora o recurso seja funcional, a qualidade da imagem capturada com o cabo traz um resultado bem abaixo do esperado, exigindo que os jogadores comprem os cabos originais dos respectivos consoles em busca de um resultado melhor.

Menus da Avermedia Game Capture HD. (Foto: Divulgação)Menus da AVerMedia Game Capture HD (Foto: Divulgação)

Funcionalidades

A placa cumpre o que promete. É extremamente intuitivo gravar vídeos através da Game Capture HD da AVerMedia, pois a placa não exige conexão com um computador para capturar e exportar as imagens. Basta plugar um dispositivo externo ou interno de armazenamento e clicar em REC para iniciar a captura.

As imagens podem ser gravadas em três modos de qualidade, porém a melhor resolução só é recomendada em casos de utilização do cabo original dos respectivos videogames. De acordo com a qualidade da imagem capturada os problemas ficarão mais evidentes, aplicando nos trabalhos inúmeros efeitos de sombras e quedas de quadros por segundo desagradáveis.

Conclusão

A AVerMedia Game Capture HD é uma placa de captura que oferece um resultado geral satisfatório. Apesar de pequenos problemas de resolução e compatibilidade, o dispositivo funciona bem com os três principais consoles do mercado, cumprindo tudo o que promete. Se você pretende gravar vídeos de jogos para internet esta pode ser uma boa solução inicial.

Apesar disso, a placa da AVerMedia traz alguns defeitos que podem ser deixados para trás com ajustes. Se você pretende gravar o conteúdo do seu vídeo game em 720p, este aparelho é extremamente recomendado. No entanto, se sua intenção é fazer live streming de games e gravar comentários ao vivo, procure outra opção no mercado.

Consoles compatíveis PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii
Formatos de captura AVI
Resolução de captura 480i / 480p / 576i/ 576p / 720p / 1080i
Conexões Componente (YPbPr, 1080i/720p); RCA
Fonte de alimentação 110 ou 220 volts
Dimensões 16 x 12 x 6 cm
Peso 60 gramas

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
8
Funcionalidades
8
Desempenho
9
Custo-benefício
9

Prós

  • * Grava sem precisar de um PC;
  • * Suporte para HD interno;
  • * Ótimo desempenho;
  • * Cumpre o que promete.

Contras

  • * Não oferece suporte para HDMI;
  • * Não faz live streaming;
  • * Não grava em 1080p.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Leandro
    2013-09-30T12:34:25

    Essa placa grava sim em 1080p. Pelo jeito foi uma analise mt basico. pq no começo de 2013 a avermedia lançou uma atualização para gravar em 1080p. Eu comparei com hdmi. e ficou a msm qualidade.