Placas

NOTA tt
7.3

Review AVerTV Volar S

Placa de TV USB da AverMedia tem recursos interessantes, mas sinal é instável e instalação complicada

Gabriel Ribeiro
por
em

A AVerTV Volar S é uma placa de receptação da AverMedia, empresa taiwanesa especializada em dispositivos para gravação e edição de imagens. Com ela, é possível assistir a conteúdos como jogos ou a novela preferida também no computador. O TechTudo testou o dispositivo. Confira se vale a pena comprá-lo.

Design

AvertV Volar S (Foto: Lucas Mendes/ TechTudo)AvertV Volar S (Foto: Lucas Mendes/ TechTudo)

A primeira impressão da AVerTV Volar S é boa. Pequena, do tamanho de um pendrive, com a possibilidade de espetar em qualquer entrada USB, a placa pode ser levada para qualquer lugar. Ela conta com uma antena que vem com dois suportes: uma espécie de presilha, para ser encaixada na tela do notebook; e uma ventosa, para colocá-la em superfícies lisas.

A presilha encaixa perfeitamente em qualquer tela dando uma sensação de segurança. Já a ventosa, quando posta em qualquer superfície que não seja vidro, deixa a antena vulnerável a qualquer esbarrão ou vento.

Instalação 

AvertV Volar S (Foto: Lucas Mendes/ TechTudo)AvertV Volar S (Foto: Lucas Mendes/ TechTudo)


Por ser um dispositivo USB, se deduz que a instalação seja fácil, bastando apenas plugá-lo no computador. Ledo engano. Ao testarmos a AVerTV Volar S em duas máquina, um desktop com Windows 7 e um notebook com Windows 8, a placa foi reconhecida, mas não instalava os drivers automaticamente, mesmo seguindo o passo a passo do manual.

Como o dispositvo não vem com um CD de instalação e a placa não possui os drivers, não tivemos outra escolha se não recorrer ao site da fabricante. A página da empresa, no entanto, é confusa e apresenta graves problemas de usabilidade.

O sistema de buscas é complicado e, por incrível que pareça, só conseguimos achar o drive no site em inglês da AverMedia. A instalação do aplicativo é simples. Quando o arquivo está no computador, basta seguir as instruções para concluir a instalação.

Software e recursos

O software de controle do dispositivo é bem simples e leve. Tem alguns bons recursos, como controle de pais, agendamento de programas e o Home Free, aplicativo que possibilita  qualquer tablet ou smartphone também assista a TV utilizando a rede Wi-Fi e a antena da AVerTV Volar S.

Outro recurso interessante é o sistema de gravação. Além de poder salvar o programa no computador, o próprio software dá a opção de compartilhar o arquivo no Facebook ou no YouTube. Também há a possibilidade de gravar a programação com o PC em modo de hibernação.

A busca de canais é bem simples. Com apenas um clique é possível fazer uma varredura e verificar todos os canais disponíveis na sua região.

Sinal e qualidade de imagem

AvertV Volar S (Foto: Lucas Mendes/ TechTudo)AvertV Volar S (Foto: Lucas Mendes/ TechTudo)



O sinal da placa AVerTV Volar S depende muito da localidade onde o computador está. Se for em uma região cercada por prédios, a qualidade do sinal fica péssima. Se for em um local aberto, como um sítio ou um apartamento em um andar alto, a peça consegue captar um sinal satisfatório.

Prevendo esta dificuldade, a AverMedia colocou no kit um adaptador para antenas externas. O item pode até servir para quem vai instalar a placa em um desktop, mas tira a principal vantagem de se ter uma placa de TV USB: a mobilidade.

Em relação à imagem não há o que discutir. Quando o sinal está bom, a imagem com qualidade em até 1080p impressiona. Vale lembrar que a AVerTV Volar S só funciona como receptor de sinal HDTV e não pega canais de TV à cabo ou satélite.

Custo Benefício

Custando aproximadamente R$ 150, a AVerTV Volar S pode ser uma boa opção para quem quer ver TV em um desktop ou no notebook. Mas um ponto importante a ser levado em consideração é o local onde ela vai ficar instalada, já em que em locais com muitos prédios em volta o sinal pode ser prejudicado.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.3
Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
5
Custo-benefício
7

Prós

  • Software intuitivo
  • Bons recursos
  • Qualidade de imagem

Contras

  • Sinal ruim em locais com prédios em volta
  • Sem CD de instalação ou drivers na placa
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anisio Ruiz
    2019-05-21T11:31:43

    o dispositivo é bom, más eu perdi o driver e nao consigo encontrar para baixar.