E-reader

NOTA tt
8.0

Review Barnes & Noble Nook

Joel Nascimento Jr
por
em

No inicio da era pré e-commerce, a Barnes & Noble era a maior rede de livrarias dos EUA. Com o advento da internet e das compras online, a B&N apostou que as pessoas continuariam comprando livros em lojas físicas, e assim esnobou o novo mercado online que se abria.

Uma ainda pequena livraria virtual chamada Amazon apostou na venda online cerca de dois anos antes da mítica B&N e o fim da história todos nós sabemos: Amazon hoje é o maior varejista online no mundo e a Barnes&Noble depende muito mais de suas lojas físicas do que seu website para lucrar.

Com o advento dos e-readers, a Amazon lançou o Kindle e, desta vez, a Barnes & Nobles não quis perder o bonde da história novamente e lançou o Nook, uma resposta ousada e rápida para competir no mercado de e-readers.

Barnes & Noble NookBarnes & Noble Nook (Foto: Divulgação)

Tela

E-ink tem a vantagem de não produzir luz, permitindo uma leitura semelhante à do papel impresso. A taxa de contraste melhorou muito na sua última grande atualização (ver. 1.5). Havia um tempo de resposta um pouco irritante no passar das páginas, mas com esta mesma atualização, melhorou consideravelmente.

O grande barato do Nook é a segunda tela, touchscreen e colorida, que serve para navegação e visualização auxiliar, como exibir a capa de livros, ícones de navegação e menu. A tela colorida não tem uma qualidade alta, mas para o que se dispõe é ideal. Lembrando que se trata de um leitor de textos, não um Tablet como por exemplo o i-Pad.

Extras

Não muito diferente do seu concorrente direto, o Kindle, o Nook toca arquivos MP3 para ouvir músicas pelas saídas de fone de ouvido. A qualidade é boa, eu gosto de ouvir uma música às vezes e ele poupa o trabalho de usar um player e um e-reader ao mesmo tempo.

O Nook também conta com um navegador web que não passa de satisfatório, sensivelmente lento e sem nenhum extra. A forma de navegação é bem curiosa, onde o Nook exibe a página em preto-e-branco na tela maior e você pode tocar nos links pela tela de baixo. Não é uma forma muito convencional, mas também não chega a ser ruim. A grande vantagem do navegador é a possibilidade de se visitar jornais e ter o conteúdo sem precisar pagar pela edição digital.

Outra vantagem considerável do Nook, para quem mora nos EUA, é o acesso ilimitado a todo o conteúdo da Barnes & Noble, quando se acessa o Nook de dentro de qualquer uma de suas lojas.

O Nook também conta com um serviço chamado LendMe (ou, “empreste-me”) onde você pode emprestar um livro que você já comprou para outro amigo que tenha um Nook e este tem até 15 dias para ler o livro, integralmente, após isto, só comprando. Achei um prazo bem generoso, ponto para o Nook.

Na parte de hardware, o Nook permite a adição de memória externa, cartões formato microSD, mas sua memória interna (8GB) é mais que satisfatória para o usuário médio.

Design

Aí, o ponto forte do Nook, em relação ao Kindle. As duas telas e o design estilo minimalista são um show a parte. Ao contrário do Kindle, o Nook não tem um teclado físico, o que reduz bastante a distração na hora de ler. Os botões para passar as páginas são equivalentes nas duas laterais do aparelho, permitindo avançar a voltar páginas com apenas uma mão, muito útil quando se está lendo no trem, por exemplo.

Também ponto positivo para o fundo do aparelho, de material emborrachado, que evita escorregar da mão, mesmo em caso de suor. A Barnes & Noble também vende várias capas para todos os tipos de bolso, dando um ar discreto e quem não percebe acha que se trata de um livro “convencional”.

Bateria

Duração da bateria do Nook segue o padrão dos livros eletrônicos top de linha: levam-se dias para uma nova carga, mesmo em stand-by. A carga pode ser feita tanto usando seu carregado de parede quanto em qualquer ponto USB.

Ficha técnica

Tela 6” com resolução de 800×600 pixels e 3.5″ color touchscreen capacitiva
Tamanho 196mm x 124mm x 12,7mm
Peso 328 gramas
Capacidade 2GB (expansível para até 16GB em microSD card)
Duração da bateria 1 semana com wireless, 2 semanas ou mais em modo offline
Conexões Wi-Fi, microUSB, MicroSD card
Itens inclusos cabo de energia, cabo USB
Formatos suportados EPUB, PDB, PDF, JPG, GIF, PNG, BMP e audio MP3

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
10
Desempenho
7
Custo-benefício
9

Prós

  • * Design leve e atraente.
  • * Empréstimo de livros comprados.
  • * Tela colorida,
  • * Otima sensibilidade.

Contras

  • * Botão de desligar confuso.
  • * Navegador muito básico.
  • * Processamento lento.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares