Publicidade

Por Eduardo Moreira; Por TechTudo


A maioria das pessoas que usam gadgets querem que a sua bateria dure, pelo menos, um dia inteiro de trabalho, e ao chegar em casa, você possa deixar o mesmo carregando para enfrentar o batente do dia seguinte. Mas com produtos com cada vez mais recursos (especialmente os smartphones), é comum que as baterias de nossos dispositivos durem bem menos que o desejado, afinal de contas, recebemos e-mails o tempo todo, usamos o GPS no Foursquare ou Google Maps, isto para não falar no Twitter e Facebook que ficam atualizando o dia inteiro… Uma boa solução para os usuários que ficam o tempo todo conectados, é a bateria USB TurboCharger 1200 da Proporta.

Bateria Proporta — Foto: TechTudo

Design e detalhes físicos

É um produto com aparência bem simples e funcional. De fato, ele lembra uma bateria de celular, só que um pouco maior nas suas dimensões e com um revestimento de material emborrachado que deixa ele mais protegido contra quedas e também devidamente isolado (afinal, é um produto que armazena energia).

Ele conta com um pequeno cabo USB na parte inferior, para ser conectado à porta USB do seu desktop ou notebook, chave lateral seletora de voltagem (para aparelhos com 5.0V e 5,5V), botão para acionar os LEDs indicadores de bateria restante no gadget, e entrada USB para você conectar o cabo adaptado para carregar os produtos.

Funcionalidade

Bateria Proporta — Foto: TechTudo

O produto é realmente fácil de se usar. Ele vem com um manual de instruções com vários idiomas (como é normal nesse tipo de produtos), mas seu conceito é tão objetivo que qualquer usuário vai conseguir usá-lo sem problemas. Para resumir, este produto funciona em dois estágios, sendo que o primeiro deles consiste em carregar a própria bateria USB, conectando a mesma na porta USB do computador.

Depois de completamente carregada, basta o usuário conectar o smartphone (ou outro gadget USB) na bateria, observando sempre qual o tipo de conector que você vai usar, de acordo com o modelo de produto que você tem. Usuários que já estão acostumados com estes conectores não terão nenhuma dificuldade para identificar o seu. Já os mais desavisados devem, ao menos, fazer uma comparação visual do adaptador que já possui com aqueles que o produto oferece.

Desempenho

Uma coisa que devemos ter em mente é que o objetivo principal desse produto é tirar o usuário do sufoco de ficar sem bateria no seu smartphone quando mais precisa. Logo, ele cumpre o que promete, mas a um certo preço. Nos nossos testes, percebemos uma certa demora na parte da carga da bateria USB conectada no computador, com um tempo médio de 4 horas para que a bateria ficasse completa. Talvez isso se dê pelo fato dele contar com uma bateria de 1200 mAh (daí o nome TurboCharger 1200). De qualquer modo, é um tempo de espera que pode incomodar à aqueles que estão sempre com pressa. Nesse caso, recomendamos que recarreguem esta bateria ao final do dia, para que ela esteja sempre disponível na hora do uso.

Bateria Proporta — Foto: TechTudo

A mesma demora pode acontecer na hora de carregar o smartphone: a média de tempo de carga é de 3 horas, sendo que ele acaba recarregando, pelo menos, 50% da bateria do seu gadget. Pode parecer pouco, mas já é o suficiente para você concluir o seu dia de trabalho, utilizando todo o potencial do seu portátil.

Para saber mais, acesse a página do produto no site da Proporta

Ficha técnica

Tabela

Capacidade 1200 mAh
Voltagem de entrada de energia 5V DC 500 mAh
Voltagem de saída de energia 5V/5,5V
Conectividade USB
Dimensões 8.4, 5, 1.1 cm
Peso 30 g
Itens inclusos bateria USB TurboCharger 1200 Proporta, cabo USB adaptador, conjunto de 6 conectores para diferentes tipos de dispositivos, manual de instruções, bag para transporte da bateria
8

Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
8
Custo-benefício
9

Prós

  • * Acabamento emborrachado.
  • * Compatível com muitos gadgets.
  • * Pequeno para ser transportado.

Contras

  • * Tempo de carga demorado.
  • * Não é vendido no Brasil.

Mais do TechTudo