Jogos de ação

NOTA tt
7.0

Review Batman: Arkham Origins

Jogo falha um pouco ao tentar se parecer com Arkham Asylum ou Arkham City, mas ainda assim é aproveitável.

Felipe Vinha
por
em

Batman: Arkham Origins é o novo game do Homem-Morcego para PC, Xbox 360 e PS3. O jogo traz novamente o personagem principal em foco, mas desta vez em seu início de carreira. O herói ainda não é tão experiente e não conhece todos os seus inimigos – algo que é um dos temas centrais do título, que decepciona em alguns pontos, mas acaba sendo uma experiência divertida. Confira:

Batman: Arkham Origins também terá uma versão para portáteis (Foto: Divulgação) (Foto: Batman: Arkham Origins também terá uma versão para portáteis (Foto: Divulgação))Batman: Arkham Origins(Foto: Divulgação)

Gotham: o início

Arkham Origins começa na prisão Blackgate, quando uma rebelião toma o lugar e obriga Batman a sair das sombras. Nessa ocasião, algumas pessoas até mesmo duvidam de sua existência e é neste momento que o herói decide botar um ponto final nas dúvidas e deixar claro aos criminosos quem é que manda no pedaço.

Imponente, o herói chega na prisão e lida com alguns figurões, como o Crocodilo. É aqui também que se desenrola o primeiro encontro com James Gordon, que nesta época ainda não era comissário, e sim tenente. O início do game é repleto de ação e vai direto ao ponto, sem deixar espaço para enrolações ou dúvidas.

O prólogo do jogo também deixa claro que Arkham Origins se preocupa menos com a história e mais com a ação. É claro que a história é legal de se acompanhar e repleta de informações divertidas, como reviravoltas na trama e tudo mais, mas nada comparado aos jogos anteriores. Pelo contrário, se distancia bastante.

Porém, não há muito o que se preocupar. Arkham Origins não faz feio ao apresentar seus vilões, que estão atrás da cabeça de Batman, que foi colocada a prêmio pelo criminoso conhecido como Máscara Negra. Este é o mote principal da aventura e é algo que vai dar muito trabalho ao Morcego, até por conta dos problemas secundários pelo caminho.

Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)

Jogabilidade: velha conhecida

Arkham Origins se esforça para ser bem parecido com os antecessores em termos de jogabilidade. Ainda é tudo muito bem feito e funcional, com Batman distribuindo socos e chutes ao apertar dos seus botões. O sistema de combos continua funcionando muito bem, ainda que as animações das lutas nos tenham parecido um pouco repetitivas demais – algo que não ocorria em Asylum/City.

Os contra-ataques também estão de volta e continuam sendo um ponto-chave nos combates. Mas, felizmente, o jogo não é feito apenas de embates e também demonstra uma certa personalidade em seus quebra-cabeças simples e solução de mistérios por meio de apetrechos utilizados por Batman, o que inclui até mesmo objetos inéditos.

Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)

Uma das funções inéditas do jogo é um modo de investigação bem mais detalhado. Pode parecer fora de contexto, já que não faz muito sentido Batman ter equipamentos melhores em seu início de carreira do que em Asylum/City, mas não dá para exigir muita coerência em jogo de super-herói. De qualquer forma, o modo de investigação é uma das coisa mais legais do jogo, já que te permite reconstruir cenas do crime, lembrando o jogo Remember Me.

Ainda que não seja possível alterar e remodelar a cena do crime, como no game da Capcom, é possível remontar tudo nos seus mínimos detalhes, com direito a visualização de objetos fora de contexto ou elementos que não estavam antes na cena. Tudo é bem feito e divertido de se investigar, um ponto alto em um jogo onde o principal personagem é conhecido por ser um grande detetive.

Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)

Desânimo: poucas horas depois

O maior problema de Arkham Origins, porém, é o se desenrolar e também o tempo. Poucas horas depois de iniciada, a aventura começa a ficar chata e “mais do mesmo”, parecendo o mesmo jogo de anteriormente. Apesar das novidades, a produtora não conseguiu mudar muito a “cara” do game, deixando-o como uma cópia em papel de Asylum ou City.

Isso se dá por conta do ambiente, já que boa parte do mapa faz parte do território que mais tarde viria a ser fechado para se tornar Arkham City, incluindo a Wonder Tower. Mas também à outros motivos: a história que só empolga em alguns poucos momentos, as lutas que podem soar cansativas e os bugs, muitos bugs.

Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)

Os bugs em Arkham Origins irritam e em alguns casos deixam o game injogável. A Warner já garantiu que vai resolver todos os problemas por meio de atualização, mas até lá nos resta sentar e aguardar – e sofrer com os problemas. Eles vão desde lentidão repentina em algumas partes do jogo, mesmo em consoles, ou até mesmo falhas gráficas, de colisão, de mira e por aí vai.

Vale lembrar que, como inovação, o jogo agora possui um modo multiplayer, mas ele não chega a ser tão interessante quanto parece. Ele funciona em modos de times e os jogadores se dividem em grupos de criminosos, enquanto outros dois comandam Batman e Robin na luta contra o crime. É divertido por alguns minutos, mas vai cansar logo, já que não é tão bem pensado assim.

Batman e Robin no multiplayer de Arkham Origins (Foto: Reprodução) (Foto: Batman e Robin no multiplayer de Arkham Origins (Foto: Reprodução))Batman e Robin no multiplayer de Arkham Origins (Foto: Reprodução)

O game nunca foi tão bonito

Sobre gráfico, Arkham Origins dá um show. O jogo é realmente bonito, tirando tudo o que pode dos consoles da atual geração, mais bonito do que os anteriores. Os efeitos de luz, a modelagem dos cenários, inimigos e demais personagens, tudo está muito bem feito e produzido, deixando o jogo agradável visualmente.

Além de ambientes grandes, o jogo também dá um show de efeitos, com luzes, sombras, tudo muito bem colocado conforme o jogador vai avançando pelos cenários. A parte sonora também agrada, com uma boa trilha sonora e direito a dublagem em português para quem não consegue entender o idioma original.

Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)Batman: Arkham Origins (Foto: Divulgação)

Conclusão

Batman: Arkham Origins está longe de ser tão bom quanto Asylum ou City, mas ainda assim é um jogo divertido. O game tem seus altos e baixos, mas durante muito tempo pode se tornar chato e repetitivo, sem o mesmo charme dos anteriores. Ao menos é bem bonito e algumas novidades devem agradar, apesar da história um pouco “mais do mesmo”.


Opine no fórum: Qual seu vilão preferido em Batman: Arkham Origins?

Nota TechTudo

NOTA tt
7.0
Gráficos
9
Jogabilidade
7
Diversão
7
Som
8

Prós

  • - Visual atrativo
  • - Combates empolgantes
  • - Modo detetive

Contras

  • - História repetitiva
  • - Sem inovação
  • - Multiplayer desnecessário
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Garcia
    2015-02-16T11:27:25  

    A análise acerta em alguns pontos, mas erra feio em outros. Faltou frisar que esse jogo foi desenvolvido pela Warner, e não pela Rocksteady. City tem inovações totalmente coerentes se comparado a Asylum. Origins tenta inovar onde não deveria. A meu ver deveria ser mais pra aprendizado do Batman, e com menos apetrechos. A sensação que se dá é que o jogo tenta mostrar o passado, mas na verdade está no futuro. Não deveria ter o nome "Arkham" em seu titulo. ONDE que os gráficos são superiores aos antecessores??? SÃO TOTALMENTE INFERIORES! Até no youtube tem video mostrando! Que piada!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Garcia
      2015-02-16T11:27:25  

      eu tenho a trilogia aqui e garanto que os gráficos são os melhores, nada absurdo mas os sharders e efeitos de iluminação e fumaça apenas já que a engine é a mesma

  • Bruno Luz
    2013-11-08T16:18:51  

    Techtudo é paga pau da Sony.

    recentes

    populares

    • Bruno Luz
      2013-11-08T16:18:51  

      e da EA, e da Google, e da Apple

  • Isaquehg
    2015-06-28T13:14:10

    Eles dão umas erradas feias na hora de avaliar o som do jogo principalmente contra o bane

  • Sheik
    2014-05-07T10:49:12

    Comecei a jogar a pouco tempo, o jogo é bom até o momento, a dublagem é bem feita ate agora não tive nenhum bug, e tb to achando ele inferior aos anteriores mas os gráficos tem nivel melhor acho que vale a pena apesar de não me parecer tão bom ;)

  • Eduardo Ferreira
    2014-03-02T21:49:22

    O game é bom sim,porém ele infelizmente não passa de um arkham city muito bem polido no meu ponto de vista,acho que mais de 8.5/10 é um exagero,e sobre aqueles que reclamam de o game ser mais do mesmo(tipo eu),você não pode negar,depois de jogar o Asylum e o City e ver o Origins acaba ficando tudo meio enjoativo(pelo menos do City para o Origins).Porém devo dizer que se não tivesses existido nem Asylum nem City,Arkham Origins poderia ganhar como game do ano em 2013(ou ficar em segundo já que existe GTA V)

  • Marcos Souza
    2013-11-17T11:44:08

    O jogo é muito bom! Realmente se comparado ao Arkham City, não tem tanta inovação. Mas o que me incomoda não é nem esta questão e sim, os bugs. Realmente tem MUITOS bugs. Estou travado em uma fase e talvez tenha que começar o jogo do zero. Não há segurança em alguns saves e há travamentos. A trilha sonora também não ficou superior ao do Arkham City. Vale a pena ser jogado, mas essas atualizações com correções precisam chegar ontem!

  • Carlos Gonçalves
    2013-11-12T20:04:03  

    Review horrível, o jogo é incrível com uma história espetacular, trilha sonora impecável, jogabilidade empolgante com novos golpes e etc...,e os gráficos nem se fala (só os bugs que incomodam um pouco ) e vc me vem com esse ''mais do mesmo'' vc só pode estar de brincadeira e nem deve ter jogado o jogo. Minha nota pro Batman Arkham Origins é 9,5

    recentes

    populares

    • Carlos Gonçalves
      2013-11-12T20:04:03  

      nem comprei esse jogo pelos coments e porque todas as revistas especializadas do mundo confirmaram que houve um pequeno downgrade na qualidade. arkham city ainda é o melhor jogo do batman até o momento. só vou comprar quando sair o próximo pelas mãos da rocksteady

  • Elker Carmo
    2013-11-09T17:21:12  

    nem comprarei esse jogo pelos comentarios de quem comprou e avaliaçoes na internet deve ser sofrivel!!!

    recentes

    populares

    • Elker Carmo
      2013-11-09T17:21:12  

      Engano seu, o jogo é excelente, a única coisa que irrita é os Bugs, que aparecem bem mais nesse novo jogo se comparado com o City. Achei ele no mesmo nível dos demais jogos, ou seja excelente.

  • Saulo Nogueira
    2013-11-12T00:21:37

    Só eu nao curti nenhum dos jogos do batman, incivel, já o filme eh top 5 pra mim

  • Osmar Motta
    2013-11-11T08:29:59

    é repetitivo como o City , mas mesmo assim é melhor que o Arkhan City, principalmente a estoria.

  • Miquelux
    2013-11-11T02:43:53

    Discordo da avaliação, estou jogando Batman Origins é bem divertido e o mais intrigante é a história, descobrir passo a passo 6 assassinos contratado para matar vc na pessoa do Batman, mas, eles não contavam com a inteligência do maior detetive já existente: Batman. A cidade esta bem montada, é muito bom se deslocar nela e os combates estão muito bons. Quem gosta de quadrinhos e games de heróris é um prato cheio, vale a pena jogar. O Batman aparece mais sombrio, e realmente o Batman que o Superman tenta deter nos quadrinhos de cavaleiros das trevas, nota 9,0.

  • Joao Cruz
    2013-11-09T11:51:32

    O jogo ficom bom a dublagem fico legal, mais na hora que comecei a jogar senti algo estranho no grafico e nas lutas, entao resolvi por o batman arkan city e percebi que e muito mais bem feito e as lutas sao bem mais rapidas, nesse novo jogo as veses ate parece q vc ta lutando em camera lenta!

  • Wesley Santos
    2013-11-08T17:29:52

    mt repetitivo o melhor é o batman arkham city

  • Smile Vieira
    2013-11-08T17:03:25

    mais do mesmo...., não não, para ser revolucionário deveria ser um jogo do Batman com o Homem Aranha como herói, faça-me o favor techtudo.

  • Danilo Arruda
    2013-11-08T14:04:15

    Agente sabe q o wii u esta abaixo do esperado em venda, mais a galera do Techtudo nem cita os jogos para o video game.... assim não dá..... Batman tbm tem para Wii U.