Jogos de ação

NOTA tt
9.0

Review Battlefield 1

FPS militar da EA Games volta ao passado e resgata o padrão de qualidade da série. Motor gráfico atinge um realismo sem precedentes.

Thomas Schulze
por
em

Battlefield 1 é o novo jogo da clássica franquia da EA Games. Lançado para PC, PS4 e Xbox One, o game de tiro em primeira pessoa apresenta gráficos primorosos e multiplayer viciante. Enquanto o rival Call of Duty explora o futuro em Infinite Warfare, o jogo da DICE recria magistralmente a atmosfera da Primeira Guerra Mundial. Aliste-se nas nossas fileiras e confira seu review completo com prós e contras.

Assista o vídeo com combates single player de Battlefield 1

De volta à forma

A maré do combate virou. Após o lançamento dos divisivos Battlefield 4 e Hardline, desta vez a EA Games conseguiu botar nas prateleiras um título que deve agradar tanto recrutas quanto veteranos que sentiam falta dos melhores anos da série. Focar toda a experiência no pouco explorado cenário da Primeira Guerra Mundial se revelou um tiro certeiro, capaz de dar identidade própria e novo carisma à marca.


Apesar de a experiência ser bem similar aos padrões do gênero – apresentando uma campanha com cerca de dez horas de duração e dando mais ênfase à longevidade do modo multiplayer –, o novo contexto histórico consegue garantir um pouco de frescor ao tão saturado gênero FPS.

Histórias da guerra

A campanha de Battlefield sempre foi alvo de críticas, então é ótimo notar que a equipe de desenvolvimento parece ter se esforçado para resolver os antigos problemas. Mesmo sem alcançar um grande sucesso, é notório o empenho em aprimorar o controverso modo.

Battlefield 1 chega aos consoles e PC (Foto: Divulgação/EA) (Foto: Battlefield 1 chega aos consoles e PC (Foto: Divulgação/EA))Battlefield 1 chega aos consoles e PC (Foto: Divulgação/EA) (Foto: Battlefield 1 chega aos consoles e PC (Foto: Divulgação/EA))

A narrativa inteligente quebra os clichês do protagonista único e prefere apresentar uma série de “crônicas” sobre o conflito, interligadas sutilmente pelo próprio tema. São seis capítulos bem lineares, espalhados por diferentes territórios e personagens, todos mergulhados nos horrores da guerra.

É tiro, porrada e… pomba?

Ainda que as fases não apresentem muita liberdade para exploração, há variedade o bastante para tornar esta campanha a melhor da franquia Battlefield. Além das dezenas de colecionáveis espalhados pelo mapa, o tédio é afastado pelo ótimo ritmo da narrativa e frequentes mudanças de abordagem.

Ora seu avatar estará correndo por intimidantes campos abertos tentando driblar as explosões ao seu redor, ora será obrigado a andar sorrateiramente, camuflado e infiltrando-se nas trincheiras inimigas. Entre momentos calmos e intensos, sobra espaço para pilotar veículos e até mesmo controlar uma pomba em um belo e efetivo momento de introspecção.

Battlefield 1 possui uma ótima variedade de armas e veículos (Foto: Divulgação/EA)Battlefield 1 possui uma ótima variedade de armas e veículos (Foto: Divulgação/EA)

Mesmo com tantos acertos, a campanha não consegue escapar de velhos problemas. Além da excruciante linearidade do jogo, a inteligência artificial de aliados e inimigos é bem precária e precisa ser melhor calibrada. Não é raro ver aliados atrapalhando seu caminho e tomando decisões desprovidas de lógica.

Muito tempo atrás…

Basta ligar o game para constatar que Battlefield 1 não se passa em uma galáxia tão distante de Star Wars Battlefront. Como em time que está ganhando não se mexe, a DICE aproveitou o layout simples (e bom) da sua série intergalática e aplicou a mesma base para seu shooter militar.

Desde o visual dos menus até a fonte utilizada nos textos, passando pela tela de customização do seu personagem online, tudo é comicamente similar ao que foi mostrado em Battlefront. Isso não chega a ser um problema, já que é ótimo encontrar todos os modos de jogo de forma simples e objetiva, mas denota uma certa preguiça dos desenvolvedores.

Ao menos o visual das partidas recebeu todo o capricho possível: nunca foi tão bonito marchar por campos de batalha! O motor gráfico atinge um realismo sem precedentes na atual geração e possibilita duelos por um terreno em constante evolução. Tanto no single como no multiplayer, o tempo inteiro o jogador verá paredes desabando e terra voando com o impacto das bombas.

Battlefield 1 ostenta gráficos realistas primorosos (Foto: Divulgação/EA)Battlefield 1 ostenta gráficos realistas primorosos (Foto: Divulgação/EA)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Multiplayer viciante

Não há para onde fugir: por mais que se invista no modo campanha, Battlefield 1 é, essencialmente, um jogo multiplayer. Felizmente, é exatamente nesse departamento que o título mais acerta, apresentando bons de modos de jogo e dezenas de opções capazes de garantir a sua longevidade.

Os campos de batalha são os maiores da franquia até agora, mas jamais parecem vazios. Há um ótimo equilíbrio entre quase todas as classes, armas e veículos, exigindo um sólido trabalho em equipe para alcançar as vitórias. Enquanto o time de assalto perfura as defesas adversárias, a repaginada classe médica pode, além de curar aliados, reparar veículos danificados.

Em nossos testes os servidores tinham poucos jogadores online e era difícil achar uma partida. No entanto, é muito provável que o quadro mude rapidamente e, a partir do lançamento oficial em 21 de outubro, o matchmaking seja realizado tão rápido e bem quanto nos jogos anteriores da DICE.

Battlefield 1 pode render centenas de horas de diversão no multiplayer (Foto: Divulgação/EA)Battlefield 1 pode render centenas de horas de diversão no multiplayer (Foto: Divulgação/EA)


O som da guerra

Como de praxe nos videogames mais recentes, Battlefield 1 foi totalmente localizado para português, desde as legendas até a dublagem. A grata diferença é que, diferente do fiasco cometido em Hardline, desta vez não foram escolhidas celebridades para dar voz aos personagens.

Faz toda a diferença ter dubladores capacitados e familiarizados com o ofício, e esse capricho torna toda a experiência mais imersiva, especialmente quando as vozes se misturam ao som de explosões e tiros rasgando o ar. Este é definitivamente um jogo que merece ser apreciado com o volume no máximo!

O som de Battlefield 1 é muito imersivo (Foto: Divulgação/EA)O som de Battlefield 1 é muito imersivo (Foto: Divulgação/EA)


Conclusão

Battlefield 1 é o melhor jogo da franquia em anos. Apostar no cenário da Primeira Guerra Mundial foi um grande acerto e ajudou a série a ganhar novos ares sem esquecer do que os fãs mais gostam: um multiplayer com potencial para render centenas de horas de diversão. Ainda que os velhos problemas da campanha persistam, ela finalmente caminha em uma boa direção, com boa variedade e uma narrativa mais instigante. Ótimos gráficos e som completam o pacote muito recomendado para fãs de FPS.

O que você achou de Battlefield 1? Comente no fórum do TechTudo!


Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
8
Diversão
8
Som
10

Prós

  • Gráficos muito realistas
  • Dublagem caprichada
  • Multiplayer viciante

Contras

  • Campanha linear
  • Inteligência artificial precária
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Silva
    2016-10-17T11:12:39  

    Depois de ver o preço a 200 Dilmas ... esquece vou ficar com meu pês comprado na biguin por 45,00 kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2016-10-17T11:12:39  

      COD ou titanfall, pq o titan ate vai pq e um jogo desse genero mesmo futuristico mas o cod e horrivel foge da realidade na moral

    recentes

    populares

    • Paulo Silva
      2016-10-17T11:12:39  

      Paguei R$ 20,00 hoje kkkk na PSN

  • Wagner Barros
    2016-10-17T13:42:01  

    BF > ABISMO> MAIS ABISMO > COD

    recentes

    populares

    • Wagner Barros
      2016-10-17T13:42:01  

      Hugo, Se vendas refletir qualidade, Gustavo Lima e Joelma seriam os melhores artistas musicais do mundo!!.. Vendas não significa qualidade.

    recentes

    populares

    • Wagner Barros
      2016-10-17T13:42:01  

      gosto da imersão que o BF traz, mas é inegável que o COD é muito mais divertido, online então nem se fala, só muito mais o COD

  • Juninhosonics
    2016-10-17T13:54:22  

    kkkkkkkk Dar 8 pra jogabilidade é piada, só pode!!!!

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2016-10-17T13:54:22  

      Não é cópia nenhuma cara, ambos são da Dice, usam o Frostbite Engine e foram desenvolvidos pela mesma equipe. A jogabilidade do Battlefront nã se compara ao Battlefield, é muito mais simplista, as armas não tem recoil, os jogadores não abaixam, a munição é infinita, etc, etc. Tenho ambos e gosto de ambos, mas é bem claro que um é feito pra jogadores mais jovens(Star Wars) e outro pra jogadores mais adultos(BF4/BF1).

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2016-10-17T13:54:22  

      Tenho o Battlefront, mas acho o BF1 muito melhor.

  • Hugo Fraga
    2016-10-17T15:02:13  

    No PC ja tem hackers infelizmente.

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2016-10-17T15:02:13  

      Uma das coisas que me afastaram dos PCs e me fizeram ficar de vez nas consoles. Isso (cheaters) nunca vai acabar.

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2016-10-17T15:02:13  

      Concordo, é desconfortável jogar assim.

  • Tiago Silva
    2017-04-24T07:53:29

    O jogo está excelente. Sem dúvidas o melhor que já joguei dá série. Não tem o que ser questionado.

  • Rodrigo Catarino
    2016-10-17T13:46:08  

    espero que consiga superar o BF4

    recentes

    populares

    • Rodrigo Catarino
      2016-10-17T13:46:08  

      Mas ainda prefiro o BF3, jogo até hoje.

  • Fábio Farias
    2016-10-18T15:37:14

    Jogabilidade 8 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk OK

  • Antonio Vasconcelos
    2016-10-17T13:06:25  

    Ainda falta muita coisa, vou ficar no BF 4 ainda.

    recentes

    populares

    • Antonio Vasconcelos
      2016-10-17T13:06:25  

      O punkbuster vai ter o exe dele so executar... abs

    recentes

    populares

    • Antonio Vasconcelos
      2016-10-17T13:06:25  

      Vlw mano, cheegar em casa irei fazer isso.

  • Charles Cardoso
    2016-10-17T19:19:24

    Batlefild é o melhor jogo de Guerra, esse com certeza é Top de mais, eu vi os Game play e está muito bom, pelo que eu vi a jogabilidade está muito boa, não entendi essa nota 8 para jogabilidade, mais ta bom isso não vai tirar os méritos desse Jogaco!!!.

  • Pablo Santos
    2016-10-17T16:51:44

    QUE JOGO BO/STA! kkkk

  • Rodrigo Catarino
    2016-10-17T10:39:56  

    BATTLEFIELD É O MELHOR.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Catarino
      2016-10-17T10:39:56  

      Melhor que ver nego correndo na lateral dos prédios vestido de cyborgs....

    recentes

    populares

    • Rodrigo Catarino
      2016-10-17T10:39:56  

      KKKKKKKKKKKKK com certeza.

  • Seu Madruga
    2016-10-17T13:20:19

    Esperar sair no the valut do EA eccess ano que vem.

  • Francis Maulli
    2016-10-17T13:18:36

    Certeza... o melhor BF da história!

  • Lucas Ferro
    2016-10-17T12:54:22

    Fiz o teste o jogo, e muito top so esperar o preço abaixar para comprar kkkkkkkk

  • Lucas Ferro
    2016-10-17T12:54:21

    Fiz o teste o jogo, e muito top so esperar o preço abaixar para comprar kkkkkkkk

  • Alex Silveira
    2016-10-17T08:30:21  

    na expectativa, depois de muito tempo vão lançar um jogo que da vontade de comprar, pena que o GT Sport não vai sair.

    recentes

    populares

    • Alex Silveira
      2016-10-17T08:30:21  

      sei não, ainda tenho duvidas....tá me cheirando matéria comprada!