Jogos de aventura

NOTA tt
9.3

Review Bayonetta 2

Bayonetta 2 aprimora os elementos de sua primeira versão para se tornar um dos melhores jogos dos últimos tempos. Confira o Review.

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

Bayonetta 2 é um título exclusivo do Wii U, desenvolvido pela Platinum Games e publicado pela Sega, juntamente com a Nintendo. Mais uma vez, a aventura coloca o jogador ao lado de Cereza – popularmente conhecida como Bayonetta. Para saber se o game ainda possui o charme de sua primeira versão, confira a nossa análise completa.

Bayonetta 2 prova que o Wii U pode ser o lugar certo para jogos hardcore

Confira o review completo de Bayonetta 2 (Foto: Divulgação)Confira o review completo de Bayonetta 2 (Foto: Divulgação)

Vivendo entre o céu e o inferno

Novamente, a história de Bayonetta envolve os reinos de Paradiso, Inferno e Purgatorio. Logo no início da jogatina, durante um Natal aparentemente tranquilo, eis que Jeanne, a bruxa companheira de Cereza, é morta. A alma da jovem acaba trancafiada nas profundezas do inferno e é seu dever correr contra o tempo para salvá-la.

A única forma de Bayonetta alcançar as portas do céu e inferno é através de Fimbulventr, uma montanha mágica que, segundo a lenda, resguarda as entradas sagradas e abriga Aesir, o Deus do Caos, que vive no topo da cordilheira para vigiar todos os acontecimentos do mundo.

A nova aventura de Cereza é inesquecível (Foto: Divulgação)A nova aventura de Cereza é inesquecível (Foto: Divulgação)


Sensualizando entre anjos e demônios 

Com o selo “Platinum Games de qualidade” explícito logo nos primeiros minutos de jogo, a sequência do icônico hack n’ slash consegue ser ainda melhor, proporcionando uma jogabilidade mais rápida, precisa e viciante. Antes de colocar as mãos em Bayonetta, tenha em mente que a proposta da série é basicamente oferecer hordas e mais hordas de entidades divinas e diabólicas para você aniquilar através do esmagamento de botões.

Sinceramente, para encontrar algum defeito na mecânica de combate de Bayonetta 2, é preciso se esforçar muito. Para começar, a variedade de inimigos é surpreendente. Você não terá tempo suficiente para enjoar de determinada criatura, já que a cada novo embate, um grupo inédito de monstros irá aparecer.

O game é recheado de batalhas fréneticas (Foto: Divulgação)O game é recheado de batalhas frenéticas (Foto: Divulgação)

A pancadaria não tem hora certa para iniciar e todas as batalhas são imprevisíveis. Quando o silêncio tomar um ambiente, apenas desconfie. Afinal, certamente surgirá um monstro gigantesco de um abismo para tentar esmagar o corpinho angelical de Bayonetta.

Em certos momentos, fica até difícil saber a localidade exata de seu personagem, tamanha quantidade de luzes e efeitos saltando na tela. De fato, essa é uma das marcas registradas da série que, mesmo depois de quatro longos anos, conseguiu mantê-la intacta.

Verdade seja dita: os melhores momentos do gameplay são aqueles em que Bayonetta adquire formas animalescas. Ela é capaz de se transformar em uma pantera para alcançar velocidades maiores no solo, assumir a aparência de uma cobra aquática para deslizar sobre a água e ainda pode obter asas de borboleta para sobrevoar os belos cenários.

Bayonetta 2 é recheado de batalhas intensas (Foto: Divulgação)Bayonetta 2 é recheado de batalhas intensas (Foto: Divulgação)


Pancadaria infinita 

Sim, a campanha é relativamente curta, exigindo cerca de 15 horas de dedicação por parte do jogador. Entretanto, o fator replay é imensurável, graças aos múltiplos desafios e colecionáveis.

Ao término de cada luta, o jogador recebe uma medalha de acordo com o seu desempenho. As premiações variam entre bronze, prata, ouro e platina e você pode repetir as missões inúmeras vezes para obter classificações melhores e uma maior quantidade de Halo, o anel sagrado que é utilizado para melhorar as habilidades e equipamentos da protagonista.

No decorrer da jornada, Bayonetta pode adquirir novos movimentos, armas e acessórios para executar combos cada vez mais insanos. No caso dos armamentos, há um grande arsenal de equipamentos, incluindo arcos, espadas e canhões de mão. Assim que você finaliza um chefão, ainda é possível coletar o seu apetrecho através do botão “Y”.

Bayonetta está de volta com sua sensualidade marcante (Foto: Divulgação)Bayonetta está de volta com sua sensualidade marcante (Foto: Divulgação)

Muitos dos itens que compõem o catálogo de acessórios não podem ser adquiridos logo de cara. O jogo deixa bem claro que você deve repetir missões para buscar melhores resultados e, consequentemente, um maior número de Halos.

Contudo, não é nenhum sacrifício apreciar as tarefas mais de uma vez, visto que todas elas são agradáveis e exigem um alto grau de habilidade. O modo cooperativo disponível tanto online como offline também colabora para fazer a jogatina durar muito mais tempo. Acompanhado de outro jogador, o seu objetivo é simples: pontuar e fatiar o maior número de inimigos no menor tempo possível e sem levar pancada.

Assim como em seu antecessor, há itens colecionáveis por todos os cantos. Além de livros que detalham a trama, é preciso ir atrás de baús fantasmagóricos, corvos mágicos, corações fragmentados, LPs etc.

Encare chefões colossais no game (Foto: Divulgação)Encare chefões colossais no game (Foto: Divulgação)


Uma estética marcante  

O visual de Bayonetta expõe a beleza do inferno e exibe de forma minuciosa o caos divino. O game explora todo o potencial do Wii U e com certeza é o mais bonito do console até então.

Os cenários variam entre vilarejos habitados por almas perdidas, construções suspensas no ar, cavernas subaquáticas e palácios demoníacos. Há um grande diversidade de paisagens e o único ponto negativo fica por conta das quedas ocasionais na taxa de frames. Mesmo que elas não incomodem tanto, ainda assim estão presentes.

Com tantos detalhes compondo a estética incomparável de Bayonetta 2, não poderíamos deixar de destacar os violentíssimos “Torture Attacks”, que são movimentos especiais executados em ocasiões específicas da jogatina. Ver um centauro celestial sofrendo em uma espécie de esteira torturante revestida por lâminas é estranhamente gratificante.

Há diversas maneiras de triturar os inimigos (Foto: Divulgação)Há diversas maneiras de triturar os inimigos (Foto: Divulgação)


Músicas e diálogos "AAA" 

Magistralmente, o game consegue unir músicas de dois gêneros distintos para climatizar ainda mais os estágios divididos em episódios. Se por um lado temos combates conduzidos por faixas que parecem ter saído de um anime, por outro, nos deparamos com uma trilha sonora orquestrada; quase épica.

Os diálogos também merecem elogios, já que proporcionam cenas hilárias, apesar dos palavrões e conotações sexuais. Além disso, quando a trama parece estar ficando mais séria, eis que algo cômico ocorre.

Conclusão

Bayonetta 2 aprimora todos os elementos da primeira versão e é obrigatória para qualquer fã de um bom jogo. Com momentos memoráveis e uma jogabilidade perfeita, o título justifica a aquisição do recente console de mesa da Nintendo. Afinal, é o hack n’ slash mais divertido e completo dos últimos tempos.


Wii U pode ser considerado da “próxima geração”?
Comente no Fórum do TechTudo.


Nota TechTudo

NOTA tt
9.3
Gráficos
9
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
9

Prós

  • Jogabilidade perfeita
  • Grande variedade de inimigos
  • Batalhas épicas contra os chefões
  • Fator replay imensurável
  • Desafiador
  • Diálogos hilários
  • Ambientação variada

Contras

  • Quedas ocasionais na taxa de frames
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pablo Braga
    2018-01-14T10:02:36

    Como tem gente estúpida mesmo! Se é um nom jogo, o que importa o console? Deveriam crescer, fanboy São nojentos!!

  • Alexjoneshow
    2014-10-30T18:06:58  

    O que é wii u? Bayonetta? Que leg! Square faz isso a anos e já deu no bagu. Hoje se joga isso em multiplayer. Aff para este redator!

    recentes

    populares

    • Alexjoneshow
      2014-10-30T18:06:58  

      Alexjoneshow pra quem diz ter "1 geração em consoles" acho q vc tá meio por fora. confundir JRPG (série final fantasy, por exemplo) com tradição em combate em turnos com hack'n slash (devil may cry sendo o mais famoso) onde vc desliga o cérebro enquanto esmaga todos os botões ao msm tempo é estranho... PS: leg = perna, se vc tá com atraso, poderia ter falado em LAG =)

    recentes

    populares

    • Alexjoneshow
      2014-10-30T18:06:58  

      Carlos Silva, não me referi a o jogo e seu estilo de combate, mas ao modelo que nada surpreende. O arte book é o mesmo de FF. E hoje o FF usa este mesmo modelo de combate. Acho que você parou no FFX. E se você repara fiz uma alusão ao lag usando leg, pois logo na frente faço outra alusão de saco como bagu. Entende? Já que não pode usar palavras deste tipo por aqui.

  • Mark Gardner
    2014-10-30T19:54:52  

    Pfffffff....jogo do ano, que joga Wii??? Só criança, macho de verdade tem Playstation!!!!

    recentes

    populares

    • Mark Gardner
      2014-10-30T19:54:52  

      Já comprou um Playstation para o seu?

    recentes

    populares

    • Mark Gardner
      2014-10-30T19:54:52  

      Caro Sr Mark, se a sua macheza se baseia no video game q vc joga, tenho uma péssima notícia pra vc...

  • Rodrigo Ferreira
    2014-10-31T09:52:59

    Admiro muito pessoas q se dizem intender de games esta falando uma coisa dessas do WIIU sim o wiiu e mais fraco que seus concorrentes mas tem os melhores exclusivos da geração to falando pra pessoas bem resolvidas nao para crianças que compram PS4 e XBOXONE pra tenta prova que é adulto vejo muito mais crianças jogando PS4 e XBOXONE do que no WIIU e só quem nao conhece de jogo pra contesta a qualidade do bayonetta 2. Se gráfico fosse tudo o PSVITA vendia mais q o 3DS nem tudo são gráficos existe vida alem da Clony e da Micro$$$$.

  • Carlos Silva
    2014-10-31T02:29:18

    notícia de games aqui só serve pra atrair fanboyolas xingando a redação e outros consoles, tenso... o jogo é legal pra quem curte o genero, sacanagem é não ter outros titulos q atraiam consumidores do PC, PSe Xbox, aí a briga é desigual e num dá pra comparar essas plataformas, públicos diferentes

  • Elker Carmo
    2014-10-31T00:04:06

    verdade seja dita bayonetta 2 é um bom jogomas nao justifica a compra de um wii u console ultrapassadoe sem grandes jogos uma pessoa sensata e quem tem dó de seu dinheiro ou vai de ps4ouxone

  • Sandro Queiroz
    2014-10-30T23:29:12

    Criançada, curtam o jogo, independente da plataforma. Tenho um PS4 e gostaria de jogar esse jogo. Curto Games, não consoles. Crianças retardadas..

  • Ricardo Cruz
    2014-10-30T22:07:14

    Depois de conhecer o playstation 4 ainda tem gente que vem falar do wii u. Fala serio.

  • Marcelo Farias
    2014-10-30T18:03:55  

    aff, esse game nao vai vender o que GTA vende em uma hora....

    recentes

    populares

    • Marcelo Farias
      2014-10-30T18:03:55  

      Tá comparando alho com bugalho... GTA é pros consoles de mesa Top, esse é pra Wii U que qqr gamer que se preze sabe que tem uma proposta completamente diferente. O estilo de jogo também impede qqr tipo de comparação. Comparar um Hack n' Slash com um jogo como GTA é loucura. Compare com Devil May Cry que a comparação é mais justa.

  • Gabriel Moreira
    2014-10-30T19:46:07

    Entre anjos e demonios guerra sub consciente um pandemonio na minha mente criou essa aberraçao talvez seja por isso que eu to fora do padrão acreditar em fantasia nao sempre supo quem foi moldado no rancor nao quer ouvir falar de amor.................. Blindao Blindao Blindao

  • Rafael Oliveira
    2014-10-30T19:26:50

    Jogo pra lerdo.

  • Augusto Souza
    2014-10-30T18:03:52  

    Buceneta é muito bom e parece tá lindo mesmo mas peraí,né "um dos melhores jogos dos últimos tempos" Vocês apelaram demais.

    recentes

    populares

    • Augusto Souza
      2014-10-30T18:03:52  

      Bela Buceneta

  • Leandro David
    2014-10-30T16:23:29

    Meio exagerado mas parece ser legal

  • Leonardo Poliva
    2014-10-30T09:01:24

    Se algum dia eu resolver comprar um Wii U comprarei esse jogo. O primeiro Bayocetta era divertido.