Publicidade

Por Diego Borges; Por TechTudo


Nome: Ben 10 Galactic Racing 
Gênero: Corrida
Distribuidora: Namco Bandai - Distribuído no Brasil pela NC Games
Plataformas: PS3, Xbox 360, Wii, 3DS e DS

Ben 10 Galactic Racing (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Um dos desenhos mais famosos da atualidade ganha uma versão no melhor estilo Mario Kart. Ben 10 Galactic Racing coloca os jogadores em corridas em diversos planetas pelo universo a fora, confira: 

Na sombra de um grande sucesso 

Não é de hoje que a industria investe no público infantil desenvolvendo jogos baseados em desenhos e séries de sucesso. Ben 10 é um dos desenhos mais populares da atualidade, portanto nada mais justo que embarcar na onda de um grande sucesso e conquistar os pequenos gamers. Entretanto, essa experiência pode ser um pouco traumática, afinal, são pouquíssimos os games que carregam um capricho e um cuidado maior com a produção.  

Bem 10 Galactic Racing é um grande exemplo dessa teoria. A falta de capricho e cuidado com o game é visível e incomoda demais. Mas para a faixa etária cujo titulo pretende atingir, isso passa de forma despercebida, afinal, ainda são muito pequenos para entender tudo isso.  

Ben 10 Galactic Racing (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Estilo Mario Kart e sem modos online 

O jogo embarca na onda que começou anos e anos trás com Mario Kart, e atualmente inspirou dezenas de títulos, entre eles o mais recente Cars 2. O intuito do jogo é o mesmo em todos, colocar os principais personagens de uma determinada série em karts personalizados em meio a pistas inusitadas, repletas de itens que podem ser utilizadas para atacar seus oponentes ou para se defender.  

Ben 10 Galactic Racing (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Com Ben 10 Galactic Racing, os personagens do desenho assumem o volante. Apesar de uma boa variedade, apenas Ben 10 é carismático o suficiente, tornado-se quase uma unanimidade entre os jogadores. Os cenários também são todos baseados no desenho, com referencias a diversos episódios.  

Os modos de jogo também são bem similares aos demais títulos. Ben 10 GR conta com 5 tipos de modalidades: 

- Galatic Grand Prix – Um torneio simples com 3 corridas em sequencia, onde vence quem tiver a maior pontuação.

- Short Circuit – Corrida curtas em que o jogador escolhe quantidade de voltas, pilotos, cenários, etc.

- Single Race - Corrida simples

- Time Trial – Modo onde o jogador deve fazer o menor tempo em um determinado circuito.

- Showdown – Modo arena

A grande decepção fica no fato do game não conter qualquer modo online, nem mesmo uma integração para atualizações ou outras opções através da PSN ou Xbox Live. A única opção de multiplayer é local para até 4 jogadores em tela dividida. 

Ben 10 Galactic Racing (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Jogabilidade decepcionante 

Não é de se esperar muito de uma jogabilidade de um game infantil de corrida, mas mesmo assim, esforços poderiam ser aplicados em Ben 10 Galactic Racing . A movimentação do kart é muito lenta, a ponto de causar um certo incomodo aos jogadores.  

O sistema de boost também copia os últimos jogos do mesmo estilo, necessitando efetuar o movimento de derrapagem, conhecido como Drift. Porém, o movimento é um tanto complexo para ser executado o tempo todo, ainda mais se tratando de crianças. 

Já a dirigibilidade, mostra-se eficaz nos movimentos mais simples, necessários para contornar uma curva ou desviar de um item arremessado por um oponente. Ainda sobre os itens, a variedade de armas utilizadas no jogo merece elogios pelo seu vasto repertorio, que vão desde tiros teleguiados, até mágicas que diminuem os adversários.  

Ben 10 Galactic Racing (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Visual ultrapassado 

Os gráficos decepcionam por beirarem a simplicidades. Os cenários são pouco detalhados e muito repetitivos, os personagens sem muita expressão e outros elementos, como efeitos de sombra e luz, são praticamente ignorados no jogo.

O ambiente das corridas também mostra-se um tanto comum, pois boa parte das corridas utilizam um cenário fixo mas com traçados diferentes, alguns mais curtos e outros mais longos. Como dito no começo do texto, apenas os mais jovens não percebem essa falta de cuidado com a parte visual do jogo.

Dificuldade assusta 

Durante todo o texto, fizemos questão de frisar que Ben 10 Galactic Racing é um jogo voltado ao publico infantil. Porém, parece que a Namco esqueceu desse pequeno detalhe na hora de elaborar a dificuldade do game.

Além de ser difícil demais, sendo praticamente impossível chegar em primeiro lugar logo no começo do jogo, o game só conta com dois níveis de dificuldade: Easy e Hard. Se você é pai, prepare-se para a tarefa árdua de treinar seu filho para as dificuldades impostas por Ben 10 e companhia.

Conclusão  

Ben 10 Galactic Racing é mais uma tentativa frustrada de lançar um jogo baseado em uma série de sucesso. O jogo conta com gráficos ruins jogabilidade ineficaz e sem modalidades online que só agradam aos pequenos gamers, com menos de 12 anos. A idéia até poderia dar certo, uma vez que o gênero de corrida com karts é divertido e entretém o publico infantil, mas a dificuldade elevadíssima torna-se uma espécie de bicho-papão. 

5

Gráficos
4
Jogabilidade
5
Diversão
6
Som
5

Prós

  • - Personagens do desenho
  • - Modos de jogos

Contras

  • - Gráficos bem simples
  • - Dificuldade elevada
  • - Jogabilidade péssima
  • - Velocidade baixíssima

Mais do TechTudo