Monitor

NOTA tt
8.3

Review BenQ XL2411Z

Conheça as características do BenQ XL2411Z, um monitor voltado para o público gamer, que visa proporcionar a melhor experiência para jogadores casuais e profissionais.

Victor Alcaíde Teixeira
por
em

A Benq mais uma vez reforça o seu portfólio de produtos com um display destinado ao público gamer. Lançado recentemente, o BenQ XL2411Z, com tela de 24 polegadas, traz tecnologia de ponta e excelente tempo de resposta para evitar qualquer tipo de atraso nas imagens durante a jogatina.

Confira 10 monitores gamers com o melhor custo-benefício no Brasil

Projetado em parceria com diversos times de e-Sports do mundo, o recém-lançado produto da companhia taiwanesa possui tela Full HD com resolução de 1920×1080 pixels e taxa de atualização ajustável de 100Hz até 144 hertz para garantir experiências mais imersivas em plataformas de games mais exigentes.

BenQ XL2411Z (Foto: Victor Texeira/TechTudo)BenQ XL2411Z tem design discreto e desempenho de alta perfomance (Foto: Victor Texeira/TechTudo)

Design discreto

Visualmente falando, o dispositivo não consegue se destacar. O produto, disponível na cor preta, tem bordas excessivamente grossas para os padrões atuais – de certa forma é até compreensível, já que ele foi concebido no último trimestre de 2013 e lançado em alguns países no início de 2014. Mesmo com um visual questionável e simples demais, o XL2411Z ainda assim é capaz de se adaptar a qualquer ambiente.

Na parte inferior direita, mais precisamente na região dos botões de ajustes, há uma borda curvada desnecessária que destoa do design minimalista. Por outro lado, a leve haste de suporte, que deve ser acoplada ao produto, é esteticamente agradável e funcional, pois possibilita que o usuário consiga ajustar o ângulo do display da forma que bem entender.

Embora o monitor disponibilize as entradas mais utilizadas pelos jogadores, como HDMI, VGA, DVI-DL e USB, as portas foram alocadas em um local de difícil acesso na parte traseira do dispositivo, fazendo com que o usuário tenha que se contorcer para visualizar a posição exata de cada conexão.

O principal ponto negativo fica por conta da existência de uma única entrada HDMI. Isso porque o público gamer normalmente possui mais de uma plataforma de jogos – PC e consoles – que exige esse tipo de componente externo.

Faça o download grátis do app do TechTudo e receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Monitor possui todas as entradas essenciais para games (Foto: Victor Texeira/TechTudo)Monitor possui todas as entradas essenciais para games (Foto: Victor Texeira/TechTudo)

Focado em proporcionar a melhor experiência de jogo

Não há como questionar a qualidade de imagem e a responsividade do novo produto da BenQ. Os presets, que nada mais são do que configurações pré-definidas do display, estão presentes para auxiliar o jogador em qualquer ocasião.

Dentre os 11 ajustes disponíveis, temos configurações para jogos de tiro em primeira pessoa, RTS e filmes – cada qual com suas peculiaridades de cores e contraste. Por conta dos modos pré-definidos, o monitor dispensa calibrações manuais mais complexas vistas em outros produtos segmentados da mesma categoria.

Em função do contraste dinâmico de 12.000.000:1, o monitor consegue entregar cores mais vívidas, especialmente em configurações pré-definidas, como os modos “Photo” e “Movie”.

Durante os nossos testes, não notamos qualquer tipo de “efeito ghosting” ou problema de lag. Pelo contrário, o tempo de resposta de 1 milissegundo deixa explícito o foco da BenQ em oferecer um produto impecável em termos de performance.

A tela também faz jus à proposta gamer, oferecendo um display fosco, que atua como uma camada de proteção anti-reflexo. Por mais que o ambiente esteja bem iluminado, a luminosidade excessiva, felizmente, não consegue interferir na experiência de jogo.

A tecnologia Low Blue Light é um dos principais atrativos do modelo XL2411Z, já que permite ajustar os níveis de luz de forma que a imagem fique naturalmente confortável para minimizar o cansaço nos olhos. Com isso, os competidores de jogos online, por exemplo, não precisam mais fazer pausas constantes para reduzir a fadiga dos olhos.

Outra grande característica do display é a sua capacidade de amenizar os indesejados objetos borrados e desfocados, que aparecem quando o jogador realiza movimentos bruscos ou presencia cenas intensas de ação durante o gameplay.

Design passa despercebido em qualquer ambiente (Foto: Victor Texeira/TechTudo)Design passa despercebido em qualquer ambiente (Foto: Victor Texeira/TechTudo)

A tecnologia Motion Blur garante uma fluidez absurda à experiência de jogo, graças ao excelente tempo de resposta e, é claro, a elevada taxa de atualização independente da resolução, que na prática funciona de forma exemplar e consegue manter o desempenho estável em títulos que exigem respostas rápidas.

Como era de se esperar, o recém-lançado monitor da BenQ inclui a função Flicker-Free, com opções inteligentes em todos os níveis de brilho para iniciar a cintilação frequente nas imagens.

Dicas para montar um PC Gamer em 2015. Participe do Fórum do TechTudo

Além disso, o display da fabricante taiwanesa é compatível com a tecnologia 3D estereoscópica da NVIDIA, intitulada de Nvidia 3D Vision 2. Por mais que não seja um recurso nativo dos principais lançamentos de jogos, é sempre bom ter uma funcionalidade como esta presente em um produto acessível e capaz de suportar configurações extremas.

 Conclusão

Considerando a qualidade de imagem do XL2411Z, não há dúvidas de que ele é um excelente produto voltado para os jogadores de video game. A BenQ mais uma vez comprovou que sabe como ninguém desenvolver dispositivos segmentados que atendem a todas as necessidades do usuário, mesmo entregando um design questionável e demasiadamente minimalista para os padrões atuais.

Como sempre, o preço do monitor no Brasil é muito mais elevado do que deveria ser. Embora custe oficialmente R$ 1.899 no varejo brasileiro, um valor relativamente caro quando comparado a outros produtos do gênero, ele vai agradar ao jogador que busca um display capaz de agregar características de entretenimento.

Certamente, há monitores visualmente mais atraentes por aí, mas, tecnicamente falando, o display cumpre tudo o que promete em termos de desempenho. Ponto para a BenQ.

Tudo sobre o BenQ XL2411Z (Foto: Arte/TechTudo)Tudo sobre o BenQ XL2411Z (Foto: Arte/TechTudo)

Nota TechTudo

NOTA tt
8.3
Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
9
Custo-benefício
7

Prós

  • Qualidade de imagem
  • Tela que inibe reflexo
  • Taxa de atualização ajustável
  • Funcionalidades imprescindíveis para o público gamer
  • Desempenho excepcional
  • Responsividade imediata
  • Suporte de apoio funcional

Contras

  • Design ficou aquém do esperado
  • Poucas entradas para componentes externos.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Gazzola
    2016-11-06T10:59:12

    design aquém do esperado? Ganhou prêmio de design esse monitor!! Acho que é um dos poucos pontos positivos dele apesar da borda não ser fina! O fato de não ter displayport é absurdo para um monitor nessa faixa de preço e não ter, pelo menos, 2 portas HDMI, usb 3.0...

  • Joãozinho
    2015-12-27T13:50:57

    comprei um. ótima qualidade de imagem