O BlackBerry Z30 é mais uma tentativa da BlackBerry de se aproximar dos fãs do Android, e a primeira empreitada da empresa canadense no mundo dos smartphones com tela grande. Neste caso, uma Super Amoled HD de 5 polegadas. Apesar disso, design elegante, ótimo acabamento e bateria de longa duração são os quesitos que fazem o aparelho se destacar.
BlackBerry Z10 ou BlackBerry Q10? Confira as diferenças entre os tops

Design
O Blackberry Z30 possui linhas retas e acabamento bem sóbrio, que estão de acordo com a proposta da empresa de criar produtos para o mercado corporativo. Já a tampa traseira possui um acabamento emborrachado, mesmo material do BlackBerry Q10, para evitar que o aparelho escorregue da mão. Isso dá um alívio extra para o usuário.

Essa tampa é removível, para que o usuário possa trocar o chip e o cartão de memória, compatível com microSD de até 64 GB. Mesmo assim, isso não o deixa com uma aparência frágil. Pelo contrário, o acabamento traz para o gadget uma sensação de robustez e resistência.
Sem dúvida, é um dos dispositivos mais bonitos e elegantes da marca. Em resumo, ele pode ser considerado um Z10 ampliado. Quem está acostumado com o outro aparelho, vai se adaptar facilmente à aparência do Z30. Esse crescimento não fez ele perder o conforto. Mesmo com seus 9,4 mm de espessura, suas laterais arredondadas proporcionam bom encaixe nas mãos.
Tela

O Z30 possui uma excelente tela Super Amoled HD de 5 polegadas que permite navegar, ler e usar os aplicativos com muito conforto. Entretanto, ela possui uma resolução de 1280 × 720 pixels, que, apenas como comparação, fica muito aquém de outros dispositivos que utilizam telas similares, como o Galaxy S4 ou Galaxy S5, por exemplo. Neste caso, ambos os smartphones da Samsung conseguem resolução de 1920 × 1080 pixels.
Bateria
Este é um dos principais destaques do Blackberry Z30. Em nossos testes, o smart conseguiu ficar, facilmente, quase dois dias inteiros sem precisar recarregar a bateria novamente. Durante este período, porém, foram feitas tarefas simples como navegar na internet, WhatsApp e aplicativos de redes sociais como Facebook e Twitter.

Em stand-by, a bateria conseguiu aguentar até quatro dias sem recarga. Certamente são marcas que outros aparelhos do mercado dificilmente conseguem atingir. É preciso parabenizar a fabricante pela atitude de incluir uma bateria de lítio de respeito neste dispositivo, com seus 2.880 mAh.
Outros dispositivos do mercado, que possuem o mesmo tamanho de tela, não têm tantos mAh a seu dispor, como no caso do novíssimo Moto X, de 2014, que possui apenas 2.300 mAh.

Por outro lado, a bateria é selada e não pode ser substituída por qualquer pessoa em caso de defeito ou desgaste. Esta é uma tendência seguida pela maioria dos smartphones top de linha atuais, de diversas fabricantes.
Sistema operacional
O sistema é um dos pontos mais fracos do Z30, sem dúvida. Ele tem dureza e sobriedade corporativa exageradas. Difícil de ser usado e pouco intuitivo, ele pode afastar o grande público dos celulares da empresa.

BlackBerry, iOS ou Android?Comente no Fórum do TechTudo
Pelo menos, já é possível usar programas mais populares como WhatsApp e Twitter, que podem ser baixados facilmente na loja virtual BlackBerry World. A aproximação dos aplicativos para Android permitiu que o donos de Blackberry ficassem mais próximos de uma gama maior de opções.
O aparelho vem de fábrica com o sistema BB 10.2, porém, a chegada da atualização 10.3, já disponível para download, traz também o acesso à loja Amazon App Store.
A escrita no teclado do BB 10 é muito confortável. Simples e prático, ele responde rápido a digitação. Outro bom destaque do sistema é o BB Hub, que reúne as notificações das mensagens que seus amigos enviaram por mensageiros, SMS e redes sociais.
Desempenho
O Blackberry Z30 conta com um processador dual-core Snapdragon S4 Pro de 1,7 GHz da Qualcomm, 2 GB de RAM e GPU Adreno 320. Exceto a memória, que é igual, todos os outros itens são superiores ao modelo Z10.

Esta combinação de hardware faz o smartphone rodar aplicativos e jogos de forma suave. Em nossos testes, a troca entre os apps em segundo plano se deu de forma quase instantânea. Claro, o fato de a empresa ter o controle do hardware e do sistema, funcionando de forma totalmente integrados, ajuda e muito.
Câmera

Comparando com os aparelhos top de linha do mercado, o Z30 ficou para traz em número de megapixels: 8 na câmera traseira e 2 na dianteira. Tudo bem que quantidade de megapixels não é fator determinante para muitas pessoas, mas ele ainda é um gadget com um desempenho ruim em ambiente fechados, com pouca luminosidade, e somente regular se tiver uma boa claridade.

Em ambientes externos, com sol, ele até consegue desempenhar um bom papel, mas fica muito aquém do que é esperado pelos amantes da fotografia. Se boas fotos forem sua prioridade, este produto não é uma boa escolha.
Multimídia
Os botões de volume estão muito bem localizados na lateral direita do smartphone, sem atrapalhar a pegada natural. Enquanto isso, os alto-falantes estão disponibilizados na parte de baixo do produto e possuem uma boa qualidade de som, sem distorcer em volumes mais altos.

Disponibilidade e preço
O Blackberry Z30 não é encontrado nas lojas de varejo mais comuns, mas pode ser visto em sites de leilões por um preço que varia entre R$ 1.190 e R$ 1.399. Por esse valor, é possível comprar o Moto X ou aparelhos da marca Lumia com um hardware bem mais atrativo, principalmente quando o quesito de escolha for a câmera.
