Celular

NOTA tt
8.0

Review BlackBerry Bold 9780

O modelo é uma evolução do Bold 9700. Conta com pequenas melhorias de hardware e software que fazem a diferença. É um produto com uma melhor performance e ótimos recursos para quem quer ter sua vida organizada. Além disso, sua gama de recursos torna o aparelho uma opção excelente aos fãs da linha BlackBerry.

Eduardo Moreira
por
em

O Blackberry Bold 9780 foi apresentado ao mundo oficialmente no final de 2010, e é um dos modelos da RIM que estão disponíveis no mercado brasileiro. Por influência das operadoras, o modelo não só é ofertado para os tradicionais clientes corporativos, mas, também, para os fãs das redes sociais, que buscam um celular prático e eficiente para digitação de mensagens e textos curtos em um teclado QWERTY físico.

O modelo é uma evolução do Bold 9700. Conta com pequenas melhorias de hardware e software que fazem a diferença. É um produto com uma melhor performance e ótimos recursos para quem quer ter sua vida organizada. Além disso, sua gama de recursos torna o aparelho uma opção excelente aos fãs da linha BlackBerry.

bold-9780BlackBerry Bold 9780 (Foto: Divulgação)


Tela e acessibilidade

A tela continua com a mesma resolução de 480 x 360 pixels. Pode parecer pequena para alguns usuários, mas segue a proposta do próprio telefone, que possui dimensões compactas. A tela reproduz bem as imagens e o texto das páginas web ou os textos dos aplicativos. Para quem já estava acostumado com os modelos anteriores, vai perceber uma clara melhora nas imagens exibidas, principalmente ao que se refere ao controle do brilho, que é bem eficiente. Permite uma boa visualização mesmo debaixo da luz do Sol.

O sistema operacional BlackBerry OS 6 oferece uma acessibilidade simples e objetiva. Tudo é muito simples, com ícones dispostos em categorias, como Favoritos, Multimídia, Downloads e Todos os Programas. O usuário pode identificar rapidamente onde está o aplicativo que deseja, seja pelo trackpad central, que possui uma navegação intuitiva, ou até mesmo pelo sistema de busca. Comece a digitar o nome do aplicativo, que o ícone será exibido na tela.

Com algumas horas de uso, alguém que nunca trabalhou com o BlackBerry OS já pode dominar bem o telefone e suas principais funções. É um ponto positivo, pois normalmente os usuários corporativos que usam esses smartphones não querem perder muito tempo aprendendo funções e comandos no novo smartphone. Nesse aspecto, o Bold 9780 acerta em cheio.

Conectividade

O BlackBerry Bold 9780 possui acesso à Internet nos modos WiFi e 3G, que se destacaram nos testes. Principalmente no modo 3G, que foi capaz de detectar o sinal de operadoras que outros aparelhos não conseguiram. Isso é importante, pois esse é o tipo de telefone para pessoas que não podem sofrer da ausência de sinal para se comunicar com o mundo exterior.

Um problema que persiste nesse modelo é o seu navegador, limitado em seus recursos. É aconselhado que o usuário instale o Opera Mini assim que receber o aparelho, para uma navegação mais completa e eficiente. O aplicativo pode ser obtido pela loja de aplicativos da RIM, a BlackBerry App World, que funciona de forma semelhante as demais lojas de aplicativos do mercado, mas com muito menos opções de programas.

Hardware

É nesse item que o Bold 9780 se diferencia do seu antecessor. A RIM resolveu dobrar a capacidade da memória interna novo modelo, que passa a ser de 512 MB. Pode parecer pouco, mas é uma diferença considerável na hora de instalar aplicativos, e, principalmente, de manter uma boa performance no telefone.

Outra alteração está na sua câmera traseira, que é de 5 megapixels (contra 3.2 MP do Bold 9700). A câmera tira fotos de boa qualidade, se levarmos em conta que estamos falando de um smartphone corporativo. O modelo também é capaz de gravar vídeos, mas com uma qualidade menor. Só possui boa visualização no próprio telefone.

Outros recursos

A bateria de 1.500 mAh também merece destaque. Mesmo com o modo 3G ligado o dia inteiro, recebendo e-mails e alertas das redes sociais, o Bold 9780 é capaz de trabalhar por um dia inteiro (entre 8h e 20h).

Os recursos multimídia também são excelentes. O modelo possui um bom player de MP3 e um competente agregador de podcasts. Seus aplicativos sociais estão todos integrados aos demais recursos do sistema. Ou seja, permite que o usuário envie uma mesma mensagem para as redes do Twitter, do Facebook e do BlackBerry Messenger. É possível, ainda, enviar uma mensagem para uma dessas redes a partir da maioria dos aplicativos abertos, agilizando o processo de envio.

Custo-benefício

O BlackBerry Bold 9780 é um excelente smartphone, porém, é um telefone muito caro. Acaba sendo um modelo voltado para um nicho muito específico de usuários - os empresário.

Para a maioria dos usuários casuais, e até mesmo para os fãs das redes sociais, o preço médio do aparelho, de R$ 1.800, faz dos modelos com recursos mais interessantes, como os de tela de toque e acelerômetro, mais atraentes para um investimento.

Ou seja, só recomendamos a compra do modelo se você estiver plenamente consciente do que esperar desse smartphone. Já para os fãs dos telefones da RIM, é um investimento com satisfação garantida.

Ficha Técnica

Resolução de tela 480 x 360 pixels
Conectividade WiFi, Bluetooth e USB
Armazenamento 512 MB de memória interna (cartão de memória de 2 GB incluso no kit de compra)
Câmera 5 megapixels
Flash sim, LED
Redes 3G, EDGE, GPRS e GSM
GPS Sim
Sincroniza com o PC Sim
Dimensões 109 x 60 x 14 mm
Peso 122 gramas
Autonomia de bateria até 6 horas (no modo GSM), até 21 dias em standby (GSM), e até 36 horas de reprodução musical
Itens inclusos smartphone BlackBerry Bold 9780, bateria, carregador, capa de couro protetora, cabo USB, manual e certificados de garantia

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Design
7
Desempenho
9
Custo-benefí­cio
8

Prós

  • * Teclado QWERTY físico;
  • * Boa autonomia de bateria;
  • * Sistema de push e alertas eficiente.

Contras

  • * Tela sem touchscreen;
  • * Preço elevado.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares