O Music Gateway é um dispositivo feito para conectar, sem fios, o seu dispositivo móvel – seja ele tablet ou smartphone – a um aparelho de som, conjunto de caixas acústicas ou som automotivo. Produzido pela BlackBerry, ele é perfeito para ocasiões onde queremos ouvir músicas mas não temos os cabos ideais para conexões. Mas será que vale a pena comprar um aparelho só para isso? Veja o que achamos dele neste review.

Design
Seu visual é minimalista. Com o tamanho de uma caixa de fósforos e peso de 22 gramas, ele seria imperceptível se não fosse a necessidade dos cabos. Sua interface se resume a um botão na parte superior, LEDs de aviso e conexões micro USB e 3,5mm. Todo preto, ele tem a parte superior fosca, e o restante, brilhante.

Usabilidade e funcionamento
É muito fácil usar este pequeno acessório. Ligue-o a seu dispositivo de som com o cabo P2-P2 ou com o P2-RCA. Deixe o Bluetooth de seu aparelho ligado e aperte o único botão do Music Gateway. Digite o código 0000 na conexão do seu gadget e pronto!
Uma vez conectado, a música do seu smartphone ou tablet começará a ser reproduzida no aparelho de som. E sincronizar com o NFC torna essa tarefa ainda mais fácil: basta aproximar seu dispositivo móvel no Music Gateway e a conexão estará feita.

Não há necessidade de baixar aplicativos específicos para fazer o dispositivo funcionar.
Minúsculo, ele pode ser levado na bolsa ou mochila caso você queira agitar uma festa ou viagem, ou ainda conectar seu BlackBerry ao aparelho de som do carro, sem precisar usar dispositivos via FM, etc.
Um sistema de LEDs funciona como a interface do Music Gateway. Cores verdes, vermelhas e azuis, dependendo da velocidade com quem piscam, indicam até seis situações de uso diferentes.
Ele funciona com tecnologia sem fio Bluetooth 2.0 e NFC. Enquanto conectados, tanto o Music Gateway como o aparelho piscam seus LEDs na cor azul.

Nos testes, tudo funcionou sem problemas. Na hora o dispositivo da RIM permitiu que caixas de som e aparelhos de som reproduzissem as músicas dos smartphones testados. Ao receber ligações, ainda, ele pausa a música automaticamente e volta ao final da ligação.
Seu alcance é de aproximadamente 7 metros, sem barreiras, antes de começar a falhar. Os testes foram feitos com um smartphone da linha Curve e com o tablet PlayBook, ambos da RIM, assim como aparelhos de sistemas operacionais diferentes, e tudo funcionou sem entraves. Um pouco mais demorado, mas um Galaxy X também conseguiu desfrutar do Music Gateway.

Seu ponto negativo está na energia. Ele não funciona com bateria, e precisa estar sempre ligado a uma fonte para funcionar. Em locais abertos ou fechados, utilize a tomada. No carro, um adaptador USB para o acendedor de cigarros deve funcionar.
Só importado
Seu maior problema é a compra: só é possível adquiri-lo pela loja online da BlackBerry, e o pagamento deve ser feito em dólar. Mas ele chega ao Brasil sem problemas.
O que vem na caixa
A caixa do Music Gateway tem, além do próprio dispositivo, um cabo P2-P2 de 3,5mm, um cabo P2-RCA estéreo 3,5mm, um cabo USB e um carregador de viagem, além de manuais e instruções de segurança.

Informações
Fabricante | RIM |
Compatibilidade | Qualquer dispositivo que possua Bluetooth ou NFC |
Conectividade |
Utiliza fio para conexão a TV ou hometheater Sem fio para dispositivos de áudio |
.