Jogos de luta

NOTA tt
8.5

Review BlazBlue: Chrono Phantasma Extend

Com Chrono Phantasma Extend, BlazBlue marca sua entrada na nova geração.

Dário Coutinho
por
em

BlazBlue: Chrono Phantasma Extend é uma versão estendida do terceiro título da série de luta da Arc System Works. Mesmo com bastante conteúdo adicional na história, essa nova versão é praticamente uma atualização do game anterior. Disponível para PlayStation 3, PS4, PS Vita e Xbox One, este é um título imperdível para os amantes dos jogos de luta. Confira a análise.

Mortal Kombat e Injustice: veja os melhores jogos de luta da nova geração

Espetáculo de animação

No estilo visual, BlazBlue se mantém irretocável em Chrono Phantasma Extend. O game exibe o mesmo nível de maestria que a Arc System Works apresenta em outros jogos. Para quem não conhece, a produtora é famosa por manter-se fiel às origens dos títulos de luta 2D, apostando em animações de sprites para dar vida aos personagens e golpes.

Um dos jogos de luta mais populares em campeonatos chega ao Playstation 4 e Xbox One (Foto: Divulgação / Arc System Works)Um dos jogos de luta mais populares em campeonatos chega ao Playstation 4 e Xbox One (Foto: Divulgação / Arc System Works)

Diferente do que muitos imaginam, desenvolver um jogo de luta com sprites do nível de BlazBlue, acrescenta mais trabalho para a equipe de arte do que em games de luta 2D com gráficos tridimensionais.

Bastante colorido, com sprites em altíssima resolução e rodando a 60fps por segundo, BlazBlue: Chrono Phantasma Extend é um dos jogos de luta 2D mais bonitos que existe. O elenco de personagens de Chrono Phantasma Extend é grande, mas não foi muito estendido nesta versão. São apenas dois novos personagens: Celica A. Mercury e Lambda -No.11-.

Novo BlazBlue continua um colírio para os olhos (Foto: Novo BlazBlue continua um "colírio" para os olhos (Foto: Divulgação / Arc System Works)


Jogabilidade transitando entre inovação e tradição

Toda a beleza e elegância de BlazBlue: Chrono Phantasma Extend esconde um sistema hermético e altamente complexo de combos. A curva de aprendizado do jogo não é das mais fáceis, e dominar cada aspecto de um personagem exige bastante do jogador.

Para tentar deixar as coisas mais fáceis para os novatos, a Arc System Works criou o “Stylish Type”, um esquema de botões que simplifica os golpes. Em contrapartida, outras coisas ainda são difíceis para jogadores iniciantes. Bloquear, por exemplo, é um ato simples em outros jogos de luta. Mas em BlazBlue, é mais complexo, graças a barra de “Barrier”.

Apesar da opção de comandos simplicados, BlazBlue continua indicado apenas para os fanáticos por fighting games (Foto: Divulgação / Arc System Works)Apesar da opção de comandos simplicados, BlazBlue continua indicado apenas para os fanáticos por fighting games (Foto: Divulgação / Arc System Works)

Para quem tem interesse em se aprofundar nas dinâmicas do jogo, existem três modos para praticar em Chrono Phantasma Extend. O mais didático deles é o “Tutorial Mode”, que irá ensinar o uso de cada botão e barra de energia.

Depois dele, o jogador pode ir para o “Training Mode”, aprender a usar os combos e táticas mais avançadas. Quem já é calejado em “combar”, a dica é o “Challenge Mode”, com uma série de desafios para o jogador testar suas habilidades e aprender técnicas dignas dos campeonatos.

Modo história longo e com narrativa complexa é um dos diferenciais de série BlazBlue (Foto: Divulgação / Arc System Works)Modo história longo e com narrativa complexa é um dos diferenciais de série BlazBlue (Foto: Divulgação / Arc System Works)

Falando de modos de jogo, Chrono Phantasma Extend possui uma longa lista para interação com um jogador. Para dois jogadores há apenas o “Vs Mode” e “Network Mode”. Felizmente, a produtora habilitou a conectividade entre as plataformas, tornando possível que um jogador do PlayStation 3, desafio outro que possua o game, mas esteja jogando no PlayStation 4.

Indispensável para os amantes de jogos de luta

Embora seja repetitivo em sua essência, BlazBlue: Chrono Phantasma Extend não pode faltar na coleção dos amantes de games de luta. O modo história de Chrono Phantasma Extend surpreende quem está acostumado com as lacunas de séries como Street Fighter. São horas de diálogos e um enredo intrincado divido em, acredite, três arcos principais. Além disso, há várias histórias secundárias, adicionadas neste lançamento.


Conclusão

Sem dúvidas, BlazBlue é uma franquia que preenche o vazio deixado por séries de jogos de luta que entraram em declínio. Em Chrono Phantasma Extend, os jogadores podem conferir o que há de melhor em termos de controles precisos, cabelos radicais e golpes espalhafatosos. Apesar dos personagens exagerados, o game figura como um dos títulos mais importantes no cenário competitivo dos jogos de luta.

Quais são os melhores jogos de PS4 até agora? Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
8.5
Gráficos
8
Jogabilidade
8
Diversão
9
Som
9

Prós

  • Visual excelente no estilo Anime/Mangá
  • Modo História bastante imersivo
  • Bem balanceado

Contras

  • Poucas mudanças
  • Controles pouco acessíveis
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares