Jogos de RPG

NOTA tt
10

Review Borderlands 2

Borderlands 2 é um game que conta com um design ambicioso, mesclando elementos de ação e RPG, centenas de armas diferentes, a possibilidade de dirigir veículos e uma ambientação pós-apocalíptica com personagens pirados.

Marcelo Costa
por
em

Borderlands 2 é um game que conta com um design ambicioso, mesclando elementos de ação e RPG, centenas de armas diferentes, a possibilidade de dirigir veículos e uma ambientação pós-apocalíptica com personagens pirados. O jogo chega com a premissa de ser ainda maior e melhor que seu antecessor - mas está longe de ser um jogo perfeito.  Confira:

Bem vindo ao mundo de Pandora

borderprimeiroBorderlands 2 (Foto: Divulgação)

A história começa anos após os eventos finais do primeiro Borderlands. Na ocasião, a planície de Pandora passa a produzir Eridium, um mineral extremamente valioso, que quando coletado, permite aos jogadores melhorar características dos seus personagens.

O jogador pode escolher entre cinco classes distintas, como Siren, Assassin, Gunzerker, Commando e Mechromancer (por DLC), sendo que cada uma têm habilidades únicas de combate. A Siren, por exemplo, pode paralisar inimigos no ar por alguns segundos com a habilidade Phaselock, e o Commando pode usar uma torre de tiro com Sabre Turret.

Se por um lado temos os mocinhos, por outro temos Handsome Jack, o vilão do jogo. No comando da Hyperion Corporation, corporação que dita as regras em Pandora, ele caça mercenários que buscam Eridium, e constantemente se comunica conosco através do rádio - comentando cada conquista nossa com frases irônicas e de humor ácido.

Borderlands 2 (Foto: Divulgação) (Foto: Borderlands 2 (Foto: Divulgação))Borderlands 2 (Foto: Divulgação)

Diferenças notáveis

Ao começar a exploração, é possível ver o cuidado que a Gearbox Software teve com os detalhes do jogo. A ambientação de Pandora é excelente. Da luz dos céus dos cenários, à mudança do dia para a noite, o visual é muito bem colorido e contrastado. As missões também se mostram muito originais e os personagens possuem ótimas atuações.

Os coadjuvantes são um dos pontos mais altos do jogo e contam com uma uma roteirização na história, tendo falas próprias e apresentações curtas - algo que não acontecia no primeiro jogo. Esse quesito torna nossa interação com eles muito mais enriquecedora.

Outras mudanças também agrada os jogadores da primeira versão, como o minimapa mais conciso e as animações de inimigos baleados, ou desmembrados. É muito fácil impossibilitá-los de se locomover atirando nas pernas ou de fazê-los perderem suas armas de fogo ao atirar nos braços.

Borderlands 2 (Foto: Divulgação) (Foto: Borderlands 2 (Foto: Divulgação))Borderlands 2 (Foto: Divulgação)

Mais ação e estratégia

Um dos pontos mais interessantes de Borderlands 2 continua sendo a estratégia ao enfrentar os inimigos. Por exemplo, se o combate é contra criaturas de carne e osso, é bom utilizar uma arma com dano elemental de fogo, para que eles queimem - literalmente. Se a luta é contra robôs armados e fortificados, basta utilizar armas com dano elemental de choque, que causa um belo estrago nos circuitos deles.

Há uma infinidade de armamentos que utilizam as mais variadas munições, e a combinação deles virá somente com o tempo de jogatina. Em outras palavras, será preciso gastar horas e mais horas para enfim conseguir um arsenal que o torne forte  suficiente para encarar todos os desafios. Para os mais impacientes, isso acaba se tornando um ponto fraco do game.

Borderlands2f (Foto: Borderlands2f)Borderlands 2 (Foto: Divulgação)

Maior não quer dizer melhor

Na atual geração de consoles, criou-se uma espécie de regra em praticamente todos os jogos: apresnetar tutoriais. Mesmo naquele game de jogabilidade simples e manjada, há sempre um passo a passo com a função de ajudar o jogador. E Borderlands 2 peca por não contar com qualquer tipo de ajuda, sendo assim, é preciso aprender sozinho a movimentar-se, evoluir, e até mesmo criar uma estratégia de combate.

Os bugs, que já ocorriam na primeira versão, permanecem. São armas e itens que simplesmente desaparecem do cenário, mapas com um design confuso, e diversos locais que podem deixar seu veículo preso, simplesmente por tentar atravessar o terreno. Borderlands 2 é um jogo extremamente ambicioso, que tenta abraçar o gigantesco mundo de Pandora que criou, e tem como maior falha sua execução.

Borderlands2d (Foto: Borderlands2d)Borderlands 2 (Foto: Divulgação)

Conclusão

Borderlands 2 é um dos grandes lançamentos deste ano. O título combina jogabilidade online com a ação de um jogo de tiro em primeira pessoa e elementos de RPG. Com isso, o título torna-se o uma espécie de MMO dos jogos de tiro. Dinâmico, estimulante e divertido, o game é considerado um dos melhores de 2012.

Nota TechTudo

NOTA tt
10
Gráficos
9
Jogabilidade
9
Diversão
10
Som
10

Prós

  • - Muitas horas de jogo
  • - Estimulante e desafiador
  • - Sistema de habilidades
  • - Narrativa melhor desenvolvida

Contras

  • - Poucas melhoras gráficas
  • - Itens compartilhado
  • - Imprecisão com os veículos
  • - Falta de tutoriais
  • - Muitos bugs
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alan Salomão
    2012-12-12T09:53:26

    Borderlands é mítico, eu acho o jogo excelente, e olha que eu detesto jogos de FPS, salvo este, Deus Ex e Portal. O review está incoerente, praticamente deram nota alta só por causa do VGA, eu duvido que a Techtudo e os caras que estão criticando abaixo tenham jogado, estes últimos só estão criticando porque a Techtudo foi ignorante neste review.

  • Felipe Lima
    2012-12-11T09:56:32

    Esse jogo é ruim! Tá louco!

  • Eder Lima
    2012-12-11T09:14:19

    Po Tech Tudo! Cadê a coerência? Como que no segundo parágrafo vocês falam que a 'gearbox teve o máximo de cuidado com cada detalhe do jogo', relatando sobre a excelente ambientação em pandora e em seguida vocês falam que 'maior não é melhor' e que velhos bugs e problemas com design de cenário confuso continuam? Ou vocês tem jornalistas que não sabem nada de games ou gamers que não sabem escrever. Melhora essa redação aí. Borderlands não tem nada de polêmico e a violência é corriqueira nos games.

  • Alisson Avancini
    2012-12-10T23:37:20

    No último sábado, teve o VGA(video game awards (como o Oscar dos video-games) que foi apresentado por Samuel L. Jackson e tudo mais, nos EUA. Assisti ao vivo e esse Borderlands 2 venceu como melhor shooter.

  • Eric Oliveira
    2012-12-10T22:55:11

    não acredito que esses caras são remunerados para falar tanta besteira.. the walking dead que tem o gráfico mil vezes melhor, o jogo tem muito mais história ganhou 8.. esse jogo ridículo ganha 10??? ahhh pelo amor de Deus.. tanta incompetência é essa....

  • Sergio Santos
    2012-12-10T18:43:04

    ATENÇAO o jogo do ano seus DISINFORMADOS .(farcry 3) simples assim

  • Franco
    2012-12-10T18:04:59

    Ta na hora de atualizar essa noticia, já saiu o jogo do ano (The Walking Dead), e Borderlands não venceu!

  • Guilherme Nunes
    2012-12-10T17:46:54

    O primeiro era melhor! :-) Apesar dos gráficos mais bonitos, "podaram" muita coisas do primeiro e enfraqueceram os personagens. A arvore de habilidades está desequilibrada também. Joguei com o Zero e ele não é nem a sombra do Mordecai! A aba de sniper é mal pensada. Mas mesmo com problemas de sistema, é um jogo sensacional.

  • Alice Bessa
    2012-12-10T16:15:47

    Esse jogo é maravilhoso. Tem um visual de encher os olhos e ação suficiente para "encher os dedos". Jogar sozinha, na campanha normal foi muuuuuito difícil. Mas desafiador e com vontade de quero mais. O jogo tem muita ação, muita mesmo. É para quem gosta de jogar mesmo e não ficar sendo interrompido a cada passo que você dá, como o AC3 (parece + um filme interativo do que o jogo. eu não gosto.) O ponto negativo q eu acrescento é o fato das armas não acompanharem a dificuldade do jogo. Você tem q matar um super chefão(Master Gee na DLC, ex.), mas sua arma não mata nem formiga. Merece 10 :D

  • Rodolfo Olivastro
    2012-12-10T13:36:12

    jogo ridículo.

  • Diego Nunes
    2012-12-10T13:35:18

    Discordo quanto à analise sobre os tutoriais, até porque quem jogou o primeiro sabe como funciona o segundo. Não me entra na cabeça que alguem vá jogar este jogo sem ter jogado o primeiro. Não muda, inclusive pode até jogar com o personagem escolhido no primeiro jogo, desde que tenha os ave no computador. O primeiro tabem tinha bugs que foram corrigidos, principalmente pra quem tem steam, o que não atrapalha a proposta do jogo.

  • Luiz Bravo
    2012-12-10T13:05:20

    Os caras aqui são fracos mesmo não entendem nada ou vem qualquer notícia copia e cola. Vai em site gringo pra ver se tem essas besteiras. Melhor a ponto com me contratar faço muito melhor que isso.

  • Elias Hermenegildo
    2012-12-10T12:47:06

    nota. 8,5 -- 9 no maximo.

  • Daniel Silva
    2012-12-10T15:05:04  

    Achei esse jogo horrível, não sei como ganhou do Black Ops 2 em melhor jogo de tiro ¬¬

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2012-12-10T15:05:04  

      pq vc éh fan boy!!

  • Fillip Candido
    2012-12-10T10:25:02  

    Como um jogo que teve esse tanto de contra, como bugs, pouca melhora grafica 9 em jogabilidade da nota 10???

    recentes

    populares

    • Fillip Candido
      2012-12-10T10:25:02  

      9+9+10+10/4= 9.5. Arredondaram para 10.

    recentes

    populares

    • Fillip Candido
      2012-12-10T10:25:02  

      Pouca melhora gráfica não significa que é ruim. O primeiro já era excepcional ao estilo que apresentava. não havia muito o que mudar mesmo, senão perdia a sua característica.

  • Laerte Renck
    2012-12-10T18:14:23  

    Nãso vejo problemas em não ter um tutorial, tem vezês que o tutorial é muito chato.

    recentes

    populares

    • Laerte Renck
      2012-12-10T18:14:23  

      Laerte, concordo contigo. Não joguei o primeiro jogo da série, era tudo novidade pra mim e o ser novidade tornou ainda mais interessante o jogo.

  • Vinicius Andrade
    2012-12-10T19:50:43  

    Alguém tem que avisar ao autor da review que essa parada de "jogo do ano" já foi, e quem ganhou foi o walking dead. Além disso, alguém deveria ensinar p/ ele que 9 + 9 + 10 + 10 / 4, não dá 10.

    recentes

    populares

    • Vinicius Andrade
      2012-12-10T19:50:43  

      Cara, as duas notas 9 são irrisórias, pois o jogo como um todo é nota dez, nada no mundo é perfeito.

  • Matheus Guerra
    2012-12-10T18:56:17  

    O próprio Randy Pitchford disse que os itens shareados por um time era idéia da Gearbox, ao contrário de Diablo III, a produtora fez questão que os jogadores dividissem o loot entre eles. Sem comentar que eu tenho mais de 100 horas de Borderlands 2 e nunca vi um bug. Falta de melhoria de gráficos ? Call of Duty tem 5 jogos com o mesmo engine gráfico e vejo pouca gente falando disso. Falta de tutoriais ? Quanta gente mimada.

    recentes

    populares

    • Matheus Guerra
      2012-12-10T18:56:17  

      Falou tudo.

  • Lucasz Calker
    2012-12-10T21:01:37  

    RPG? então é lixo.

    recentes

    populares

    • Lucasz Calker
      2012-12-10T21:01:37  

      Lucasz, eu tembém não gosto de RPG no estilo FF por exemplo, batalhas por turnos ou com algum tipo de regra como no FF12 eu realmente não gosto, mas alguns elementos do RPG são muitos bons, como evoluir personagem, armas, e esse jogo é de tiro com elementos de RPG.

  • Huascar Torrico
    2012-12-11T09:46:32  

    Só eu acho esse jogo ruim e chato?

    recentes

    populares

    • Huascar Torrico
      2012-12-11T09:46:32  

      Eu tambem acho ruim, chato, fraco em jogabilidade, confuso em história e menus... Mas se alguém gosta, boa diversão!

    recentes

    populares

    • Huascar Torrico
      2012-12-11T09:46:32  

      tbm acho tosco esser jogo :D não é só vc ....

  • Fernando Junior
    2012-12-10T21:07:47  

    Walking Dead foi eleito o jogo do ano por UMA votação, existem várias votações especializadas que elegem seus jogos do ano, o Walking Dead foi eleito pela Spike TV no qual a votação é conduzida pelo público e Walking Dead conta com mtos fanboys devido ao sucesso da HQ/seriado. Por exemplo: O site especializado Gamespot ainda vai dizer quais são os jogos do ano Então Borderlands 2 pode ser eleito ainda Game do Ano, mais que correto

    recentes

    populares

    • Fernando Junior
      2012-12-10T21:07:47  

      Davy Aryel vou ser franco, the walking dead é um jogo muito bom, mas não merecia o jogo do ano, pois estava concorrendo com AC3, Dishonored e Journey, que, na minha opinião são muito melhores que qualquer jogo da telltale

    recentes

    populares

    • Fernando Junior
      2012-12-10T21:07:47  

      Siteque fala sobre a vitória muitíssimo justa de The Walking Dead, que não tem muito a ver com a sua teoria de "fanboys" que, na minha opinião, só quer desmerecer o impacto que o título teve esse ano). Quanto ao título de game do ano, vc está correto que existem várias publicações (e muito mais do que apenas o Gamespot, por sinal). Alguns até já deram resultado. Sites menores, menos conhecidos, mas que também tem suas votações. Por exemplo, The Walkind Dead foi eleito como jogo do ano pelo Cheat Code Central e JustPushStart, enquanto o Borderlands 2 já ganhou um Goty pelo X-Play.