Jogos de ação

NOTA tt
7.8

Review Broforce

BroForce dá ao jogador possibilidade de assumir o controle de Conan, Robocop, Rambo e até MacGyver em um jogo que traz muitíssima diversão e saudosismo. Confira o review completo!

Paulo Vasconcellos
por
em

BroForce, jogo criado pela Free Lives para Windows e Mac é um divertido jogo de ação em plataforma. O jogo tem como característica marcante a possibilidade de permitir a você controlar os maiores brucutus do cinema como: John McClane, Arnold Schwarzenegger e até Chuck Norris. Confira a análise completa deste jogo que poderá lhe render algumas horas de diversão:

Produtores de jogos independentes fazem balanço sobre o ano de 2013

Broforce (Foto: Divulgação)Broforce (Foto: Divulgação)


História e Modos de Jogo

A história de BroForce é tão simples quanto a de qualquer filme dos anos 80 e 90: uma força terrorista está se formando e atrapalhando o seu caminho, fazendo com que você precise destruí-la com todo seu poder de fogo.

Além do modo campanha – que pode ser jogado sozinho ou em Multiplayer -, o jogo conta com um Modo Online, onde é possível jogar com qualquer pessoa do mundo. Para aumentar a diversão, há os modos Race Run, Deathmatch e Explosion Run, onde neste último o objetivo é chegar até o final do objetivo vivo, enquanto uma avassaladora explosão destrói o cenário. Embora o jogo seja divertido mesmo Offline, a graça maior está em chamar os amigos para destruir vilões juntos.

Gráficos nostálgicos

BroForce aposta nos gráficos 2D em 16 bits. Já foi visto que a utilização de gráficos desta categoria fazem sucesso entre os jogadores, como é o caso de jogos como Terraria e Metal Slug. Contudo, as disposição de cores, luzes e partículas são de encher os olhos, fazendo com que o jogador tenha gosto em ver destruição de cenário, tiros e muita explosão.

Os gráficos de Broforce são bonitos e divertidos de se ver (Foto: Divulgação/Steam)Os gráficos de Broforce são bonitos e divertidos de se ver (Foto: Divulgação/Steam)

Os personagens estão muito bem desenhados e se tornam maravilhosas referências aos filmes que muitas pessoas acompanharam. Mesmo que esteja em 2D, o jogador ficará alegre em ver traços que lembrarão muito os brucutus em suas cenas clássicas, como John McClane descalço enquanto porta duas submetralhadoras, Neo parando projeteis em pleno ar ou então o rosto robótico destruído do Exterminador do Futuro.

A parte negativa do jogo se dá pela falta de variedade de cenários. Em nossa análise, foram vistos apenas cenários de Selva, Cidade e Alienígenas, onde a única coisa que mudava era o horário do dia (Dia, Tarde ou Noite). Até mesmo no Level Editor – ferramenta que lhe permite criar suas próprias fases – não há grande variedade de cenários e objetos a serem criados.

Falta de Física e os ‘Bros’

A jogabilidade de BroForce é simples. Você utiliza as teclas direcionais para andar e três teclas de ação para interagir: Atirar, Especial e Corpo a Corpo. Talvez a falta de física para alguns personagens seja uma preocupação para os jogadores, onde temos como exemplo o Conan, em que sua velocidade de movimento, altura de salto e até mesmo força deveriam ser diferentes de personagens como Neo ou Man in Black por serem mais leves.

Contudo, essa deficiência é suprida pela inclusão de algumas ações extras nos Bros – nome dado aos personagens jogáveis de BroForce -, como o recuo da arma de Exterminador do Futuro, que o lança para trás, o chicote de Indiana Jones que lhe permite laçar plataformas e escalá-la, ou a capacidade de voo de Neo.

Controle Rambo, Conan e até Chuck Norris em Broforce (Foto: Divulgação/Steam)Controle Rambo, Conan e até Chuck Norris em Broforce (Foto: Divulgação/Steam)


Músicas, bombas e explosões

BroForce conta com apenas três músicas de fundo para toda a campanha, o que faz com que o jogo possa parecer repetitivo em muitas partes, não possuindo nem mesmo diferença entre as músicas para mapas que se passam na selva ou cidade.

Por se tratar de um jogo que faz referências a cultura pop dos anos 80 e 90, faltou nesta obra referências às falas e diálogos dos famosos valentões, como o famoso “Hasta la vista, Baby” do Exterminador, ou então a celebre frase “Vivo ou Morto, você vem comigo” do policial Robocop.

As músicas do game marcam tanto quanto seus personagens, e mesmo que seja compreensível a não inclusão delas na obra – pagar direitos autorais para incluir estes trechos de músicas e falas se tornaria demasiadamente caro para um estúdio Indie -, a falta delas pode ser percebida por jogadores mais saudosistas.

O som de explosões e tiros de Broforce são muito bem produzidos (Foto: Divulgação/Steam)O som de explosões e tiros de Broforce são muito bem produzidos (Foto: Divulgação/Steam)

Não obstante, a sonoplastia do jogo está excelente. Os efeitos sonoros para os tiros, explosões e veículos foram tratados com esmero, proporcionando uma experiência magnífica ao gamer, que jogará uma obra com gráficos 2D, mas com a qualidade sonora digna de blockbusters atuais.

Diversão garantida

Como já dissemos anteriormente, BroForce é um jogo que garante diversão mesmo no modo Campanha Singleplayer, contudo, a sua graça está na modalidade Multiplayer, onde não é necessário estar conectado a Internet para dois jogadores participarem ao mesmo tempo. Os mapas possuem suporte para até quatro jogadores, mas somente dois podem dividir o mesmo teclado e computador.

Chame os amigos para se divertir em Broforce (Foto: Divulgação/Steam)Chame os amigos para se divertir em Broforce (Foto: Divulgação/Steam)

Os Modos de Jogo são também muito divertidos. No Deathmatch, por exemplo, dois a quatro jogadores entram em um mapa e devem tentar destruir o outro com todo o seu poder de fogo. Já em Explosion Run, os jogadores precisam ir do Ponto A ao B derrotando inimigos e pulando em plataformas enquanto todo o cenário é destruindo em incessantes explosões.

O jogo não conta com suporte a Lan, e isso pode entristecer alguns jogadores. Quanto ao seu Level Editor, ele é muito fácil de manipular e lhe trará diversão ao montar seus próprios cenários e compartilhá-los na comunidade. E não vamos esquecer de mencionar a velocidade de carregamento das telas, uma vez que tudo no jogo pode ser pulado, como Introduções das empresas produtoras, cutscenes e até contagem regressiva para início da partida.

Conclusão

BroForce é sem sombra de dúvidas um prato feito para os amantes do gênero de ação em plataforma. Suas referências a filmes e obras que muitos cresceram acompanhando, somados aos belíssimos gráficos trará nostalgia e saudosismo, enquanto lhe proporciona uma diversão com outras pessoas ao mesmo tempo. Custando menos de R$ 30 na Steam hoje, BroForce é sem sombra de dúvidas uma aquisição com um ótimo custo-benefício.


E você, já jogou Broforce?
Comente no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
7.8
Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
10
Som
6

Prós

  • - Divertidíssimo
  • - Baixo custo
  • - Referências a cultura pop dos anos 80 e 90
  • - Suporte Multiplayer

Contras

  • - Maior variedades de cenários
  • - Falta de referências em músicas e diálogos
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares