Jogos de ação

NOTA tt
9.0

Review Call of Duty: Ghosts

Em vez de zumbis, o modo de sobrevivência agora traz invasão alienígena para a famosa franquia de jogos FPS.

Felipe Vinha
por
em

Call of Duty: Ghosts é o novo título de uma das mais aclamadas franquias da atual geração de videogames. O jogo traz novidades no modo multiplayer, além da presença de Riley, um cão que é mais do que um simples coadjuvante. Confira:

Call of Duty: Ghosts (Foto: Divulgação) (Foto: Call of Duty: Ghosts (Foto: Divulgação))Call of Duty: Ghosts (Foto: Divulgação)

Enredo manjado de uma campanha linear

Diferente de outros jogos da Infinity Ward, Call of Duty: Ghosts traz novos personagens e um enredo completamente novo. A história gira em torno do esquadrão Ghosts, uma espécie de grupo especializado.

Como protagonistas do game, Logan e Hesh são irmão que acabam se juntando no esquadrão e devem cumprir as mais arriscadas missões. Nada mais clichê. Entretanto, algumas coisas se desenrolam de uma maneira bem artificial, como a forma com que os irmãos ingressam no esquadrão, ou algumas reviravoltas nada impressionantes ou imprevisíveis.

Outro problema comum é a forma com que a história se desenrola. Além de muitas idas e vindas em determinados períodos da história, com o jogo rolando, os jogadores encontram muita linearidade. Isso porque não há muita exploração dos cenários. Quase sempre você é obrigado a seguir seus companheiros e cumprir as ordens impostas por eles.

Call of Duty: Ghosts chega nessa terça (5) às lojas (Foto: Divulgação) (Foto: Call of Duty: Ghosts chega nessa terça (5) às lojas (Foto: Divulgação))Call of Duty: Ghosts (Foto: Divulgação)

Modo Multiplayer cada vez mais interessante

Independente da história ou enredo do modo Campanha, a franquia Call of Duty cada vez mais se firma com mais atrativa pelo seus modos online. Isso fica ainda mais contatado diante de todas as novidades apresentadas no novo capítulo da série: Ghosts.

A primeira delas é o modo Execução. Vale ressaltar que os modos Zumbis de títulos com Black Ops e Black Ops 2 são desenvolvidos por outra empresa, Treyarch, sendo assim, coube a Infinity Ward aproveitar a ideia sem necessariamente criar algo tão diferente. O resultado é um modo onde é preciso sobreviver aos ataques de alienígenas que surgem de todas as direções.

Outra novidade que agrada bastante é a forma com que você pode personalizar seus soldados no modo multiplayer. É possível escolher desde acessório e vestimenta, até habilidades e equipamentos que serão utilizados. Todos são armazenados de uma forma que você pode optar por escolher um determinado combatente para diversos tipos de situação.

Para completar, vale ficar de olho nas atualizações frequentes que sempre ocorrem em todos os títulos da franquia. A melhor forma ainda é adquirir o Season Pass, já que grande parte desses DLCs são pagos.

Call of Duty: Ghosts coloca 4 jogadores para enfrentar uma ameaça alienígena (Foto: gamespot.com) (Foto: Call of Duty: Ghosts coloca 4 jogadores para enfrentar uma ameaça alienígena (Foto: gamespot.com))Call of Duty: Ghosts conta com a opção de criar soldados do sexo feminino (Foto: Divulgação)

Jogabilidade ainda é referência

A mecânica de Call of Duty: Ghost se mantém inalterada. O game continua sendo um dos mais aprimorados no quesito jogabilidade, o que faz com que ele se mantenha no topo ao lado de seu rival direto Battlefield, como os principais desta atual geração. Boa parte desses méritos são em relação ao eficiente sistema de mira, que permite disparar contra os adversários com muita precisão e agilidade.

A variação de armas também tem o seu papel fundamental. São poucos os jogos que conseguem variar tanto no armamento, dando características tão diferenciadas a cada tipo de pistola, fuzil, escopeta, etc. Dessa forma, cabe ao jogador se acostumar com aquela que será sua companheira seja durante o modo campanha ou no modo multiplayer.

Call of Duty: Ghosts (Foto: Divulgação) (Foto: Call of Duty: Ghosts (Foto: Divulgação))Call of Duty: Ghosts (Foto: Divulgação)

A movimentação também é algo inspirador. Por mais que Call of Duty não utilize um sistema de proteção – cada vez mais comum em shooters – o jogo traz agilidade aos personagens, permitindo proteger-se manualmente atrás de paredes, rochas ou qualquer outro tipo de abrigo. Essa velocidade de movimentar-se também é fundamental no modo multiplayer, principalmente na hora de elaborar uma estratégia para o combate.

A grande novidade fica por conta de Riley, o famoso cão que tanto foi citados em propagandas e documentários antes do lançamento de Ghosts. Entretanto, com o game rolando, o Pastor Alemão é apenas um mero coadjuvante que não agrega tanto ao jogo, sendo apenas muito mais um momento divertido do que algo incrivelmente inovador.

Riley, o cachorro de Call of Duty: Ghosts (Foto: Reprodução)Riley, o cachorro de Call of Duty: Ghosts (Foto: Reprodução)

O visual que encanta em todas as gerações

Os gráficos sempre foram o grande ponto alto da fraquia. Rodando sempre a 60 frames por segundo em todos os consoles – independente da geração – o game esbanja qualidade ao mesclar tantos elementos visuais na tela, com direito a efeitos de explosões e muita destruição, sem sofrer travamentos ou quedas de quadros.

Todos os cenários, por mais limitados que eles possam ser em relação a exploração, são sempre atraentes e, muitas vezes, surpreendentes. Isso porque a qualquer momento algo pode acontecer diante dos seus olhos, seja uma simples explosão, até um verdadeiro alagamento da cidade, com direito a construções inteiras sendo levadas pela enxurrada.

Call of Duty: Ghosts trará batalha no espaço. (Foto: Reprodução) (Foto: Call of Duty: Ghosts trará batalha no espaço. (Foto: Reprodução))Call of Duty: Ghosts conta até mesmo com batalha no espaço. (Foto: Reprodução)

Os personagens, sejam coadjuvantes ou protagonistas, também tem a sua parcela na hora de impressionar o jogador. Por mais que a história seja batida e nada atraente, eles conseguem passar a emoção de decisões difíceis, que muitas vezes envolvem sacrificar algo – ou alguém – em prol do sucesso da missão. Nada muito diferente do que é visto em diversos filmes e jogos que o tema principal seja uma guerra.

Já a dublagem e as legendas continuam mantendo o mesmo nível de Call of Duty Black Ops 2. Enquanto algumas falas empolgam e convencem, outras são bem artificiais e parecem pouco sincronizadas com os sentimentos e expressões apresentadas na tela. Porém, é importante ressaltar o esforço da Activision, que ao lado de empresas como Ubisoft e EA, investem cada vez mais na localização dos jogos.

Conclusão

Call of Duty: Ghosts mantém a franquia como referência nos jogos FPS. Com a velha jogabilidade eficaz e gráficos de tirar o fôlego, o game ainda agrega muitas noviadades ao modo multiplayer, que cada vez mais se mostra como o grande atrativo do game. Boa parte disso, deve-se ao enredo um tanto ultrapassado para quem já conhece a franquia e a linearidade excessiva que não traz qualquer liberdade ao jogador no modo campanha.

O que você achou da dublagem de Call of Duty: Ghosts? Opine no Fórum do TechTudo.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
9

Prós

  • - Gráficos incríveis
  • - Jogabilidade aprimorada
  • - Multiplayer viciante

Contras

  • - Poucas inovações
  • - Campanha muito linear
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raposão Campeão
    2018-11-14T01:22:12

    caçador

  • Raposão Campeão
    2018-11-14T01:09:54

    Call of Duty : Ghosts é o melhor jogo de todos-----------battlefield 4 és uma bosta

  • Raposão Campeão
    2018-11-14T01:34:43

    Cruzeirão Campeão Da Tríplice Coroa / Cruzeirão Hexa-Campeão / CruzeirãoTetra-Campeão / Cruzeirão multi-Campeão

  • Alfeu
    2013-11-26T16:21:38  

    so complementando meu comentario a nota que eu daria seria 5,0 graficos, 7 jogabilidade, 4,5 som pois esta horrivel, diversao 6 estaria no nivel essas notas.

    recentes

    populares

    • Alfeu
      2013-11-26T16:21:38  

      seucúalfeu

  • Gabriel Teixeira
    2013-11-26T18:34:21

    O jogo ficou muito bom, oque estragou é pelo fato de os mapas serem enormes para apenas 12 pessoas jogarem. A maioria das partidas são lotadas de campers, se você é do tipo que não gosta de ficar parado(que é o mais certo), não recomendo de forma alguma, vce vai passar muita raiva. Oque estragou o jogo foi isso, e oque estraga ainda mais são os jogadores que só qrem ficar parados.

  • Riquelds Bagne
    2013-11-26T14:18:12

    Campanha linear kkkkkkkkkkkkkkkkkk parabéns

  • Gr Sli
    2013-11-26T15:01:28

    Nem meus amigos que são fãs de COD gostaram desse Ghosts, apesar que eles tem entre 20 e 30 anos, mas crianças que eu conheço que jogam isso aí, adoraram o game.

  • Franco Criez
    2013-11-26T18:45:42

    O jogo é bom, todos os jogos de call of duty foram... mais os jogadores estragam o jogo, crianças com headset e pessoas que acham super divertido entrar na partida, ir para um headglich e passar a partida toda ali....

  • Wilson
    2016-04-11T10:50:55  

    Riley matou mais que as armas kkkkk

    recentes

    populares

    • Wilson
      2016-04-11T10:50:55  

      zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  • Otavio Pimenta
    2013-11-26T16:21:51  

    Acho que o maior problema é o fato de matar e morrer muito rápido e os respaws revenges que estão muito fortes. Tirando o cachorro do capeta os streaks não estão apelões. Um ponto forte é que a conexão ta longe do ideal mas 10x melhor que a do BO2. Vamos aguardar

    recentes

    populares

    • Otavio Pimenta
      2013-11-26T16:21:51  

      seu cúotavio pimenta teuseucúzãodebosta

  • Wesley Santaanna
    2013-12-29T00:39:13  

    Namoral cara , Tachtudo fan boy de COD auehauehauehuaeh

    recentes

    populares

    • Wesley Santaanna
      2013-12-29T00:39:13  

      so falou a vdd, call of duty e melhor que bf mesmo kkkkk

    recentes

    populares

    • Wesley Santaanna
      2013-12-29T00:39:13  

      battlefield 4 é uma bosta

  • Raposão Campeão
    2018-11-14T01:06:17

    Call of Duty : Ghots é o melhor jogo de todos-----------battlefield é uma bosta

  • Gabriel Melo
    2013-11-26T14:36:41  

    Multiplayer do Black Ops I e II é muito melhor , e esse cachorro ai? ele te encosta e vc ja era, muita apelação foi um lixo !

    recentes

    populares

    • Gabriel Melo
      2013-11-26T14:36:41  

      seucúgabriel melo seu bosta

  • Luan Vieira
    2015-10-30T21:23:21  

    essa techtudo mds, gráficos bf4:6 gráficos cod ghosts: 10 ainda tem a coragem de falar que os gráficos são incrivéis

    recentes

    populares

    • Luan Vieira
      2015-10-30T21:23:21  

      kkkkkkk ne , pra mim call of duty e o melhor fps ja feito

  • Diego Rodrigues
    2013-11-26T18:40:02  

    Esse COD copio um pouco BF Pulo facada e os cachorros as vezes tem mais vida e os plays que isso ?

    recentes

    populares

    • Diego Rodrigues
      2013-11-26T18:40:02  

      Kkkkkk é verdade!

    recentes

    populares

    • Diego Rodrigues
      2013-11-26T18:40:02  

      Os "cachorros" que são dragoes, matam com uma mordida apenas :/

  • Jeronimo Silva
    2014-04-08T13:22:38

    modo campanha é até bonzinho, mas o modo online é lixo, grafico fraco, jogabilidade ruim, mapas mal feitos, por enquanto continuo no meu BO2,

  • André Henrique
    2014-01-15T22:32:41

    História: 6 Gráfico para um jogo de PS3 e

  • Alfeu
    2013-11-26T16:19:40  

    Jogo horrivel que pra mim nao vale nem 90,00 reais pra mim foi o pior cod de todos e o pior jogo do ano, nao mudaram nada o grafico pra mim ta o mesmo do mw3 e acho o bo2 com grafico muito melhor e nada de engine nova que nem o infinity ward disse que teria.

    recentes

    populares

    • Alfeu
      2013-11-26T16:19:40  

      Eduardo Junior hummm... falo o rei do portugues

    recentes

    populares

    • Alfeu
      2013-11-26T16:19:40  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.... boa Eduardo Junior.... e a chuva está chegando

  • Ariel Oliveira
    2013-11-26T19:39:21  

    Jogo Lixo, tem graficos de PS2, história fraca e repetitiva, cenas reclicadas de jogos antigos da série, não trouxe nenhuma inovação, multiplayer reciclado como tudo no jogo !!!

    recentes

    populares

    • Ariel Oliveira
      2013-11-26T19:39:21  

      oloko man ps2 era melhor vacilo com ps2 humilha ele assim

  • Fernando Santos
    2013-11-27T12:13:58

    Cara o jogo pode não ter enredo e ser mto linear sem ter o poder de exploração ,mas falar que os gráficos são lixos ? tão cheirando cerveja ?

  • Douglas Silva
    2013-11-27T09:10:47  

    Joguei muitoooo o modern warfare 2, modern warfare 3, Call of Duty Black Ops e francamente o ghosts nem chega perto, ainda bem q não paguei R$200,00 para jogar essa porcaria, estou jogando o Call of Duty Black Ops 2 na minha modesta opinião bem mais divertido....

    recentes

    populares

    • Douglas Silva
      2013-11-27T09:10:47  

      Realmente achei bem inferior, mesmo não gostando da franquia Black Ops. A história não atrai muito e o multiplayer não empolga mais como antes.

  • Ariel Oliveira
    2013-11-26T19:36:08

    PAREI DE LER QUANDO VI "GRAFICOS INCRIVEIS" ESCRITO NOS PRÓS !!

  • Matheus
    2013-11-26T18:35:43

    se voce quer uma analise de verdade sobre games, de todos os estilos, procure o canal do Zangado no youtube, ele faz analises reais dos games, nao essas fo techtudo, onde nao falam a verdade, veja um video dele, garanto que nao vai se arrepender

  • Marcelo Silva
    2013-11-26T17:57:16

    nada ver com a série do MW jogo ficou ridículo eu tenho mas não jogo prefiro continuar no CALL OFF DUTY4, MW2 e MW3 não recomendo o GHOST

  • Rafael Sulivan
    2013-11-26T17:51:15

    Confesso que no início não gostei, pois os mapas fugiram dos padrões de mapas do COD e estão enormes. Muita gente reclamando de que os mapas favorecem aos campers, concordo em parte, pois todo lugar onde os campers ficam existem 3 ou 4 entradas, logo ele campera mas facilmente morre. Killstreaks não estão apelativos, conexão melhorou um pouco, armas estão boas, no geral está sendo agradável. É uma questão de costume, todo COD é assim no início diferente, dps vai melhorando. E outra o título do COD é Ghosts, multiplayer tá de acordo com o título. Só acho isso! rs