Jogos de ação

NOTA tt
9.0

Review Call of Duty: Modern Warfare 3

É chegado o momento onde o jogo da franquia mais aguardada desse ano é lançado. E quanto maior a popularidade, maiores são as críticas e opiniões contrárias a respeito de seu sucesso. Existe uma grande controvérsia a respeito do sucesso da franquia Call of Duty e por quanto tempo ele estará no topo das vendas de jogos da indústria.

Alexandre Silva
por
em

Nome: Call of Duty: Modern Warfare 3
Gênero: Ação
Distribuidora: Activision (distribuído no Brasil pela Neoplay)
Plataformas: PS3, Xbox 360, Wii e PC (versão do review) 

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

É chegado o momento onde o jogo da franquia mais aguardada desse ano é lançado. E quanto maior a popularidade, maiores são as críticas e opiniões contrárias a respeito de seu sucesso. Existe uma grande controvérsia a respeito do sucesso da franquia Call of Duty e por quanto tempo ele estará no topo das vendas de jogos da indústria. 

Mas agora não é o momento de dizer qual jogo de tiro é o melhor, ou questionar as políticas agressivas da Activision na indústria de jogos. Existem dois fatos um tanto quanto irrefutáveis: O primeiro deles é que Call of Duty realmente possui uma influência gigantesca na indústria, chegando ao ponto de direcionar uma geração inteira de consoles para um gênero específico. O outro fato é que nada nessa vida dura para sempre, e isso quer dizer que um dia o brilho de Call of Duty irá diminuir, até acabar. 

Faça agora o download da versão demo de Call of Duty: Modern Warfare 3 

Mas a boa notícia para os fãs é que esse brilho não acabará em Call of Duty: Modern Warfare 3, que consegue, no mínimo, manter um nível de qualidade igual ao seu antecessor, Modern Warfare 2

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

Em Call of Duty: Modern Warfare 3, o jogador acompanha os fatos que desencadearam a Terceira Guerra Mundial, entre os Estados Unidos e a Rússia, com alguns aliados europeus e africanos. O personagem principal da série é Capitão Price e sua unidade, que continua sendo perseguida, sendo seu objetivo principal: dar um fim ao responsável que iniciou essa guerra, Vladmir Makarov.  

Como é de costume da série, o jogador entra na pele de vários soldados e unidades diferentes, visualizando os conflitos de perspectivas diferentes no decorrer da campanha principal. 

Qual jogo você prefere? Battlefield 3 ou CoD:MW 3? Opine em nosso fórum.

As campanhas de Modern Warfare não costumam ser muito grandes, e em Modern Warfare 3 não é uma exceção. Seguindo a mesma linha de seu antecessor, a campanha é bem linear e cheia de momentos empolgantes, que tiram o fôlego do jogador. Estar a bordo de um helicóptero em meio aos tiros, atravessar uma cidade em ruínas e outros momentos de tensão estão presentes do início ao fim da história, o que transforma a experiência em algo inesquecível, apesar de durar cerca de 5 horas. 

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Mergulhe de cabeça na guerra moderna 

Um ponto muito positivo em qualquer jogo da série Call of Duty, é a imersão do jogador na campanha. A violência é constante, os cenários são bonitos e as animações muito bem feitas. Tudo isso prende a atenção do jogador de tal forma, que ele não consegue parar de jogar até ver o desfecho da sua missão atual. 

Outro ponto a favor da Infinity Ward foi a consistência da história de Modern Warfare 3, que se encaixa perfeitamente com a de seus antecessores, e o melhor, deixando o jogador com poucas (ou nenhuma) dúvidas sobre pequenos detalhes do enredo. O mais importante para os apreciadores da história, é que ela se conclui de maneira satisfatória para o jogador. 

 Mas para sermos justos o suficiente, a história de Modern Warfare 3 não é tão impactante quando a de seu antecessor, Modern Warfare 2, o que é até normal para trilogias. Em outras palavras, quem esperava sentir uma experiência semelhante ao da fase “No Russian”, irá se desapontar um pouco. A impressão que tivemos foi que Modern Warfare 3 não veio para chocar o jogador, mas para fechar com chave de ouro uma história que se estendeu por dois outros jogos. 

Assim que a campanha é concluída, o jogador tem a opção de jogar o modo Special Ops (ou logo de início, através do menu do jogo), onde é possível jogar sozinho ou com um parceiro online. Cada modo de jogo possui seu próprio sistema de ranking e bônus conquistados de acordo com a jogabilidade. O jogador pode habilitar até três categorias de missões, cada uma com objetivos, trajetos e inimigos bem diferenciados. A maior parte dos mapas de Special Ops foram retirados do modo campanha, mas as missões variam, como, por exemplo, desarmar explosivos de um submarino, ou coletar amostras de gás tóxico. 

Uma novidade foi inclusa no modo Special Ops: Mapas de “Survival”, onde os jogadores precisam enfrentar inúmeras ondas de inimigos. Esse modo se assemelha muito com o modo Zombies da versão Treyarch de Call of Duty, onde o jogador pode habilitar armas, equipamentos e perks conforme seu progresso. A variedade de mapas torna esse modo interessante e divertido. 

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

O Multiplayer

 Para os jogadores amantes do lado competitivo de Call of Duty, o modo multiplayer de Modern Warfare 3 se mostra bem decente, não diminuindo o nível de qualidade de seu antecessor. Claro que há uma questão muito relativa no que diz respeito a gostar do multiplayer de MW2, mas em resumo, é possível dizer que a Infinity Ward aproveitou as coisas boas do passado, e modificou o que não estava muito legal. 

Essa mudança com certeza deixará o jogo mais divertido e motivará os jogadores que não gostam de ficar na linha de frente dos combates. Podem ser equipados até três habilidades de Streak, e conforme o progresso no jogo, novas habilidades são liberadas. Falando especificamente dos Strike Packages, o jogador pode fazer “streaks” capturando bandeiras ou ajudando outro jogador a matar um inimigo – com fogo supressão, por exemplo – e ganhar streaks da mesma forma que os jogadores que se concentram apenas em matar os adversários. 

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

A maior mudança do modo multiplayer desse jogo é sem dúvida alguma o sistema de Killstreak, que teve um feedback muito alto da comunidade de Call of Duty. De acordo com as sugestões dos jogadores, os produtores do jogo criaram três conjuntos chamados de “Strike Packages”, que são direcionados para tipos diferentes de jogadores e estilos de jogo (Assault, Support e Specialist). Dessa forma, você pode evoluir bem mais rápido no modo multiplayer, não necessariamente matando tudo que aparecer em seu caminho, mas dando suporte ao seu time de uma forma eficiente, e sendo recompensado justamente por isso. 

Isso acaba com um problema existente em MW2, onde apenas os jogadores que mais matavam na partida tinham direito a usar as habilidades de streaks. Quem gosta de jogar o modo Domination, por exemplo, pode se concentrar em tomar o ponto inimigo e ainda assim receber prêmios por isso, coisa que não acontecia em MW2

Call of Duty: Modern Warfare 3  (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

Detalhando os Strike Packages 

Primeiramente falamos do Assault Package, que é voltado para os jogadores tradicionais que conseguem matar muitos inimigos sem morrer. Algumas das habilidades do pacote incluem Assault Drones ou o famoso Predator Missile, armamentos impiedosos que destroem ondas de iminigos. 

Em seguida, temos o Support Package, que mantém o número de streaks até mesmo após a morte do jogador, e permite o uso de acessórios como o UAV ou armamentos anti-aéreo. Jogadores iniciantes podem ajudar mais o time dessa maneira, independente de morrer muito nas partidas. 

Por fim, temos o Specialist Package, que foi feito para jogadores mais experientes, e conforme um jogador progride com os pontos de streak, habilidades adicionais são acionadas. Quando o jogador consegue matar 8 inimigos consecutivos, todos os perks do pacote são acionados ao mesmo tempo, e seu efeito dura até a hora que morrer. Confiram abaixo a lista completa de habilidades de cada pacote: 

Call of Duty: Modern Warfare 3  (Foto: Divulgação)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Assault Strike Package 

- 3 UAV
- 4 Care Package
- 5 I.M.S (Intelligent Munitions System)
- 5 Predator Missile
- 6 Sentry Gun
- 7 Precision Airstrike
- 7 Attack Helicopter
- 9 Strafe Run
- 9 Little Big Guard
- 9 Reaper
- 10 Assault Drone
- 12 AC130
- 12 Pave Low
- 15 Juggernaut
- 17 Osprey Gunner

Support Strike Package

(Pontos não são perdidos ao morrer)
- 4 UAV
- 5 Counter UAV
- 5 Ballistic Vests
- 5 Airdrop Trap
- 8 SAM Turret
- 10 Recon Drone
- 12 Advanced UAV
- 12 Remote Turret
- 14 Stealth Bomber
- 18 EMP
- 18 Juggernaut Recon
- 18 Escort Airdrop

Specialist Strike Package 

(1 Perk a cada 2 mortes. 8 mortes para ter todos os perks. Se morrer, todos os perks são perdidos)
- Recon Pro
- Slight of Hand Pro
- Blind Eye Pro
- Extreme Conditioning Pro
- Scavenger
- Quickdraw Pro
- Blast Shield Pro
- Hardline Pro
- Assassin Pro
- Marksman Pro
- Stalker Pro
- Sitrep Pro
- Steady Aim Pro
- Dead Silence

Os modos multiplayer se passam em dezesseis mapas diferentes, que assim como o modo campanha, foram muito bem desenhados e são balanceados para as partidas, mesclando campos abertos com corredores estreitos. Os modos de Modern Warfare 2 estão presentes, com a adição de dois novos: Team Defender e Kill Confirmed. O primeiro deles dá pontos para o time se o jogador conseguir pegar a bandeira e não ser abatido enquanto carregá-la. 

Já o modo Kill Confirmed é uma variação do tradicional Deathmatch, onde sua equipe não ganha o ponto da morte ao menos que consiga pegar a dog tag que seu oponente derruba ao ser atingido. O contrário também pode acontecer, onde o jogador morto volta ao lugar onde perdeu a vida anterior e recupera sua dog tag, evitando que o time inimigo ganhe o ponto. 

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

Adicione essas novidades com um sistema de oitenta níveis , que habilita armas e equipamentos para seu jogador, e teremos uma experiência agradável em seu modo multiplayer, com muito conteúdo a ser liberado, para os jogadores mais hardcore. 

Por falar em jogador hardcore, outro serviço novo em Modern Warfare 3 é o Call of Duty Elite, que é a rede social criada para quem gosta de organizar clãs, acompanhar o progresso de jogadores passo a passo, compartilhar vídeos e muitas coisas, inclusive através de dispositivos móveis. Deixaremos para comentar sobre o serviço Elite em outro artigo, pois existe muita coisa interessante a ser mostrada. Também é importante lembrar que esse serviço é completamente opcional, e é possível aproveitar toda a experiência de Modern Warfare 3 sem fazer parte dessa rede. 

Conclusão 

Call of Duty: Modern Warfare 3 não inova tanto quanto seu antecessor, mas consegue manter a diversão em alta mesmo assim. Não tem grandes revelações na história, apenas conclui algo sem deixar o jogador indignado por ter que esperar o próximo lançamento para saber o que vai acontecer. Ainda assim, é um excelente jogo que oferece aos fãs do gênero praticamente tudo o que eles querem. Claro, sempre haverá opiniões contrárias a respeito de qual dos jogos de tiro é melhor, mas ai já passamos para o gosto pessoal de cada um.
Independente de qual jogo de guerra moderna as pessoas preferirem, a experiência de se jogar Call of Duty: Modern Warfare 3 é algo que dificilmente será esquecida.

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Diversão
9
Som
10

Prós

  • - Campanha emocionante
  • - Jogabilidade fácil de se adaptar
  • - Grande imersão do jogador
  • - Multiplayer divertido
  • - Maior equilíbrio para os novatos

Contras

  • - Linearidade da campanha
  • - Enredo sem surpresas
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mattheus Brandao
    2011-11-09T23:57:16

    eu tive o privilegio de pegar esse jogo dia 7 e ainda o hardened edition LEGALMENTE, e vim jogando desde la. A campanha é boazinha, mas onde esse jogo realmente brilha (pelo menos pra mim) é no multiplayer. Hoje eu peguei um "killstreak " M.O.A.B., que parece uma Nuke do MW2, que inclusiva NAO esta nessa analise...estou no 2 prestige lvl 47. Pra mim esse jogo merece um 8,5/10

  • Marcelo Moraes
    2011-11-09T23:49:32

    Porque não fazem jogos de guerra, mas, com uma pessoa procurando a paz entre as nações, na procura de criarmos bons jogos de paz?

  • Thiago Oliveira
    2011-11-09T23:46:03

    Minha opnião, o COD 3 melhor que BF3 sem duvidas.

  • Augusto Lanzeloti
    2011-11-10T09:31:59

    Comprei ontem o jogo e achei DO CARAL... é bem mais rápido que o Black Ops... mais dinamico... mas está com um problema bizarro nos headsets... fica dando pau, cortando o audio e a voz de todo mundo está "enlatada"...

  • RICARDO CALMON
    2011-11-10T00:43:01

    Como sempre essas matérias são um belo cocô! kkk Joguei o game e só digo uma coisa, falta de fidelidade total a guerra! O ModernWarfare 2 é bem mais interessante! Apanhou de muito do BattleField 3!!!

  • André Paiva
    2011-11-10T00:22:27

    E quanto a autoria desse texto? Vocês jogaram mesmo ou só fizeram a tradução do review do Destructoid? Um pouco de respeito para com o leitor é essencial para garantir fiéis de leitura e fortalecimento da credibilidade, esperava um pouco mais de pessoas que são pagas para analisar e comentar tais jogos. Também acho válido a tradução, contanto que não ludibriem o leitor com falsas análises. Se vocês não fizeram um texto, o que custa citar a fonte? É anti-ético. Não estou aqui para defender site gringo, só acho que vocês deviam se preocupar um pouco mais em como e para quem dirigem a notícia.

  • José Soares
    2011-11-09T23:15:48

    O BF3 está otimo, sem duvida...MASSSS não a ponto de ser melhor que o COD3 sempre foi assim e sempre será #Fato!

  • henrrique guedes
    2011-11-09T23:09:46

    Miha opinião é que o jogo realmente parece muito legal e bem feito, sem dúvida nenhuma, mas o que me deixa triste é que apenas 5 horas de campanha isso me faz pensar que na briga pelo jogo melhor o divertimento por incrível que pareça fica em segundo plano. Afinal as empresas de games investem muito mais no multiplayer pois é de lá que tiram boa parte dos lucros e deixam o jogo pequeno no modo campanha. Histórias também foram feitas para nos divertir e não apenas multiplayers onde você fica querendo ser melhor do que os outros isso uma hora cansa. Uma boa dica seria o jogo Rage em campanha!

  • Caio Barros
    2011-11-09T22:57:43

    O comentario a baixo não mente , não que eu seja fã do BF eu so mais fã do COD mais o BF3 ta muito melhor que o mw3 em questão grafica e som o BF3 é muito melhor mais o mw3 tambem é muito bom , jogue os dois e você vai ficar satisfeito , tech tudo muito pucha saco

  • Victor Leahy
    2011-11-10T13:00:01

    Também tenho observado uma grande falta de critério nos reviews do TT... Tudo é 10, 9 ou 8, sem contar que a disparidade entre os reviews dos jogos é gritante. Enfim, achava válido rever esse ponto, até para evitar que os reviews do site caiam em descrédito.

  • Gilson Nascimento
    2011-11-10T12:22:15

    Acompanho a série desde o call of duty do começo da década passada e sempre achei o jogo fenomenal, você realmente se sente próximo de uma guerra. Porém, sou obrigado a discordar desse review. O gráfico não mudou em nada em relação ao anterior, a engine está atrasada, o som é feio (que diabos era aquilo tentando imitar eco nos tiroteios em ambiente fechado? Tenho HT no PC). BF dá uma surra em som, gráfico, mapas... CoD SÓ é melhor em relação a história do singleplayer, fora isso, pra mim, foi uma decepção. Esse review tá totalmente fora da realidade.

  • Fillip Candido
    2011-11-10T09:51:22

    Realmente uma pouca vergonha esse review! Feito por Fanboys de COD. Como pode analisar um jogo e TODAS suas opções em UM dia. Ou eles tiveram acesso legalmente antecipado, ou uma copia pirata, ou mesmo um review de outro site e adaptado pro TT. Isse review nao vai mudar em nada minha vida, mas tem que ter respeito com o leitor, favor TT faça um review desse review! Pq ta um desrespeito isso, da 10 pro grafico que pouca vergonha!

  • David Leal
    2011-11-10T09:17:13

    Eu me decepcionei muito com o SP do BF3, no começo estava sendo fantástico, a parte do caça então, espetacular, mas depois foi esfriando, parecia um MP com bot no easy, infelizmente acho que o CoD vai ser melhor nessa parte. Mas digo, se o gráfico e som do MW3 foi 10, do BF3 é 15. Como um engine de 2007 pode ser 10, se nem na época era 10? Tem parte que lembra The Sims. Sobre o som, a DICE caprichou e muito. Mas Techudo, vocês precisam analisar pelo conteúdo e não pelo fanatismo ou outra coisa. O MP cada um prefere o seu, nem adianta comentar.

  • David Leal
    2011-11-10T09:24:44

    Só pra concluir, fui re-olhar o "fatástico" review do Dead Island, lá o TT deu nota 8 para o gráfico dele. Sendo que o que impressiona no jogo e que foi muito comentado no mundo afora foi "simplesmente" isso, o belíssimo gráfico. Parece até que essa nota foi dada antes mesmo de analisar o jogo.

  • Rodrigo Pires
    2011-11-10T09:04:33

    Brothers! Esse jogo é muito fera, venho acompanhando ele des de seu primeiro episódio, e não vou deixar ele agora, o Battlefield 3 esta muito bom também então vou comprar os dois, pois o B3 esta muito divertido o multplayer podendo controlar todos aqueles tanques e aeronaves, os dois jogos estão muito bons, o que favorece a nós, é uma pena os valores dos jogos aqui no Brasil isso é o que impede muitos de nós a poderem desfrutar dos dois jogos.

  • ADILSON PRESUTO
    2011-11-10T08:28:30

    então, boa diversão para você com Battelfield 3 e boa diversão para mim com MW3. Essas coisas não se comparam, se curtem.

  • Luciano Abreu
    2011-11-10T08:10:30

    Quanto que a globo esta ganhando para falar bem do MW3?? o Jogo esta um lixo, Não inovou em nada. Acorda povo, a Infinity Ward foi desmantelada pela Activision depois da briga. CoD acabou! não passa de caça niqueis agora.

  • Eduardo Souza
    2011-11-10T07:52:44

    féra!

  • Leandro Saraiva
    2011-11-10T06:08:18

    Matéria totalmente surrealista, o jogo é umd os piores lançamentos da série COD nos últimos anos, pra ver que não falo por mim, é só ver a média de notas de jogadores que o jogo vem tendo...

  • Fillip Candido
    2011-11-09T22:13:02

    Impressionante como esse pessoal da tech tudo é puxa saco, mas o jogo mal foi lançado e já teve review. Vai me descuplar mas cade o review do bf3? O jogo ja foi lançado a semanas e nao vi UM review do jogo! E vcs dão nota 10 pro gráfico da mesma engine do mw2? VCcs estao de sacanagem! Eu sou fã de COD mas puxa saquismo nao! BF3 merece 10 pra mim esses graficos sao 7!

  • Hernani Barros
    2011-11-10T08:06:55

    Senhores, todas as opiniões são válidas. Mas a verdade é uma só, COD ainda é o melhor jogo em todos os aspectos, gráficos, som e jogabilidade, principalmente no modo multiplayer. BF vai ter q suar bastante entes de tentar competir com COD. Se vcs leram a matéria toda, acima, vcs viram q o sucesso esmagador de COD, incomoda bastante a concorrencia. E eu não sei onde está a qualidade nos gráficos do BF3, pois no meu PS3, vc mal consegue distinguir os borrões do mapa com os fantasmas dos jogadores, jogabilidade fraca, muitos erros de física, engine pesada, multiplayer sem graça. kbô os caracter

  • Frederico Oliveira
    2011-11-10T07:58:51

    Quero ve o Globo analizar a imposto absurdo que deixa o preço do jogo exorbitante e que no final das contas só serve para pagar o colegio novo na Suiça do filinho de algum deputado da vida.

  • Ricardo Dantas
    2011-11-10T07:56:10

    O modo "Survival" não é novidade na série de MW ela já existia no MW2, tanto quanto o modo cooperativo no Special Ops. Então o MW3 nunca vai superar a série Battelfield, que inova a cada lançamento, só quem têm os jogos BAD Company, Battelfield 2 e agora o 3 pode falar isto! O resto não tá com nada, jogo não é só melhorar gráficos e fora os fracasso da série Black OPS, modo Zumbi!!!! O negócio é guerra real !!! Salve o Battelfield 3!!!

  • Carlos Vasconcelos
    2011-11-10T01:38:04

    não dá para comparar os dois, principalmente no multiplayer. O que sempre diferenciou o Battlefield foi você ter a capacidade de usar todos os transportes possíveis além da briga corpo a corpo, o Call of Duty só tem corpo a corpo. Então não sei porque tanta comparação, mas por causa dessa diferença, sempre preferi o Battlefield, você está sempre variando a forma de jogar e atacar...

  • André Paiva
    2011-11-10T01:08:11

    Não é é uma questão dele ser copiado ou não, Marcelo. O que eu to falando é que o review é uma TRADUÇÃO da análise feita pelo site Destructoid. Procure se informar mais um pouco porque cabe a eles notarem se é uma crítica construtiva ou não. ;)