Câmera

NOTA tt
8.0

Review Camcorder Cisco Flip UltraHD

Para quem busca não só o inusitado, mas também uma qualidade superior de imagem, as minicâmeras filmadoras HD com entrada USB e HDMI são uma opção interessante. E entre estas câmeras, uma delas se destaca: a Camcorder Cisco Flip UltraHD.

Paula Haefeli
por
em

Atualmente, se uma câmera na mão e uma ideia na cabeça não trazem fama e fortuna para qualquer um que segue essa máxima, ao menos pode levar à notoriedade momentânea quem estiver no lugar certo e na hora certa. Quanto mais inusitada e curiosa for a cena filmada, mais sucesso terá nas redes sociais e no YouTube.

Mas essa busca incessante pelo melhor take necessita de um elemento importantíssimo: a câmera filmadora. A maioria das pessoas não hesitaria em sacar a câmera do celular e começaria a filmar. No entanto, uma pequena parte delas teria como resultado uma filmagem ao menos mediana, caso o celular não seja tão potente neste quesito. Por isso, para quem busca não só o inusitado, mas também uma qualidade superior de imagem, as minicâmeras filmadoras HD com entrada USB e HDMI são uma opção interessante. E entre estas câmeras, uma delas se destaca: a Camcorder Cisco Flip UltraHD.

Cisco FullHD (Foto: Divulgação)Cisco FullHD (Foto: Divulgação)

Simplicidade no manuseio

Apesar da fabricante Cisco, no ínicio do ano, decretar a aposentadoria de sua linha de camcorders, a Flip UltraHD ainda deve ser considerada uma boa opção para quem busca qualidade de filmagem sensivelmente superior à das câmeras embutidas nos smartphones, sem perder a facilidade de uso e de transporte.

Pesando apenas 127 gramas e com uma tela de 2" (a resolução é baixa, de 320x240 pixels, então procure não se basear no preview para verificar a qualidade da sua filmagem, que é feita em 1280 x 720 pixels), a filmadora é bem diminuta e possui apenas o essencial para qualquer pessoa sair filmando. O grande botão vermelho ao centro já indica que basta apertá-lo para começar a gravar, e outros dois botões destacados são de Play e de excluir vídeos, além de botões direcionais de navegação. Não há quase nenhum ajuste a ser feito antes de começar a se aventurar atrás da câmera.

Direto ao ponto

Por ser assim tão simples de manusear, a câmera não possui nenhum grande elemento de aprimoramento de imagens presente em filmadoras semiprofissionais. Zoom ótico, autofoco ou função macro? Esqueça. O máximo de melhoria em relação às outras câmeras é o estabilizador digital de imagens, que funciona bem, além do frame rate de 50 frames por segundo, que permite filmar em uma qualidade bastante superior a outras câmeras da categoria. Também não é possível tirar fotos com a câmera. O camcorder é para filmar, e só para isso.

Cisco Flip Ultra HD (Foto: Divulgação)Cisco Flip Ultra HD (Foto: Divulgação)

Um outro elemento que pode frustrar os mais ávidos por capturar tudo o que veem pela frente é a capacidade de armazenamento. Com uma memória flash de 8Gb, o Cisco Flip UltraHD não possui entrada para cartão de memória adicional, permitindo no máximo duas horas de gravação. A falta deste item fundamental causa uma verdadeira escolha de Sofia: filmar mais tempo com menor qualidade ou filmar muito menos tempo em qualidade HD? Com certeza não é uma decisão agradável de se tomar.

Um ponto positivo de tanta simplicidade, no entanto, é a igual facilidade em fazer upload de seus vídeos para a web. A camcorder vem com o software FlipShare, que pode adicionar elementos adicionais à filmagem e guia inteligentemente o usuário a transferir suas gravações para o computador. Somando-se a isso, um providencial conector USB retrátil e uma entrada HDMI permitem a visualização e transferência das filmagens com muita facilidade.

Vale a pena?

Possuir câmeras de bolso que não fazem literalmente nada a não ser filmagens propriamente ditas pode soar como desperdício de dinheiro e espaço. Afinal, já existem smartphones que filmam em HD, fotografam em alta resolução e praticamente já fazem até nosso café. De qualquer forma, se você gosta de possuir um gadget para cada função e busca um produto que vá direto ao ponto, não deixe de conferir o Cisco Flip UltraHD.

Ficha técnica

Tela 2 polegadas
Resolução da filmagem 1280x720 (HD)
Lente Foco fixo (1.5m em diante); f/2.4
Zoom digital 2x
Dimensões 4,25 x 2,19 x 1,17 polegadas
Bateria AA recarregáveis via USB (1.2 Volt NiMH)
Armazenamento 8Gb de memória interna / não expansível

Nota TechTudo

NOTA tt
8.0
Funcionalidades
7
Custo-benefício
7

Prós

  • * Filmagem em HD.
  • * Facilidade de transferência de vídeos.
  • * Design simples.
  • * Conectores USB e HDMI inclusos.

Contras

  • * Memória flash de 8Gb, sem possibilidade de expansão.
  • * Poucas funções para aprimorar as filmagens.
  • * Não tira fotos.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares